Ela não é de verdade!

Emily


ImageMetrics Facial Video Animation from J3njy on Vimeo.

“Não vai demorar muito para a tecnologia 3d de personagens ultra-realistas invadir os videogames.”

Não é difícil pensar nisso quando vemos Emily – a mulher na animação acima – que foi produzida inteiramente usando uma nova tecnologia que permite a captura e recriação de um movimento facial ultra-complexo.

Emily  é considerada uma das primeiras animações capazes de ultrapassar uma  uma barreira de realismo conhecida há muito tempo pelo pessoal “da área” como “vale uncanny”. Basicamente, o ser humano levou milhões de anos evoluindo olhando um para o outro. Isso faz comque qualquer tentativa de mimetizar um ser humano usando ferramentas digitais seja rapidamente percebido pelo olhar humano.

Pesquisadores de uma empresa californiana, que faz imagens computação grafica para Hollywood começou este estudo com um vídeo de um trabalhador falando. Eles então quebraram os movimentos faciais-se em dezenas de pequenos movimentos. A cada um desses, foi dado um “sistema de controle ‘.

A equipe da Image Metrics – que produziu a animação para o game Grand Theft Auto – recriou gestos, movimentos em loop, para os modelos. O objetivo era o de superar as dificuldades tradicionais de animar um rosto humano, por exemplo, quando a pele parece muito brilhante, ou que os movimentos são demasiados simétricos, denunciando o 3D.

“Noventa por cento do trabalho é convencer as pessoas que os que elas vêem é real”, diz Mike Starkenburg, chefe de operações da Image Metrics.

“A sutileza dos micro movimentos oculares é um grande problema. As pessoas também têm uma assimetria natural – por exemplo, nos músculos, no lado de seu rosto. Esses tipos de imperfeições não são muito explícitos, mas são eles que fazem com que as pessoas olhem e acreditem que vêem alguém real “.

Os métodos de captura para a animação facial até aqui têm envolvido a colocação de markpoints em um rosto e usado um sistema de traking digital que interpreta a forma como os pontos se movem, arratsnado a malha tridimensional de modo similar. È assim que fizeram animações complexas como o Gollum do filme Senhor dos Anéis.

Mas o sistema da Image Metrics  converte os movimentos faciais, como um todo, numa espécie de vídeo em pixels, o que significa que as menores variações – tais como a forma como a pele em volta dos olhos, pode ser monitorado e reproduzido em 3d.

Há muitos anos, animadores têm tentado ultrapassar o “uncanny vale”, no que se refere à forma como, um rosto humano gerado por computador começa a assumir uma aparência cadavérica. Este é um dos maiores problemas do alto realismo em 3d.

Como resultado, animadores focados em games tem propositalmente simplificado suas criações, para que os jogadores percebam imediatamente que a interpretação não é real.  Além disso, existe também o problema da limitação técnica, pois para personagens ultra-reais exigiriam maquinas ultra-mega-super poderosas.

A AMD na semana passada, divulgou um novo chip com um bilhão de transistores que será capaz de mostrar animações como esta da Emily, permitindo um maior número de cálculos por segundo. “Se você está tentando processar os gráficos em uma animação foto-realista de tempo real, existe uma grande quantidade de processos computacionais envolvidos” diz Koduri.

O chip da AMD – a Radeon 4870 HD X2 – foi capaz de processar 2,4 teraflops de informações por segundo. Isso significa que apenas uma única máquina é hoje capaz de tanto processamento quanto era uma sala lotada de maquinas há apenas 12 anos atrás. Baseado nas estatísticas de desenvolvimento tecnológico aplicado a gráficos de computador, espera-se que a tendência do realismo continue numa escala crescente. Entretanto, é possível que a linha entre o real e o digitalmente criado seja completamente desfocada até 2020.

Seja como for, pra mim tá bastante real isso aí.

Muita gente vai surgir com a classica “será o fim dos atores reais?”. Pessoalmente, duvido. Mas acho que este produto vai encontrar mercado sim.

Muita gente pode alegar que sai mais barato pegar um ator ou atriz e filmar e pronto. Mas vamos imaginar que você é um diretor e está fazendo um filme com um grande ator e no meio da produção acontece uma desgraça como a que ocorreu com o Brandon Lee. O ator morre no meio do filme. E aí amiguinho? E os milhões de dólares investidos? Como que fica? Talvez esta seja uma solução excelente. Quem sabe isso possibilitará que grandes corporações do futuro sejam proprietárias de atores virtuais como Fredy Astaire, Marilyn Monroe ou até mesmo Arnold Sharzenegger. É uma nova era de namoradas virtuais e atores mortos contracenando com vivos. Isso significaria maior liberdade criativa. Significaria inclusive que poderíamos ver mais um filme do Conan, com o governador da Califórnia em seus momentos de mister Universo.  Extrapolando ainda mais, isso poderia significar até mesmo que certos atores descolados como Jonny Deep licenciassem suas próprias personalidades digitais para filmes universitários ou de baixo orçamento. E finalmeente, poderíamos ver filmes do Bruce Lee inéditos. Pode parecer um delírio. E é.

Mais info

Dica do Rodrigo Trovão

Related Post

16 comentários em “Ela não é de verdade!”

  1. Imagina só: Véspera das eleições nos EUA. Disputa-cabeça a cabeça. Aí os caras do John McCain antevendo a merda contratam esta empresa para soltar um video com esta tecnologia de Barak Obama numa reunião com a Al Quaeda! OLHA A MERDA QUE DÁ!

  2. Cara…eu achei isso muito incrível, esperava um 3D desse nível mas imaginava que demoraria muito, derrepente, PÁ…
    Isso só pode ser coisa do capeta auhauhauahuahauhauha

  3. AMD – a Radeon 4870 HD X2

    Como te disse, a ATI foi comprada pela AMD, sendo assim, agora falamos de AMD RADEON… que está a frente da NVIDIA, que ainda tem seus chipsets sendo feitos para AMD, e concorrendo ela, com a INTEL em todos os campos…

    A AMD alcançou o patamar ao lançar seu cross fire (SLI equivalente), sua placa com cross fire com a placa onboard, e o processador tri core!

  4. aí…..fico imagiinando o X-Box 367889978960..ou o PlayStation 55 com essa tecnologia…..imagine o Metal Gear Relançamentos das versaoes anterioeres melhorados com essa tecnolocia???nossa !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :love:

  5. Ou Philipe Por Mais Que Eu Pense Que Um Dia (*2020) Terei A Oportunidade De Mecher Em Algo Tão Incrivel Quanto o Feito No Video, Penso Que Houve Um Engano Ai, Achei Ate Que Vc Questionaria Sobre Algo, Pois Se Não Me Engano O Video Em Si Existe Mesmo !!! Tipo Real Mesmo a Emily, Lembre De Suas Postagens Anteriores Sobre O Realismo Do Cabelo, Sobre Efeitos Sombra, Luz, Fumaça… Kra Preciso Saber Ate Onde O 2D,3D,(*4D,5D…) Digo O Puro, E Não Pegando Algo Real e Colocando Em Montagens Ou Igual A Que Houve No Video Pois Ali So Foi Feito No Computador A Face Da Emily E Nenhuma Parte Do Video Era Feita No Computador A Não Ser A Montagem Final Se Não Me Engano, Ao Surgimento Do HDR Tipo O Real So Foi Levado Para Para Uma Resolução Mega, Ultra Superior Nada Mais, Não Houve Criação de Nada Em 3d Ou Qualquer Coisa Feita Da Massa Cinzenta Do Pc, Kra Me Ajuda Queria Saber Se A Realismo Virtual Vai Ficar Apenas Naquele Video Mesmo Da Lesma A Jato E Nas Fotos Ultra Realistas De Objetos 3D… Espero Sua Resposta XD

    • Cara pelo que sei o video em questão foi feito para que se pudesse comprar o realismo de um video real e uma replica em 3d. Os caras tem uma tecnologia de escaneamento animado de alta resolução, que permite inserir tomadas animadas em tempo real.
      Sobre a sua pergunta, eu acho que vc já partiu de uma premissa errada. Não tem nada que saia da massa cinzenta de um computador. A arte digital é arte, e sai da mente humana. O computador é só uma ferramenta sofisticada que permite isso.
      Existem milhões de bons exemplos de arte digital 100% digital que parece real. Um desses bons exemplos pode ser visto no (péssimo) filme 2012, quando a califórnia inteira começa a desabar. É TUDO 3d. Não tem ali nenhum live action sobre green screen.
      Outros bons exemplos são os transformers, o king kong.
      Obviamente que ao criar coisas impossíveis fisicamente como transformers e macacos de 13 metros de altura, o realismo fica comprometido de berço, pois de antemão o ser humano já sabe que aquilo é impossível. Mas é tudo uma questão de querer, de precisar.
      Eu não entendi o que vc quis dizer com a parada do HDR. Será que é o HDRI?
      Se foi, eu posso te dizer que a tecnologia do HDRI foi um dos elementos que permitiu uma grande evolução na computação grafica. Mas o HDRI não gera nada 3d. Ele serve para iluminar de maneira mais realista uma imagem em 3d. Graças ao HDRI é possível colocar em um video real um objeto 3d com um correto posicionamento de luzes, ambiente e reflexão.
      A internet está recheada de bons exemplos em imagens realistas. Qual a diferença de uma imagem para uma animação? O numero de fotogramas por segundo. Se vc juntar milhares dessas imagens realistas estáticas, terá uma cena animada de alto grau de realismo.
      Basicamente, este vídeo 3d sintetiza o que eu estou falando: http://www.mundogump.com.br/video-3d/

  6. Ou Philipe tipo assim entedir mais ainda quero saber sobre algo… A ideia da image metrics eu tinha entedido ate assistir a outros videos de como foi feito tudo e dos escaneadores da face da Emily isso e incrivel ate coloquei que quem sabe em (*2020) posso mecher em algo assim mais a minha duvida tinha começado quando o nome do poste foi (Ela não é de verdade!) ai que eu parei pra pensar (*discutir) como isso e possivel, seria a perfeição alguem contruir algo totalmente 3d tipo um Michelangelo da computação, e era isso que eu queria disser quando falei massa cinzenta do pc (Referencia idiota ao formato conceptual/Specular
    entre os penultimos formatos) nada a ver com inteligenci artificial do computador (*Por mais que o meu ultimamente so faz o que quer… =/), sobre os filmes tudo bem não quero por enquanto envolver sobre efeitos especiais, mais na verdade fico nisso o que eu diz sobre o HDR era sobre a realidade bem feita mesmo nada de 3d basico aqui -> http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-hdr-por-que-usar-essa-tecnica (*http://www.mundogump.com.br/video-3d/) eu tinha visto, isso sim o kra manda d+ n.n

    • Era sobre isso, eu tinha visto um video em HDR onde um amigo me falou que era o 5d a imagem era tão bem feita que parecia 3d mais era real mesmo ai que descobrir que era HDR Um video em formato especial em grau de resolução super alta mais não passava de real
      era uns predios com umas nuvens lindas mais so que depois que fui saber sobre o 5d vi algo sobre uma nova imagem chamada High Dynamic Range e um final de como foi feito com cameras de dois angulos diferentes sobre a mesma imagem… ai emendei o falso 5d (*Hdr) com a Emily 3d (*Real) Acabei vendo que o trabalho dos kras e incrivel mais so que no caso da Emily foi feita uma sobrepossição do que eles conseguirão fazer, no final do video, nem no começo nem no meio era 3d, mais fico perfeito desculpa ae philipe se vc achar algo que esteja errado me desculpa, so fiquei com duvida mesmo nisso não queria que vc excluise a Emily do mundo real XD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares