Do camarão com gelatina ao leite com tinta – 10 escândalos alimentares na China

Já tá até enjoando isso. Toda hora é um novo escândalo alimentar na China. Depois do óleo de esgoto e da carne fora de validade há quarenta anos (!!) surge a novidade: camarão com gelatina para aumentar o peso.  Ao que parece, agora um fornecedor em Zhejiang está sob investigação após as autoridades chinesas descobrirem que os pequenos crustáceos em sua loja tinham gelatina injetada em seus interiores, provavelmente para deixá-los mais pesados e robustos.

075-1

Esses camarões contendo gelatina foram recentemente comprados em um mercado em Wenzhou. O comprador, de sobrenome Zheng, disse que viu um pedaço de uma substância gelatinosa cair da cabeça e do corpo dos camarões. Sem saber se era comestível, Zheng não se atreveu a experimentar, mas expôs a história para a mídia. O caso logo chamou a atenção das autoridades, que agora estão conduzindo as investigações.  Eu acho que é muito provável que seja uma prática levada a cabo há muito tempo, uma vez que a gelatina derrete a alta temperatura, sem deixar sinais.

Este é um simples golpe de adulteração de peso, similar ao macetinho malandro de injetar água no meio dos musculos do frango para ele pesar mais:

Mas e se não for gelatina?

shrimpmain-700x350

Alguns internautas acreditam que o produto não identificado possa ser algum material plástico similar a cola.

O vendedor alegou que nunca encontrou tal situação e não sabe nada sobre o material encontrado, explicando que os produtos do mar foram comprados de outro varejista. Ele foi levado para investigação, pelos policiais.

Ao longo das investigações, descobriu-se que certos fornecedores de frutos do mar usam o “macete” porque após um camarão congelado ser descongelado, o corpo tende a tornar-se seco e reduzido, por isso, alguns vendedores injetam a gelatina no interior para dar-lhes uma apresentação melhor e aumentar o peso na hora das vendas.

É só mais um caso bizarro envolvendo golpes na alimentação dos chineses, mas com base nele resolvi fazer um rapido levantamento de quantos outros escândalos já horrorizaram o mundo. Me impressionei:

Top 10 escândalos alimentares na China

 

Carne de ratos vendida como sendo de boi, produtos químicos na comida, rango falso ou mesmo vencido desde os anos 60 tem aparecido nos noticiários. Nos últimos meses as autoridades chinesas prenderam mais de 90.000 pessoas e descobriram mais de 200.000 toneladas de carne falsa. A todo momento surge um novo escândalo, mais bizarro que o anterior. E nem adianta condenar os caras à morte! Eles não param nem assim! Vai vendo aí a merda:

 

1- Porcos Mortos

huangpu-dead-pigs

Mais de 16 000 suínos mortos foram encontrados no rio Huangpu, que atravessa Xangai e representa 22% do consumo de água dos 23 milhões de habitantes da cidade. Ninguém sabe, até hoje qual foi o vírus que matou os porcos. Mas o caso lembra um episódio esquisito pra chuchu  da  máfia.  Em 2012, descobriu-se que a máfia local estava comprando suínos mortos doentes para vendê-los em mercados locais como carne fresca. Há dois perigos no caso dos porquinhos mortos no rio. Um deles é esse de vender bicho morto por doença, que estava boiando no rio como bicho abatido em cativeiro para virar comida. O outro é que a biologia do porco é muito similar à do ser humano, de modo que se foi algum tipo de virus mortal, como ebola (que é natural das fezes dos morcegos) que matou todos esses porcos, ao usá-los como comida, o virus poderia passar a matar pessoas… E aí já viu.

2- Repolho com formol

cabbage

2012 foi um ano foda para os caras 171 da China. Em maio de 2012, a imprensa estatal Xinhua revelou que os vendedores chineses colocavam o repolho em formol, a fim de preservá-lo durante o transporte no verão. Este produto, que é muito barato, pode causar câncer, mas evita que os vegetais sejam danificados durante o transporte.

Segundo a imprensa local, este método era muito comum nos últimos três anos em Shandong, uma província agrícola da China. Em 2010 alguns  vendedores também tinham colocado cogumelos dentro de água sanitária para torná-los brancos.

3- O óleo do esgoto

chinas-ministry-of-health-just-inadvertently-green-lighted-the-gutter-oil-industry (1)

Já falei dele aqui antes. Em setembro de 2011, a polícia chinesa prendeu 32 pessoas, que haviam produzido e vendido o óleo falsificado, obtido das gosmas das caixas de gordura dos restaurantes.

Não deixe de ver meu video sobre isso.

4- As melancias bombadas e explosivas

exploded-watermelon

Parece até piada, mas é sério! Em maio de 2011, quase 50 hectares de melancia explodiram em Jiangsu. Especialistas acreditam que houve um abuso de forchlorfenuron, um produto químico que estimula a divisão celular, e pode fazer os frutos maiores e com cor mais brilhante. Usaram tanto a “bomba” que a melancia explodiu!

5- Pão falso

fake-mantou

Em abril de 2011, a televisão chinesa revelou ao mundo que o mantou (um tipo de pão) vendido nos supermercados de Xangai estava REPLETO de produtos químicos bizarros no seu interior, e também que sua cor amarela era falsa, a fim de fazer os clientes pensarem que eles eram feitos de milho. Além disso, muitos deles estavam fora de prazo de validade, sendo reciclados indefinidamente.

6- Leite com nitrito

milk-with-nitrites

Esse caso foi o cúmulo da filhadaputice. Leite fresco foi envenenado com nitrito, um fertilizante químico, na província de Gansu. Como  o fertilizante é veneno, 3 crianças morreram e 36 ficaram seriamente doentes.  A investigação policial finalmente mostrou que este ato foi criminoso: o vizinho da fazenda tinha envenenado a produção de leite do dono por vingança.

7- Carne de porco com Clenbuterol

clenbuterol-porc

Essa outra fraude em Hunan, foi no final de março de 2011:  clenbuterol, um anabolizante, foi descoberta nos suínos pertencentes ao produtor Shanghui, o mais tradicional da China.

Este produto é por vezes utilizado por desportistas para transformar a gordura nos músculos. É proibido porque pode provocar problemas cardíacos e insônia. Em novembro, 113 pessoas foram presas, das quais 17 eram funcionários do governo. Centenas de pessoas já tinham ficado doentes em Xangai em 2006, em seguida, em Guandong em 2009 devido ao porco com anabolizantes.

8- Leite com Melamina

melamine-milk

Este foi um dos maiores crimes alimentares da China. Em março de 2008 a substância sintética melamina foi  encontrado no leite para os bebês da marca Sanlu, muito popular na China. O componente tóxico químico é utilizado na indústria alimentar para forjar uma taxa de proteínas mais elevada. O golpe causou a morte de seis bebês, e contaminou 300 000 bebês que passaram a sofrer de doenças crônicas.

A fraude envolveu nada menos que 22 empresas de leite na China. Mas, a fim de manter sua boa reputação antes das Olimpíadas, o caso foi abafado e só revelado três meses mais tarde. No início de 2009, a justiça chinesa condenou 21 pessoas, send que dessas, três foram condenadas à morte.

Apesar de tudo, ainda há leite sendo adulterado na China, o que mostra que os malucos não tem medo de morrer!

9- Bolinho de carne feito de papelão

escandalos_alimentos_china_001

Carne pra que se dá pra usar papelão, né?  Nesse golpe, cortes de papelão são embebidos em soda cáustica, e depois cortados em pedaços e regados com temperos e aromatizantes de porco. Até hoje não se sabe se isso foi um hoax ou teria sido mais um 171 entre tantos outros na China. Em 2007 a estatal China Daily informou a prisão de um repórter de televisão em Pequim por liberar supostos falsos relatos de que uma loja de alimentos sem licença estava vendendo esses bolinhos recheados de papelão. Pode ser que ainda estejam ocorrendo nos mercados chineses.

 

10- Comidas falsificadas

Os chineses são mestres na arte da falsificação. Só que lá a malandragem chega a níveis atordoantes. O que dizer de um malandro que consegue falsificar o OVO?

Copiar o ovo é um troço naturalmente foda. Mas eu não sei se os chineses se ligaram muito nisso, porque uma das grandes iguairias da China é um ovo cozido na urina de crianças!

Bacias e baldes de urina de meninos são coletados dos sanitários das escolas primárias. Trata-se do ingrediente chave na fabricação dos “ovos de meninos virgens”, uma tradição local de molhar e cozinhar os ovos na urina dos meninos, de preferência com idade inferior a 10 anos. Não há nenhuma boa explicação para o fato de precisar ser a urina dos meninos, apenas tem sido assim há séculos. Provavelmente os chineses devem pensar que isso faz aumentar o tesão. Só pode.

 

2_1

3_1

Assim, o que dizer de um povo que está acostumado a comer ovo cozido no mijo e que se espanta com um ovo falso:

escandalos_alimentos_china_003-300x170

Com a mistura certa de carbonato de cálcio, pó de gesso e parafina, eles conseguiam gerar ovos bastante realistas. Para criar a clara do ovo, uma quantidade proporcional de alginato de sódio era misturado com água, em seguida, incorporado com gelatina, alúmen, e ácido benzóico. Em seguida, usavam pigmento amarelo limão para alimentos e cloreto de cálcio para formar a gema. O produto final era inacreditavelmente igual a um ovo, só que sem o conteúdo nutricional. Não obstante a copiar o Ovo, eles ainda conseguiram falsificar o ARROZ.

escandalos_alimentos_china_005

Isso ocorreu, segundo o jornal Weekly Hong Kong, em 2009. A mídia revelou ao mundo a prática ainda hoje disseminada de produção de arroz falso em Taiyuan, uma cidade na província de Shaanxi, na China. Cada grão falso contém uma mistura de batata, batata doce, que são moldados em formas e tamanhos do arroz. Em seguida, adiciona-se resina plástica industrial para dar o toque final. Os grãos permanecem duros mesmo depois de cozidos, e claro, são tóxicos para consumo humano. Um funcionário do restaurante chinês Association cita os perigos de comer arroz falso:

“Comer três copos deste arroz falsificado equivale a ingerir m saco de plástico”.

Mas a malandragem não acaba aí, eles também falsificam outros cereais, como as nozes:

Fornecedores da indústria nogueira passaram a usar um engenhoso e trabalhoso 171 para aumentar suas margens. Eles recolhem cascas de nozes do lixo e com aquela classica paciência de Chinês vão injetando concreto em cada uma. Depois eles colam as cascas e misturam as nozes de cimento no meio das boas, para aumentar o peso.

escandalos_alimentos_china_009

De fato, podemos ver que as coisas na China andam perigosas em termos alimentares. As autoridades estão tentando coibir, mas é muita gente querendo levar vantagem. Parece até um certo país que eu conheço que começa com B.  Não obstante, os escândalos atingem grandes corporações, foi o que aconteceu recentemente com o Mc Donald´s e o KFC que foram pegos comprando carne com doses irregulares de antibióticos.

Escândalo alimentar na China choca o mundo após carnes de 1970 serem encontradas congeladas em restaurantes -Just True-Urandir-Pesquisa-Ciencia-Ufologia-Tecnologia- 3889_110-2

A China também já ganhou as manchetes quando um escândalo envolvendo a carne de ratos que vinha sendo vedida como carne de boi nos mercados foi descoberta.

escandalos_alimentos_china_008

fonte fonte fonte fonte fonte

 

Related Post

13 comentários em “Do camarão com gelatina ao leite com tinta – 10 escândalos alimentares na China”

  1. Não precisa ir até a China pra ser vítima dessas nojeiras, aqui mesmo no nosso Brasil, mais especificamente no estado do Rio Grande do Sul, constantemente tem havido denuncias, investigações e prisões relacionadas ao leite contaminado com formol. E isso é apenas o que apareceu na mídia, vai saber se essas práticas chinesas aí não vem sendo aplicadas pelo nosso país a tordo e direito e nós sequer estamos sabendo…

  2. Por isso que a comida deles lá é tão barata haha. Nao encontrei nenhum desses lá, mas ja vi muita coisa naquela terra, então não duvido de nada… haha

  3. Até onde eu sei o Clenbuterol é um termogênico muito poderoso e não um hormônio, posso estar errado. Mas a função dele é emagrecer e não transformar gordura em músculo, não faz muito sentido dar isso para porcos, já que quanto mais gordos os porcos melhor. Ele é bastante usado com cavalos, acredito que o dono dos animais deve ter deixado o produto marcando em algum lugar e os porcos foram lá e comeram. Clenbuterol é bem barato e pode ser comprado em qualquer agropecuária sem receita do veterinário.

    A versão para humanos foi proibida, pois tem efeitos colaterais muito fortes, o que pode ser um desastre para pessoas que não estão acostumadas com o uso de termogênicos. Caso clássico daquelas pessoas que nunca malharam nem fizeram uma dieta daí resolvem comprar todos os suplementos da farmácia, sem aconselhamento de um especialista. Daí vão malhar pesado, têm um ataque cardíaco e a culpa é do suplemento.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares