• wesley

    não li o texto ainda, mas sempre achei estranho o jeito que elas caíram, o avião bateu em cima mas a estrutura de baixo que ruiu…

  • Marcus Calil

    Sempre achei essa história mal contada…mas não sabia especificamente desse negócio dos judeus e desse 1,5 trilhão de dólares que sumiram..tem mais detalhes sobre isso?

    • Philipe3d

      Tem muitos documentários que tratam dos misterios envolvendo este dia.

  • Juliana Vetromille

    Isso sem mencionar o “avião” que atingiu o Pentágono! rsrsr

    • Wagner W

      kkkkk pois é! Mais louco é tentar responder a seguinte pergunta: o que havia sido guardado nas salas que foram destruídas?

  • jonscravit

    o predio do lado das torres cairem sem ter sido atingido…
    Para mim o governo sabia que haveria um ataque de uns malucos e aproveitou para transformar num ato horrivel de guerra e assim ter uma desculpa para uma guerra(armas de destruição em massa no iraque? sendo que terroristas eram de outros lugares)
    Nos EUA quando tem guerra, a economia melhora
    O povo apoia o presidente em tudo
    Empresas lucram muito
    O presidente na guerra atual entra sempre para a historia
    como se ve só ha vantagens.. eu acho que foi ataque terrorista turbinado pelo proprio governo

    • Philipe3d

      Penso que essa é uma hipótese viável. Não apenas viável,mas parte dela é reconhecida formalmente. O FBI sabia que ia rolar um atentado e INFORMOU isso à CASA BRANCA. Isso está registrado.

    • Hermínio Neto

      A economia não melhorou pra eles, ao contrário, PIOROU IMENSAMENTE.

  • Diego

    Mas e em relação aos terroristas? Ivan Sant’ana escreveu um livro sobre o atentado. Em que detalha cada passo da elaboração à execução do plano.

  • Alarico Caiser Soze

    Eu não sabia muito da história, o post ajudou a esclarecer e andei vendo uns documentários… tem umas inconsistências primárias mesmo, por exemplo, as caixas pretas dos aviões foram totalmente destruídas, AS CAIXAS PRETAS! Por outro lado, encontraram inteiro o passaporte de um dos terroristas, que sorte, hein? Kkk. Bombeiros, policiais e pessoas fugindo dos prédios todos falam em explosões, tem vários vídeos com barulho de explosões, mas que explosões? Os aviões já tinham batido faz tempo e se ouvia explosão toda hora?

  • Pedro Paulo Salles

    Ridículo, artigo sensacionalista e pseudocientífico. Lixo… sem mencionar o desrespeito para com as vítimas. Isso não deveria ser divulgado em qualquer site minimamente decente.

    • Thiago chipset Andrey Ferreira

      Desrespeito a vítimas? As pessoas estão mortas!
      A verdade continuar escondida é desrespeito aos que continuam vivos.

    • Ariel Felipe

      Teve uma ótima oportunidade de contribuir com um bom comentário (mesmo que fosse uma critica), mas não, preferiu vir aqui vomitar. Parabéns;

    • Rafael Carvalho

      Seus argumentos são de uma profundidade intetelectual que fica impossível ser contra. Parabéns! Adorei como você rebateu cada ponto com calma, fatos e principalmente visão. Você beira um profeta de tanta sapiência!

      • Philipe3d

        Algo me diz que fui zoado.

        • Rafael Carvalho

          Foi uma resposta pro iluminado @pedropaulosalles:disqus 🙂

  • Wagner W

    Grande Philipe!

    Cara, na história mais mal contada de todas tem um outro aspecto que nunca engoli: essa conversa dos sequestradores terem aprendido a voar em aeroclube e em Flight Simulator. Pô, cara, eu tenho brevê de piloto privado e te garanto que a diferença entre pilotar uma aeronave leve e um Boeing 767 (uma aeronave intercontinental) é muito maior que a entre um carrinho de rolimã e uma carreta bitrem. Tudo muda, inércia (a física é cruel, pensa na inercia que um corpo com massa de centenas de toneladas a quase 1000km/h tem…), reação a comandos, uso de piloto automatico… etc. Não é a toa que para pilotar um Boeing desses o cara tem que ter muitas centenas de horas de voo: É DIFICIL DE VERDADE NIVEL JEDI! E tem mais, se o Microsoft FS fosse tão maravilhoso assim, empresas de aviação não investiriam milhões de dólares em simuladores complexos de voo e cabine. Sempre tive comigo que, se houve alguém a pilotar essas aeronaves, eram profissionais com ampla experiência em aviões de alta performance (chutaria fácil que seriam pilotos militares de caça – sauditas talvez?). Pilotinho de aeroclube não dá conta de fazer o que foi feito. Abraço!

    • Manuel Souza

      Eu acredito que aqueles terroristas foram plantados lá dentro daqueles aviões. CIA e inteligência do Paquistão envolvidos. Nenhum terrorista tomou o controle dos manches dos aviões. Eles foram direcionados de forma remota para os alvos. Eles sequestraram os aviões e possivelmente nem sabiam que eram sua última viagem. A CIA plantou várias evidências como carros usados pelos terroristas, passaportes, malas para o FBI achar depois.

  • Thiago chipset Andrey Ferreira

    Nesse dia emblemático, sem duvidas, aconteceu uma das ações mais filhasdaputastica que o ser humano pode executar por dinheiro e poder. No dia 12 eu já tava me questionando que porra foi aquela, e os fatos que se apresentaram nos anos seguintes só me fizeram confirmar que 11/09 foi uma jogada estratégica tão foda que mesmo sendo mal executada foi bem executada.
    Agora as chances da verdade verdadeira vir a tona, são as mesmas chances de um avião causar uma “demolição” numa torre semelhante ao WTC, sem explosivos térmicos plantados com antecedência.

  • Marlon

    Também tenho minhas dúvidas quanto a veracidade de todos os fatos acontecidos neste dia. Mas tem outra coisa que me deixa bastante encucado também: Supondo que isso foi arquitetado pelo governo Bush, porque decidiram implodir os prédios de modo que os três caíssem retinhos? Porque não estudar a estrutura e implodir isso de um jeito que caísse todo desajeito, danificando outros prédios em volta também?

    Acho que um ponto interessante de se perguntar pro pessoal de engenharia é se é realmente possível que um prédio com estrutura em aço caia do jeito que caiu SEM INTERVENÇÃO ALGUMA. Todo mundo sabe que derrubar um prédio dessa maneira em uma implosão controlada é claramente possível. Mas e sem nenhuma intervenção?

  • Ironcable

    Tem um vídeo do canal Assombrado que explica bem certinho por que elas caíram daquele jeito ,que to com preguiça agora de explicar hahaa mas assistindo você vê que faz sentido. Também deixei de acreditar nessa história do 11 de setembro ser uma conspiração reptiliana, iluminatti, maçônica muittttttooooo tempo atrás hehe. Como dizia Tom Clancy: A ficção precisa fazer sentido , a realidade não.

    Aqui o link pra matéria gigante do Matheus hehe
    http://www.assombrado.com.br/2015/09/11-de-setembro-de-2001.html

    • Alarico Caiser Soze

      Acabei de ler lá e é apenas mais uma teoria, que não foi provada justamente porque os escombros foram “exportados” para a China e os que ficaram não puderam ser examinados, pois não houve autorização para isso, porque será né? A matéria e o tal especialista desconsideram totalmente a queda do terceiro edifício, de 47 andares, aonde não teve choque de aviões, nem alumínio, nem incêndios, eles devem achar que esse aí caiu por “solidariedade” aos outros dois.

  • Caco Maia

    Há um ex-piloto da CIA dizendo que os aviões eram hologramas.

    • Philipe3d

      Estratégias de desinformação, para deixar as pessoas que desconfiam com vergonha de parecerem retardadas. A Cia fez muito isso com a ufologia tb.

  • Hermínio Neto

    Qual o total de trabalhadores israelenses do WTC? Quais são os “muitos engenheiros e centistas” que aqueles dois citam como concordantes com eles? Quantos desses prédios que tiveram colapso parcial por incêndio foram atingidos por aviões?

    • O Alienista

      São simplesmente mais de 2.500 arquitetos e engenheiros que buscam a verdade do 9/11, e não um leitor ridículo que acha que sabe alguma coisa a respeito.
      Vc é engenheiro ou arquiteto?
      Se não é e mesmo se for, cala a tua boca antes de vomitar qualquer asneira.
      Se a sua ignorância não permite saber, o próprio WTC já tinha sido atingido por um avião no passado.
      Informe-se melhor antes de questionar essas baboseiras.

      • Hermínio Neto

        Precisa ser engenheiro pra fazer uma simples pergunta, seu imbecil ridículo?

  • Flavor Flav

    O texto realmente é interessante. Essa história das vítimas israelenses e a data do seguro contra terrorismo colocam uma pulga atrás da orelha mesmo. Seria impressionante se tudo isso for verdade.

    O resumo do estudo da Europhysics foca muito no aspecto da segurança dos edifícios em situação de incêndio. Além do sistema de pulverizadores (sprinklers) citado na matéria, todo edifício de múltiplos andares com estrutura metálica aparente recebe um tratamento chamado de pintura intumescente (esse tipo de proteção chama-se “proteção passiva contra incêndio”). Essa pintura especial se expande em contato com o fogo, formando uma espuma semi-rígida de espessura tal que possa ficar em contato com o fogo no lugar da estrutura metálica, e que suporta o tempo necessário para a uma possível evacuação do prédio e os sistemas de combate entrem em ação (sprinklers, hidrantes, bombeiros ou etc.). Num edifício desse porte, acredito que as vigas estariam protegidas com isso, pois os pilares nesse caso são encapsulados com concreto.

    Nenhuma estrutura é projetada para não ruir em hipótese alguma em caso de incêndio. As proteções passivas e ativas servem para proteger o patrimônio até uma certa intensidade de incêndio, e em caso de um sinistro incontrolável (o que se enquadra neste caso), permitir o máximo de tempo possível para que haja um mínimo de segurança para a evacuação das pessoas.

    Portanto, não acredito que o incêndio da colisão sozinho possa ter causado a ruína total do WTC. Mas o impacto dos aviões com certeza sim.

    Digo isso porque (e isso é apenas uma hipótese do que possa ter acontecido) a colisão dos aviões causaram uma ruína parcial do prédio no primeiro momento. Essa ruína parcial levou o prédio à ruína total, por um processo chamado colapso sucessivo.

    O colapso sucessivo consiste na ruína de uma laje sobre a outra, onde a força do impacto das mesmas com as cargas somadas formam um processo em cadeia. Os detritos voando longe seriam resultado do deslocamento de ar interno do WTC.

    As normas de projeto de estruturas contemplam a previsão da ruína por colapso sucessivo. Porém devemos lembrar que o WTC foi projetado na década de 60, onde um edifício desse porte com certeza era algo arrojado para a época (ainda hoje é).

    Portanto, apesar de a matéria afirmar que engenheiros civis não trabalham com achismos (e isso é verdade), esses profissionais são obrigados a lidar com o imponderável sempre. Não existe a possibilidade de se construir um prédio e testá-lo contra todo tipo de revezes, como se faz com um novo modelo de automóvel. Toda obra de engenharia civil é um protótipo que servirá para uso definitivo. Portanto, justiça seja feita: por mais zelosos que os engenheiros responsáveis pela estrutura do prédio fossem, eles não conseguiriam prever com exatidão todos os efeitos provenientes da colisão de uma aeronave sobre uma estrutura desse porte. Como disse acima, é um projeto da década de 60.

    Pra quem entende um pouco de engenharia civil, a ruína do WTC não surpreende…

    • O Alienista

      Já que vc entende de engenharia civil, pq não explica o desabamento da torre 7?

      • Flavor Flav

        A ruína do WTC7 é estranha mesmo, concordo…

    • O Alienista

      1. Os autores da pesquisa publicada na revista Europhysics são:

      – Steven Jones, professor de Física da Universidade Brigham Young, e cujas principais pesquisas se baseiam na área da fusão, energia solar e arqueometria.

      – Robert Koror, professor emérito da Universidade de McMaster, Ontário, Canadá, membro da Sociedade Canadense de Engenharia Civil e membro do Instituto de Engenharia do Canadá, e cujas principais pesquisas se baseiam na área de mecânica estrutural e estruturas em aço.

      – Com participações de Anthony Szamboti, engenheiro em design mecânico com mais de 25 anos de experiência na área de design estrutural e nas indústrias de comunicação e aeroespacial.

      Red Walter, gerente de estratégia e desenvolvimento para a Arquitetos & Engenheiros pela Verdade do 9/11 (AE911Truth), organização que representa mais de 2.500 arquitetos e engenheiros que não aceita a mentira da versão oficial e busca a verdade do 9/11.

      2- Como se pode ver não é um simples estudante de engenharia que publica isso e se acha o sabichão.

      3- A teoria do colapso sucessivo (ou teoria das panquecas) já foi derrubada pelo próprio N.I.S.T e não é mais aceita como a causa do desabamento das torres do W.T.C. (informe-se melhor antes de dar uma opinião, principalmente qdo recheado de argumentos já refutados)

      4- Já que vc aceita a queda das Torres Gêmeas pelo impacto do 757-200 e não pelo incêndio provocado, e diz que entende de engenharia civil, pq não explica o desabamento do W.T.C. 7, já que este não sofreu nenhum grande incêndio e não sofreu o impacto de nenhum avião?

    • O Alienista

      1. Os autores da pesquisa publicada na revista Europhysics são:

      – Steven Jones, professor catedrático de Física da Universidade Brigham Young, e cujas principais pesquisas se baseiam na área da fusão, energia solar e arqueometria.

      – Robert Korol, professor emérito da Universidade de McMaster, Ontário, Canadá, membro da Sociedade Canadense de Engenharia Civil e membro do Instituto de Engenharia do Canadá, e cujas principais pesquisas se baseiam na área de mecânica estrutural e estruturas em aço.

      – Com participações de Anthony Szamboti, engenheiro em design mecânico com mais de 25 anos de experiência na área de design estrutural e nas indústrias de comunicação e aeroespacial.

      – Red Walter, gerente de estratégia e desenvolvimento para a Arquitetos & Engenheiros pela Verdade do 9/11 (AE911Truth), organização que representa mais de 2.500 arquitetos e engenheiros que não aceita a mentira da versão oficial e busca a verdade do 9/11.

      2- Como se pode ver não é um simples estudante de engenharia que publica isso e se acha o sabichão.

      3- A teoria do colapso sucessivo (ou teoria das panquecas) já foi derrubada pelo próprio N.I.S.T e não é mais aceita como a causa do desabamento das torres do W.T.C. (informe-se melhor antes de dar uma opinião, principalmente qdo recheado de argumentos já refutados)

      4- Já que vc aceita a queda das Torres Gêmeas pelo impacto do 757-200 e não pelo incêndio provocado, e diz que entende de engenharia civil, pq não explica o desabamento do W.T.C. 7, já que este não sofreu nenhum grande incêndio e não sofreu o impacto de nenhum avião?

      5- Pq não explica o fato de terem encontrado bário (Ba) e enxofre (S) na poeira do desabamento do WTC e que indica fortemente o uso de termite militar?

      6- Pq não explica o fato de terem encontrado vigas com cortes precisos em 45° e presença de aço liquefeito na base, já que os incêndios ocorreram há mais de 80 andares acima?

      • Mass Hysteria

        Nossa cara, desculpa aí. Se ofendeu mesmo, hein? Não gosta de ouvir uma opinião contrária à sua crença?
        Apenas tentei começar uma discussão sobre o assunto, mostrando que podem ter ocorrido várias coisas e citei apenas um exemplo (sem pesquisar nada na internet – não sou um sabichão do tipo “copy and paste”).
        Geralmente pessoas que acreditam cegamente em teorias da conspiração têm um comportamento como o seu. Ou seja, reagem agressivamente a qualquer tentativa de mostrar um outro lado. Talvez você também ache que eu faço parte de toda a conspirata sobre o WTC…

        • O Alienista

          Desculpe colega, vc me entendeu mal. Apenas coloquei os pontos que simplesmente ninguém sabe responder. Se eu pareci agressivo com vc, não foi minha intenção. Desculpe se eu não escolhi as melhores palavras e colocações. Sua opinião sobre esse caso foi muito objetiva e perspicaz mas infelizmente não responde às principais perguntas que os maiores pesquisadores desse incidente e nem a versão oficial conseguem responder. Minhas sinceras desculpas se fui rude ou arrogante com vc.

    • O Alienista

      1. Os autores da pesquisa publicada na revista Europhysics são:

      – Steven Jones, professor de Física da Universidade Brigham Young, e cujas principais pesquisas se baseiam na área da fusão, energia solar e arqueometria.

      – Robert Korol, professor emérito da Universidade de McMaster, Ontário, Canadá, membro da Sociedade Canadense de Engenharia Civil e membro do Instituto de Engenharia do Canadá, e cujas principais pesquisas se baseiam na área de mecânica estrutural e estruturas em aço.

      – Com participações de Anthony Szamboti, engenheiro em design mecânico com mais de 25 anos de experiência na área de design estrutural e nas indústrias de comunicação e aeroespacial.

      Red Walter, gerente de estratégia e desenvolvimento para a Arquitetos & Engenheiros pela Verdade do 9/11 (AE911Truth), organização que representa mais de 2.500 arquitetos e engenheiros que não aceita a mentira da versão oficial e busca a verdade do 9/11.

      2- Como se pode ver não é um simples estudante de engenharia que publica isso e se acha o sabichão.

      3- A teoria do colapso sucessivo (ou teoria das panquecas) já foi derrubada pelo próprio N.I.S.T e não é mais aceita como a causa do desabamento das torres do W.T.C. (informe-se melhor antes de dar uma opinião, principalmente qdo recheado de argumentos já refutados)

      4- Já que vc aceita a queda das Torres Gêmeas pelo impacto do 757-200 e não pelo incêndio provocado, e diz que entende de engenharia civil, pq não explica o desabamento do W.T.C. 7, já que este não sofreu nenhum grande incêndio e não sofreu o impacto de nenhum aviao?

      5- Pq não explica o fato de terem encontrado vigas com cortes precisos em 45° e presença de aço liquefeito na base, já que os incêndios ocorreram há mais de 80 andares acima?

    • O Alienista

      1. Os autores da pesquisa publicada na revista Europhysics são:

      – Steven Jones, professor de Física da Universidade Brigham Young, e cujas principais pesquisas se baseiam na área da fusão, energia solar e arqueometria.

      – Robert Korol, professor emérito da Universidade de McMaster, Ontário, Canadá, membro da Sociedade Canadense de Engenharia Civil e membro do Instituto de Engenharia do Canadá, e cujas principais pesquisas se baseiam na área de mecânica estrutural e estruturas em aço.

      – Com participações de Anthony Szamboti, engenheiro em design mecânico com mais de 25 anos de experiência na área de design estrutural e nas indústrias de comunicação e aeroespacial.

      – Red Walter, gerente de estratégia e desenvolvimento para a Arquitetos & Engenheiros pela Verdade do 9/11 (AE911Truth), organização que representa mais de 2.500 arquitetos e engenheiros que não aceitam a mentira da versão oficial e buscam a verdade do 9/11.

      2- Como se pode ver não é um simples estudante de engenharia que publica isso e se acha o sabichão.

      3- A teoria do colapso sucessivo (ou teoria das panquecas) já foi derrubada pelo próprio N.I.S.T e não é mais aceita como a causa do desabamento das torres do W.T.C. (informe-se melhor antes de dar uma opinião, principalmente qdo recheado de argumentos já refutados)

      4- Já que vc diz que a queda das Torres Gêmeas foi causado pelo impacto do 757-200 e não pelo incêndio provocado, e diz que entende de engenharia civil, pq não explica o desabamento do W.T.C. 7, já que este não sofreu nenhum grande incêndio e não sofreu o impacto de nenhum avião?

      5- Pq não explica o fato de terem sido encontrados vigas com cortes precisos em 45° e presença de aço liquefeito na base, já que os incêndios ocorreram há mais de 80 andares acima?

    • O Alienista

      1. Os autores da pesquisa publicada na revista Europhysics são:

      – Steven Jones, professor de Física da Universidade Brigham Young, e cujas principais pesquisas se baseiam na área da fusão, energia solar e arqueometria.

      – Robert Korol, professor emérito da Universidade de McMaster, Ontário, Canadá, membro da Sociedade Canadense de Engenharia Civil e membro do Instituto de Engenharia do Canadá, e cujas principais pesquisas se baseiam na área de mecânica estrutural e estruturas em aço.

      – Com participações de Anthony Szamboti, engenheiro em design mecânico com mais de 25 anos de experiência na área de design estrutural e nas indústrias de comunicação e aeroespacial.

      – Red Walter, gerente de estratégia e desenvolvimento para a Arquitetos & Engenheiros pela Verdade do 9/11 (AE911Truth), organização que representa mais de 2.500 arquitetos e engenheiros que não aceitam a mentira da versão oficial e buscam a verdade do 9/11.

      2- Como se pode ver não é um simples estudante de engenharia que publica isso e se acha o sabichão.

      3- A teoria do colapso sucessivo (ou teoria das panquecas) já foi derrubada pelo próprio N.I.S.T e não é mais aceita como a causa do desabamento das torres do W.T.C. (informe-se melhor antes de dar uma opinião, principalmente qdo recheado de argumentos já refutados)

      4- Já que vc diz que a queda das Torres Gêmeas foi causado pelo impacto do 757-200 e não pelo incêndio provocado, e diz que entende de engenharia civil, pq não explica o desabamento do W.T.C. 7, já que este não sofreu nenhum grande incêndio e não sofreu o impacto de nenhum avião?

      5- Pq não explica o fato de terem sido encontrados vigas com cortes precisos em 45° e presença de aço liquefeito na base, já que os incêndios ocorreram há mais de 80 andares acima?

  • JT

    Philipe, essa história dos 5 israelenses mortos de 4.000 é comprovadamente falsa e só serve para fomentar sentimento antissemita. Seu blog é ótimo, eu sempre gostei, mas esse post se baseia em algumas “teorias da conspiração” que já foram refutadas. Não irei entrar em detalhes porque me falta tempo agora, mas 15% das vítimas eram judias e há explicações técnicas para os desabamentos.

    O ataque foi a maior humilhação sofrida pelos EUA em sua história, mais de 3.000 mortos em seu quintal. Pensar que foi um “inside job” é fantasioso demais. Ocorreu um conjunto de falta de preparação dos EUA com uma excelente preparação dos terroristas – apesar de eles nunca terem imaginado derrubar as torres. Para você ter uma ideia, em 2001 os EUA não possuíam um sistema de prontidão 24/7 em sua Força Aérea (coisa que até o Brasil tem) porque não contavam com um alto risco de ataque aéreo dentro do país.

    A Discovery e o History recentemente fizeram excelentes documentários sobre o assunto, vale a pena assistir.

    https://web.archive.org/web/20050408072925/http://usinfo.state.gov/media/Archive/2005/Jan/14-260933.html

    http://www.snopes.com/rumors/israel.asp

    Grande abraço

    JT
    http://www.youtube.com/atire