Fatos incríveis sobre as pérolas

Então aqui estou eu novamente em busca de algum assunto curioso o suficiente para trazer um pouco de bizarrice para o seu dia. Eu pensei em escrever sobre inúmeras coisas, mas enquanto pensava acabei olhando para uma imagem da Lisa Simpson aqui no meu Hd e notei o seu indefectível colazinho de pérolas.

Fatos incríveis sobre as pérolas

Pérolas. Tá aí um assunto deveras interessante. Você sabia que uma pérola é na verdade um tipo de corpo estranho que invade uma ostra e que é recoberto com uma camada de carbonato de cálcio pelo molusco  para tentar isolar o “invasor”?

Fatos incríveis sobre as pérolas

Pois é. A ostra recobre a pedra ou grão de areia com esta camada que dá o aspecto brilhante ao material. Assim, ele passa a ter valor de uma gema e é altamente apreciado como uma jóia.
Nem todas as ostras podem criar pérolas. As ostras perlíferas vêm de uma família diferente, as Pteriidae. As pérolas cultivadas e pérolas naturais são obtidas dessas ostras, apesar de alguns outros moluscos, por exemplo mexilhão, também produzirem pérolas de valor comercial.

Segundo a Wikipedia, as pérolas de melhor qualidade no mundo encontram-se no Golfo Pérsico (pérola do oriente). Existe também extração na Índia e Sri Lanka, na Austrália e na América Central. As pérolas cultivadas são produzidas em larga escala no Japão.

O aspecto interessante da pérola é que ela não requer lapidação nem polimento. Em 3500 anos antes de Cristo, no Oriente Médio, a pérola já era valorizada como um elemento e símbolo da pureza e charme feminino.  A pérola está presente também na tradição Japonesa, onde eram usadas para confortar o coração e acreditava-se que a pérola tinha poderes sobrenaturais e medicinais, como ser capaz de interromper os efeitos de um envenenamento.   Mas muito antes disso, ela já era amplamente utilizada no sul da Índia, porque as tribos antigas que viviam da pesca  utilizam as pérolas e se alimentavam das ostras.

Talvez por isso as pérolas apareçam no livro sagrado da Índia, que faz referência a elas em lendas como a do deus hindu Krishna, que teria sido o primeiro a descobrir as pérolas, que usou para presentear sua filha Pandaia no dia do seu casamento. Talvez nenhum povo tenha valorizado mais as pérolas do que os Egípcios e os romanos, que valorizavam pérolas mais que quaisquer outras gemas. Exemplo disso é que quando Cleópatra precisou convencer Roma de que o Egito era próspero acima de qualquer outra nação do período, Cleópatra apostou com Marco Antônio que poderia dar o jantar mais caro da história.

Quando chegou o momento do jantar, apareceu apenas um prato, vazio. Na mesa estava um jarro de vinho. Cleópatra pegou uma enorme pérola, esmagou-a e dissolveu no líquido. Finalmente, tomou a bebida.

Marco Antônio admitiu na mesma hora que Cleópatra havia ganho.

Tamanha era a cobiça pelas pérolas que os registros históricos mostram que no apogeu do império Romano, o general Vitellius financiou UM EXÉRCITO INTEIRO vendendo apenas UM dos brincos de pérola de sua mãe.

Nada mal para uma coisinha que começa com um minúsculo grão de areia. Como eu disse acima, o grão de areia vai parar -seja por vias naturais ou artificiais – dentro da ostra e isso começa a irritá-la. A ostra usa como defesa recobrir o grão de areia com uma substância chamada nácar que se deposita ao redor do grão. As camadas de nácar vão sendo depositadas sobre o grão, deixando-o liso e compacto. Após anos e anos deste processo, já não há mais uma pedra dentro da concha, e sim uma pérola.

A maior pérola do mundo não é nada bonita. Mas é inegável que uma pérola com um tamanho tão grande venha a valer muito. É por isso que esta pérola, chamada Pérola de Allah foi comprada pela quantia de 60 milhões de dólares para ser presenteada a ninguém menos que Saddam Hissein como uma demonstração de simpatia da Al-Quaeda e o governo do Iraque. Olha o tamanho do bagulho:

Fatos incríveis sobre as pérolas

Esta pérola detém o recorde de maior gema natural do mundo e foi encontrada no interior de uma ostra gigante na costa de Palawan nas Filipinas em 7 de maio de 1934. De acordo com o Guiness que a registra como a maior gema natural do planeta, tendo o Instituto de gemas de São Francisco avaliado esta pérola em 40 milhões de dólares.

Ela pesa 6,4kg e mede 23,8cm

Fatos incríveis sobre as pérolas

A pérola foi usada como garantia numa negociação milionária com um banco árabe e desde então ficou em posse do banco. Quando o banco abriu um seleto canal de comunicações com eventuais interessados em adquirir a gema, ninguém menos que Osama Bin Laden deu um lance por ela! A oferta foi feita em 1999 através do representante iraniano Latif Faed, que disse ter conexões diretas com Bin Laden que se dispunham a pagar 12 milhões de dolares como adiantamento dos 60 milhões pela posse da pérola.

Peguntado sobre o presente de Osama Bion Laden, Saddam Hussein se disse aberto a receber o presente em prol da união das culturas árabes.

fonte

As pérolas nem sempre são brancas. Existem pérolas coloridas, sendo que as mais famosas são as chamadas pérolas negras do Taiti.

Fatos incríveis sobre as pérolas

Essas pérolas tem um tom cinza que varia do claro ao quase preto. A água morna e o tamanho grande da ostra do Taiti produzem perolas muito bonitas e com bastante nácar, gerando obras primas da natureza que valem muito dinheiro.

Embora pérolas naturais formadas ao acaso ainda sejam comuns, o mercado de jóias se modernizou e profissionalizou a tal ponto que mais de 90% das pérolas encontradas no mercado hoje são cultivadas artificialmente.

Fatos incríveis sobre as pérolas

O inventor da técnica foi Kokichi Mikimoto, no início do século XX. Muitas pessoas tem a idéia errônea de que pérolas cultivadas são falsas. Na verdade as pérolas cultivadas são pérolas normais que recebem a ajuda do homem para se formar. Neste processo, um grão de areia é introduzido manualmente na ostra e fica lá por alguns anos até que a ostra seja aberta para retirar a pérola.

Além disso, existem dois tipos distintos de pérolas. As pérolas de água salgada e as pérolas de água doce.

As pérolas de água salgada são produzidas pelo molusco japonês Akoya e podem medir de 2mm a 10mm de tamanho. Elas são encontradas numa enorme variedade de formas e cores, sendo as mais comuns o branco, o rosado, o dourado e o cinza-azulado.

Já as pérolas de água doce são achadas em moluscos lacustres com tecido de manto suave, o que explica suas formas irregulares. As pérolas mabé  são essencialmente pérolas “bolhas” que crescem agarradas ao interior das conchas dos moluscos. Elas são produzidas no Japão, China e Estados Unidos. Entre esses tipos de pérolas, as de cores brancas são as mais comuns, seguidas de rosas, azuladas, salmão e até esverdeadas.

Fatos incríveis sobre as pérolas

Embora ostras grandes produzam pérolas maiores e com grande valor, as micro pérolas também são altamente empregadas na joalheria e em coleções.

As menores pérolas do mundo são produzidas pelas Pinctada fucata martensi, também chamadas Akoya. Moluscos naturais das costas do Japão e da China, as ostras akoya são conhecidas por gerarem ostras entre 2 e 8 milímetros. Mais ou menos isso aqui:

Fatos incríveis sobre as pérolas

(em tamanho natural dependendo da sua resolução)

As pérolas akoya tendem a ter mais brilho e consistência que as ostras normais. Além disso, elas costumam ser perfeitamente esféricas. Ocorre que a esfericidade e simetria é um dos fatores mais importantes para a determinação de valor de uma pérola.

Um tipo de pérola incomum e bastante cara é a pérola Abalone. Elas são consideradas por especialistas como as mais bonitas do mundo e também as mais raras. As pérolas Abalone provém de um molusco gastrópode chamado Haliotis.

Fatos incríveis sobre as pérolas

Essas pérolas resultam em mix de cores oscilando entre o verde, o azul, o rosa, laranja e prata.  As pérolas abalone são raras mas eventualmente simétricas. Sua forma mais comum é a de um chifre.Isso acontece devido a anatomia do molusco. Pra se ter idéia da raridade deste treco, uma pérola abalone simétrica é 1 em  cada 100.000 ocorrências.

Fatos incríveis sobre as pérolas

Essas pérolas valem tanto pelo simples motivo de que são dificílimas de produzir artificialmente. O molusco que produz a pérola é hemofílico. Isso significa que praticamente toda tentativa de fazer uma pérola abalone artificial resulta num molusco que vai sangrar até a morte. Este fator produziu um processo de cultivo de perolas bem mais cauteloso e metódico. Qualquer erro mata o animal.  Isso se reflete no alto valor das gemas.

Outra pérola que tem uma aparência bastante distinta é a pérola de Cortez. Elas são oriundas do Golfo da Califórnia e seu nome deriva do explorador de 1533 Hernán Cortez, que foi o primeiro a explorar a área em busca do “mar de pérolas”.

As pérolas de Cortez se originam de dois moluscos da costa do Pacífico:  “Panamic Black-Lipped Oyster ” ou “Madreperla”, (Pinctada mazatlanica) e o “Rainbow-Lipped Oyster ” ou “Concha Nácar”, (Pteria sterna) ambos são capazes de produzir perolas de rara beleza. Veja os dois tipos de pérolas de Cortez:

Fatos incríveis sobre as pérolas

Fatos incríveis sobre as pérolas

Como se avalia uma pérola?

As pérolas são selecionadas seguindo uma classificação oficial aplicada em todo o mundo, que leva em consideração sua forma, seu tamanho e também o número e a disposição das imperfeições de superfície. Aplicam-se igualmente critérios mais sutis como o brilho e a luminosidade.

As pérolas são compostas de nácar, que por sua vez contém principalmente carbonato de cálcio (na forma de aragonita) e uma substância orgânica córnea (a conchiolina), que atua como cimentadora dos microcristais que se depositam concentricamente. A conchiolina é uma substância orgânica, estando sujeita a modificações, sobretudo no caso de dissecação. Isto pode conduzir a um “envelhecimento” e limitar assim sua vida, vão se tornando opacas, aparecem rachaduras e vão perdendo a casca. Não é possível garantir a vida de uma pérola por um tempo determinado, mas especialistas estimam que uma pérola dura em média de 100 a 150 anos. Ela leva de 8 a 12 anos dentro da concha até estar completa. Algumas pérolas levam até 20 anos para se formar numa ostra.  Graças a investimentos em tecnologia, a produção em cativeiro de certas espécies produzem pérolas em menos tempo, cerca de 5 anos.

Como conservar e cuidar das pérolas e jóias de pérolas?

  • Trate suas pérolas com cuidado pois são muito sensíveis, possuindo dureza de apenas 2,66 na escala Mohs, portanto, arranham-se muito facilmente.
  • Procure analisar sua transpiração, pois se contiver um teor ácido superior ao normal, isto poderá acentuar o desgaste provocando uma redução do tamanho de suas pérolas em até 50% dentro de um período de menos de 2 anos de uso.
  • Qualquer produto químico (álcool, detergente, cloro, amoníaco, etc.) ou cosméticos (perfumes, cremes, batons, sprays, etc.) podem ser fatais às pérolas.
  • Não exponha ao calor excessivo, as pérolas são calcárias e o calor pode destruí-las.
  • Nunca guarde suas pérolas descuidadamente dentro de um estojo em que estejam outras peças de joalheria. A pérola merece um cuidado maior e cada peça de joalheria merece ser guardada em caixas individuais quando não estejam em uso.
  • Não utiliza escovas nem polímeros de polimento nas pérolas
  • Pérolas são extremnamente sensíveis a produtos com base em amônia.

Related Post

27 comentários em “Fatos incríveis sobre as pérolas”

  1. Eu achei a maior pérola mais parecida com massa de pão, quando tá sendo batida e talz. xDDDD

    Cara, mto legal o post. Podia fazer uma campanha: Mundo Gump também é cultura.
    xD

  2. Dica de tema para vc:
    Dragsters Top Fuel
    Motores de 7 litros usados em carros de arrancada que geram até 8.300cv de potência! Dê uma olhada, são assombrosos os dados a respeito deste veículo.

  3. O que um homem quer dize? O que ele expressa quando da de presente a uma mulher um colar de perolas? Perolas naturais, mas nao pelo valor das perolas gostaria saber o que ha no pensamento dele para ter esta atitude. O que significa um homem presentear perolas a uma mulher?

    • Boa questão. Há certamente uma razão para tal. MAs estudar esta razão seria algo mais factível de um professor de antropologia. Eu só posso fazer uma analogia com o ato de presentear. Os primatas presenteiam-se mutuamente desde sempre. Os presentes estão em praticamente todas as espécies de primatas e deve vir daí a utilização de presentes para obter apreço, algo essencial na estruturação de uma sociedade.

  4. eu vir a enquete falando sobre perolas e lembrei, eu encontrei duas perola quando estava comendo sururu eu pensei que só daria em ostra. vc pode me espricar se ela pode ter valor de venda. mande resposta p/ o meu email

  5. :ohhyeahh: :ohhyeahh: :lol2: :love: :worry: :wow:
    voces sabiam que as pérolas akoya tendem a ter mais brilho e consistência que as ostras normais. Além disso, elas costumam ser perfeitamente esféricas. Ocorre que a esfericidade e simetria é um dos fatores mais importantes para a determinação de valor de uma pérola

    Leia mais: http://www.mundogump.com.br/fatos-incriveis-sobre-as-perolas/#ixzz0sLF5uyvp
    Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial

  6. Estou estudando sobre a nova jerusalém (Apocalipse 21.2)
    E o texto afirma que a nj tem 12 portas cada porta É FEITA DE UMA UNICA PEROLA
    Fiquei curioso em saber + e encontrei o seu blog
    Uma perola de 6.4 kg pelo valor de 60 milhões (USD)
    Imagine a cidade santa tem: 2.222 Km quadrados,e o muro de 70 metros de altura aproximadamente.
    12 portas cada porta feita de uma unica perola
    Por isso Jesus disse: o reino de Deus é tomado por violência, e somente os violentos se apoderam dele.
    Vale a pena violentar a nossa vontade para chegarmos a nova jerusalém, onde o arquiteto é O Sr. Jesus e tudo é exclusivo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares