Dicas de Stop Motion II

Um cara que leu o meu artigo de massas no site da 3donline e gosta de fazer stop motion me mandou um email com algumas dúvidas sobre criação e estruturação de personagens para filmes de stop motion. Como esta dúvida pode estar sendo compartilhada por centenas de pessoas que querem trabalhar com esta maravilhosa técnica, achei legal colocar minha resposta aqui pra eventualmente ajudar alguém. Se alguém tiver alguma outra solução aí mande nos comentários. Vamos ajudar a melhorar o stop motion nacional?

Philipe,
Li seu artigo Massas & Massas no 3DOnline, gostaria de parabenizá-lo, pois o artigo está muito interessante e completo.
Sou um jovem produtor de stop motion e necessitado de muitas informações, que talvez você possa me ajudar…
Geralmente produzo meus bonecos com massa de modelar do tipo escolar, mas no ultimo projeto eu quis mudar um pouco e fiz algumas pesquisas de materias. Li bastante sobre um material chamado espuma de Latéx, mas não o encontrei para vender por aqui. Eu gostaria de encontrar outras soluções para a criação de bonecos.
Bem… Outro problema que encontro bastante é conseguir o equilibrio do boneco para fazê-lo andar. Não sei onde estou errando, se no esqueleto, mas não consigo fazer o boneco tirar um pé do chão.
Caso você possa ajudar, eu ficaria muito agradecido.
Agradeço a atenção,
Romero da Fonte

Oi Romero. È um prazer poder ajudá-lo.
O que o pessoal usa mesmo no Brasil é a massinha ( plastilina) de modelar escolar, porém a baixíssima qualidade dos materiais nacionais atrapalha muito as produções audiovisuais que dependem desse material.
Muita gente já passou por este perrengue que infelizmente não tem uma solução precisa.
A espuma de látex muito usada nno stop motion profissional sobretudo nos EUA, é difícil – mas não impossível – de achar no Brasil. ( procure no google um site chamado MSfx que na se não me falha a memória, na parte de links tem o endereço de um lugar em Sp que vende)
Porém nem tudo são flores. Vai ser caro, e vai precisar de um forno industrial pra vulcanizar a espuma de latex.
Essa complicação bota água na fervura de 99% dos caras que tentam este caminho.
O que eu posso dizer? É uma questão de experimentar.
Talvez uma solução interessante pra você – caso seus personagens sejam humanóides – é fazer a escultura dos modelos em uma massa a base de óleo, estilo a Dimclay – que é muito boa e permite que você não faça nenhuma economia nos detalhes e a partir dela fazer uma fôrma em gesso pedra. Abra a forma, retire o boneco de dim clay, limpe bem pra não ficar restos, e deixe a forma aberta. Dentro desta forma, você vai untar com látex líquido, derramando em ambas as metades da forma e deixando gelificar por um dia.
O latex vai formar uma nata e vai aderir na parede de gesso. Corte a nata e retire o excesso de latex. Deixe secar. No dia seguinte repita a operação. Ainda com a forma aberta.
Depois de feito isso, com muito cuidado e com uma tesoura pequena, corte a nata e retire o excesso de latex das laterais. Vá então, com auxílio de palitinhos de picolé, ou ferrinhos de dentista, levantando com cuidado a “pele” de latex, borrifando talco no modelo para o latex não grudar nele mesmo.
Sacou? O segredo é que vc deixe apenas o latex cobrindo o interior das duas metades da sua forma.
Pegue as peles arrancadas do seu boneco e reserve. Pode guardar apoiado na própria forma.
Sobre o esqueleto previamente construído já no tamanho correto, você começará a aplicar com a ajuda de cola super bonder camadas fininhas de espuma. Vá aplicando com a ajuda de uma referência da ordem dos principais grupos musculares. Depois de estruturada a parte muscular sobre seu esqueleto ( vc pode usar algodão para enchimentos de áreas grandes, como brrigão, etc) Use um pincel e pinte com latex por cima, formando uma pele contínua de latex que vai cobrir todo seu boneco.
Depois de secar ( seca rapidaço) Dê mais uma camada, mas dessa vez vc vai aplicar aos poucos. Comece pela cabeça. Pegue a pele da frente do seu boneco. E vá colando ela no lugar, usando o pincel com latex para grudar a pele sobre a estrutura. Faça a parte da frente e deixe secar por umas duas a tres horas. Depois repita com a parte de trás.
Verifique bem para não ficar sobras nem pedaços com bolhas de ar por dentro. Se ficar, fure com uma agulha e pressione. Nas emendas, nas laterais do boneco, aplique novamente com pincel uma fina camada de latex pra selar.
Aí é só partir para a parte de pintura e acabamento.
Esta é uma solução possível. Outra solução ainda mais simples é usar a estruturação de espuma sobre o esqueleto, recobrindo com fita crepe. Use uma roupinha de tecido real sobre o boneco para encobrir o volume de espuma e só use plastilina nas mãos e na área da cabeça.

Uma solução também usada é fazer a forma como já descrito e usar um material bicomponente chamado espuma de poliuretano flexível. Vc encontra este material no link da Msfx.

Existe ainda uma outra maneira que você tira o molde, faz a forma e coloca o esqueleto dentro. Aí derrama silicone lá dentro e deixa ele catalizar. 6 Horas depois seu boneco estará pronto. ( o problema é que o silicone parte com muita facilidade, e vc perde o boneco facilmente, além de ficar muito pesado) Seu esqueleto tem que ter juntas fortes.
Para estas tecnicas o ideal é um esqueleto de ball in socket ( juntas homocinéticas) porque esqueletos de arame são muitas vezes um pesadelo.
Para fazer o boneco andar:
Fazer o boneco andar é dureza meu amigo. Da mesma maneira a melhor solução pra um caminhar é misturar duas técnicas para formar o caminhar na mente de seu espectador e evitar ao máximo o seu sofrimento (hehe)
Use mas use o menos que puder uma cena em que o boneco aparece de corpo inteiro andando na cena. Para fazer o boneco andar, você precisará ter um esqueleto com uma porca dessas de parafuso embutida sob os pés. Assim, quando ele for andar no cenário, vc terá que furar bem no lugar onde o pé dele vai bater e prender sob o cenário um parafuso com borboleta. Esse parafuso atravessa o chão furado e encaixa na porca quie está soldada sob o pé do personagen.
Depois na pós produção vc tem que apagar os buracos.
è trabalhoso por isso. Uma outra solução que eu não gosto muito é a de usar ímãs sob os pés do boneco e usar uma chama metalica como base no cenário. Isso trapalha muito os movimentos mais sutis.
Para cenas de andar onde você não filma os pés, dá pra simular o movimento erguendo e baixando o boneco muito pouquinho. Isso se faz adicionando uma minpuscula base de MDF sob seu boneco de X em X frames.
O problema do equilíbrio é também uma constante. PAra evitar isso é comum utilizar pequenos instrumentos de apoio para o personagem. Vc opode incluir um pequenino tubo metálico na estrutura na parte das costas. E com uma estrutura metálica (haste) ligada em uma haste transversal montada em um encaixe preso com parafuso e borboleta, você poderá ajudar a suportar o peso do boneco em situações críticas, caso ele saia dop chão. A aste metálica deverá ser removida em composição.
Vidro. O macete do vidro é para cenas de vôos. Nesse caso seu cenário deve poder ser girado em 90 graus. Coloque um vidro grande em cima, cuide para que não gere reflexões nem distorções e gentilmente coloque o boneco sobre o vidro, de modo que a câmera mostre apenas o boneco voando, saindo do chão. Mas isso é mais um efeito especial de stop motion. È pouco usado, porque é um efeito físico do tempo que não havia computador e era difícil fazer o vôo. Hoje vc filma em fundo verde e anima o layer do boneco. Em 3 min vc faz o mesmo efeito sem gastar nada.
O fato é que se o seu boneco for bem estruturado em termos de esqueleto, ele vai ter um ótimo equilíbrio próprio. Uma gotinha minpuscula de super bonder pode resolver o problema para momentos em que o boneco está quase todo no ar. Como isso vai ser em geral em um ou dois frames, é algo simples. Invista em esqueletos profissionais de junta homocinética, porque vale muito a pena.
O legal do stop motion é que não há regras rígidas.
É isso aí. Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida me mande um email.
Um abraço

Comments

comments

4 comentários em “Dicas de Stop Motion II”

  1. Cara valeu pelas dicas, o que faz a net tão importante e verdadeiramente democrática, são pessoas como você, que não tem medo de dividir o conhecimento.

    Valeu

  2. [quote comment=""]Cara valeu pelas dicas, o que faz a net tão importante e verdadeiramente democrática, são pessoas como você, que não tem medo de dividir o conhecimento.

    Valeu[/quote]

    Eu que agradeço

  3. oi sou novo no mundo do stop motion tento faser sempre mas sempre desisto porq não consigo criar os bonecos ou minha massinha acaba alguem poderia me add no msn e me ajudar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.