Descubra as dez armas mais legais dos Ninjas

Quando eu era moleque, desejei ser um ninja. Meu desejo teve um dia determinado para aparecer, foi quando eu estava na banca de jornal para comprar uma revistinha e ao invés disso comprei uma revista chamada “Os segredos dos Ninjas”. A revista era em preto e branco, mas vinha com um sensacional ninja em foto colorida na capa. Cheio de artigos que exaltavam as capacidades mortais desses assassinos do Japão medieval, a revista me municiou de delírios e fantasias, onde eu achava que realmente um dia poderia ir para as montanhas do Japão em busca de um mestre para virar um Ninja.

Logo que eu estava no auge de minha obsessão de virar um Ninja,começava uma série na televisão que elevou minha obsessão a níveis patológicos. Era a série “O mestre”, que tinha como estrela ninguém menos que (o foda) Lee Van Cleef.

Seja como for, é óbvio que meu sonho fez água rapidamente, e minhas chances de virar um ninja se juntaram aos outros sonhos, como o de ser astronauta, cientista, criador de robôs, cowboy, agente secreto, investigador, detetive e mágico de circo na gaveta dos sonhos que não funcionaram. Mas ainda assim, foi através daquela velha revista que eu travei o primeiro contato com o leque vasto (vastíssimo) de armas que os Ninjas usavam.

Há pessoas que acreditam que ninjas são seres fictícios, como, sei lá. Super Heróis. Mas eles existiram mesmo!

Apesar de suas origens obscuras, os ninjas existiram de fato e estão registrados nos compêndios de historiadores diversos. O ninja ou Shinobi (ligou o nome do jogo, né?) era um agente secreto do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas. A guerra naquele tempo era bem precária e muito ritualizada. Assim, usar Ninjas era meio que um cheat que poderia evitar muito derramamento de sangue e desperdício de preciosos recursos para um clã.
As funções do ninja incluíam espionagem, sabotagem, infiltração e assassinato, além do tradicional combate aberto. Os ninjas, utilizando métodos secretos de fazer a guerra, foram contratados como também eram os samurais, que estavam presos a regras estritas sobre a honra e combate.

Em seu Buke Myomokusho, o historiador militar Hanawa Hokinoichi escreve sobre o ninja:

Eles viajavam disfarçados para outros territórios, para avaliar a situação do inimigo, eles teriam de achar o seu caminho no meio do inimigo para descobrir as falhas, e invadir castelos inimigos para incendiá-los, e realizar assassinatos, chegando em segredo.

10 armas dos Ninjas

1- A espada

nindzya-arsenala-oruzhie-eto-interesno-poznavatelno-kartinki_5775248963

Sem dúvidas a mais famosa das armas do Ninja era sua espada. A Ninja-to era a fundação do arsenal de qualquer ninja. Esta espada especial podia ser feita  a partir de vários tipos de aço, constituindo uma ampla variedade de forças e felixibilidades diferentes. Geralmente a arma era forte e durável.  A diferença entre a espada ninja (Ninja-to) e a katana samurai se dá na sua forma, sendo que a ninja tem forma reta e ponta também reta, tendo a lâmina não tão afiada (em razão da pratica do “doku no jutsu” – envenenamento), já a samurai possui uma leve curvatura e ponta semi-curva, muito bem afiada. Isso se dá a diferença de que o ninja carrega sua espada nas costas, portanto um corte vertical de cima para baixo, e o samurai levar sua espada na altura da cintura realizando um corte transversal de baixo para cima ou horizontal.

A espada Ninja também podia ser disfarçada em objetos corriqueiros do período, como bengalas, bastões e até pedaços de bambu:

1280px-Shikomizue

2- Fukiya

nindzya-arsenala-oruzhie-eto-interesno-poznavatelno-kartinki_6196612361

Fukiya era um tubo a partir do qual o ninja soprava dardos venenosos. Curiosamente, esta é uma arma que surge em diversas culturas do planeta, até mesmo em tribos isoladas da amazônia.  A típica Fukiya Ninja tem apenas 50 cm de comprimento, de modo que seja portável. No entanto, uma zarabatana é mais precisa de acordo com o tamanho do cano. Isso tornava a arma ninja muito difícil de apontar. A arma se tornou tão famosa que Japão moderno a disputa de Fukiya se tornou um esporte semelhante ao tiro com arco.

3- Kusari-fundo

nindzya-arsenala-oruzhie-eto-interesno-poznavatelno-kartinki_8372184370

A Kusari-fundo é a  combinação de duas coisas, o kusari, (corrente) e Fundo (pesos). A arma ajudava o Ninja a se defender nos casos em que o uso da espada era impossível. O Ninja manuseava com habilidade essa corrente de ferro com peso na ponta. Bem usada, se torna uma arma perigosíssima e fatal.

4-Kusarigama

nindzya-arsenala-oruzhie-eto-interesno-poznavatelno-kartinki_9797283643

A Kusarigama certamente é uma das mais famosas armas dos Ninjas, sendo reconhecida após a espada e a Shuriken como uma arma ninja. Seu formato de foice com corrente é claramente distinguível. De certa forma, o Kusarigama é “parente” do Kusari-fundo. Ainda estão lá a corrente e os pesos, mas também há uma foice afiada na ponta. Durante a batalha, o bloco ninja ataca seus inimigos com a ajuda de correntes e pesos, e depois contra-atacada por um espeto afiadíssimo. A arma foi popularíssima do século XII ao XVII.

5- Tekko-Kagi

nindzya-arsenala-oruzhie-eto-interesno-poznavatelno-kartinki_921669532

A Tekko-Kagi são garras adaptadas às mãos, que permitem ao Ninja praticamente “fatiar” a cara de seus inimigos em combate. Em parte isso tem um efeito psicológico violento na moral de um contingente. Com um golpe bem dado a Tekko-Kagi podia literalmente arrancar a cara do sujeito fora. Ela é uma arma muito polivalente que podia ser usada tanto para ataque quanto defesa. Era sempre de ferro, para combate direto. Ela podia funcionar quase como um soco inglês. Um ninja experiente poderia usar o Tekko-kagi para pegar a katana de um adversário e então desarmá-lo.

6- Shuriken

nindzya-arsenala-oruzhie-eto-interesno-poznavatelno-kartinki_801233547

Essa é sem dúvida uma das armas ninja mais famosas, disputando com a Ninja-to o lugar de arma referência do ninja, pelo menos na parte “pop” do Ninja, como em filmes, quadrinhos e etc. Estas estrelas de arremesso podiam vir numa grande variedade de formas, mas todos elas tinham uma mesma finalidade: Causar dano.  O nome “shuriken” é traduzida como “faca escondida na mão.” Apesar de estarmos acostumados com as “estrelinhas ninja”, Shuriken batiza todas as armas de arremesso do Ninja e está entre as 18 disciplinas do Ninjutsu, no Shuriken Jutsu. Elas são divididas em:

Bo Shuriken e Hira Shuriken, onde são classificadas de acordo com o grupo, número de pontas e formato.

As que chamamos de estrelas, são as Hira-Shiriken.

Normalmente elas tinham de três a oito pontas. Eram usadas para distrair os inimigos, quando atiradas, com o reflexo da luz, elas poderiam fazer com que o oponente prestasse atenção em outra coisa, dando sopa para levar um golpe. Ou também eram usadas para acertar alguma parte do corpo, machucando ou sendo letal. Os ninjas também se utilizavam de certos venenos em suas lâminas, para que quando atingisse o oponente, o veneno entrasse na circulação, atrapalhando assim o combate e adquirindo vantagem. Por isso, é sempre bom lembrar que uma das mais importantes armas do Ninja não aparece: Era o veneno. Todo ninja era um experto em diversos tipos de venenos de grande letalidade. Assim, muitas vezes, um simples corte de batalha levaria o ponente à morte horas depois.

As Shurikens se classificam de duas formas. Por pontas e por forma. 

Classificação pelas pontas

  • Nipo shaken – 2 pontas
  • Goho shaken – 5 pontas
  • Shichi ho shaken – 7 pontas
  • Happo shaken – 8 pontas
  • Kuho shaken – 9 pontas
  • Jippo shaken – 10 pontas
  • Ju yon po shuriken – 14 pontas

Classificação pela forma

  • Hangetsu shaken – meia-lua
  • Hishi gata shuriken – losango
  • Tepan shuriken – quadrado
  • Senban shuriken – quatro pontas com bordas côncavas e sem afiação
  • Juji shaken – cruz
  • Tsume shaken – garra
  • Manji shaken – símbolo budista
  • Tatami juji shaken – dobrável com formato aberto de cruz

7- Kunai

 

 

nindzya-arsenala-oruzhie-eto-interesno-poznavatelno-kartinki_1561223949

A Kunai é uma arma menos conhecida do arsenal Ninja. Ela provém, como muitas outras armas antigas da adaptação de ferramentas agrícolas.  Inicialmente, foram utilizados como uma colher. A kunai Ninja era usada para fazer furos nas paredes. O anel na extremidade da arma permitia ao ninja amarrar uma corda para puxar a kunai de volta, e com ela era mais fácil subir uma parede. Ela podia ser usada para lançamento direto, e também como uma faca.

8-Makibishi

nindzya-arsenala-oruzhie-eto-interesno-poznavatelno-kartinki_85100454523

O Makibishi  era uma versão tridimensional da Shuriken. A vantagem dessa arma, é que lançada no campo de batalha, elas sempre acabavam com a ponta afiada virada para cima. Este era o meio ideal pelo qual os ninjas conseguiam conter com sucesso as cavalarias, bem como eram um pesadelo para as tropas à pé. Eles deixavam essas coisas no escuro, e  os makibishi facilmente perfuravam através das sandálias de corda usadas no Japão feudal.

9- Metsubusi

nindzya-arsenala-oruzhie-eto-interesno-poznavatelno-kartinki_528942370

Essas eram as famosas bombas de luz. Também chamadas Hikaridama. Serviam ??para diversas coisas, criando uma luz ofuscante quando detonada. Este pó ofuscante, era armazenado em recipientes especiais, tais como nozes (vide a foto) ou em ovos. O Metsubusi poderia ser feito a partir de diferentes materiais que envolviam cinzas, pimenta, sujeira ou mesmo vidro finamente moído. Qualquer merda que atrapalhasse o inimigo a enxergar estava valendo. O Metsubusi costuma ser confundido com o Kemuridama, que é uma bomba feita de pólvora, serragem e areia, fechados em cera de abelha que, quando arremessada ao chão, forma uma cortina de fumaça. Ela era a famosa “bomba de fumaça” usadas para desorientar o oponente e ganhar alguns segundos de vantagem sobre o inimigo possibilitando uma fuga ou um golpe fatal. Apesar de diferentes, as duas de certa forma, são armas aparentadas.

10- Kakute

nindzya-arsenala-oruzhie-eto-interesno-poznavatelno-kartinki_6419669155

Este anel, que geralmente era usado no dedo médio, com as pontas viradas para dentro da mão do ninja poderia ser usado como arma para socar na fuça do inimigo inesperadamente. Às vezes as pontas do anel podiam estar molhados de veneno. O Kakute era uma das armas do ninja para ataque de grande proximidade.

Há muitas outras armas ninja. Seria inviável falar de todas elas sem o post ficar chato. Mas espero que você tenha gostado dessas aí. Realmente os ninjas usavam tantas armas que um dos grandes mistérios é como esses caras conseguiam ser discretos e lutar com toda essa parafernalha pendurada neles.

fonte, fonte, fonte, fonte

Related Post

6 comentários em “Descubra as dez armas mais legais dos Ninjas”

  1. Muito legal! Eu não conhecia esses anéis e nem o Matsubusi…
    Acho que o ninja mais famoso que teve foi Hatori Hanzo, que merecia um post ehehehehe….. Ele trabalhava como instrutor marcial de algum shogum, não lembro se da familia dos Toyotomi ou dos Tokugawa… Mas ele viveu na mesma época do lendário samurai Miyamoto Musashi… Só que aí Musashi ainda era jovem enquanto Hanzo era um idoso e provavelmente já tinha se aposentado. Caso contrário, fatalmente Musashi buscaria por ele pra duelar…eheheh. Muito bom Post…. Todos nós queriamos ser ninjas na infância ehehehe…

  2. Puxa Philipe! Acho que tenho essa revista. Eu comprava qualquer coisa
    que tinha ninjas na capa. Essa não é uma que tem uns ninjas lutando com
    marretas de madeira? Não lembro o nome dessa arma… só consultando
    mesmo. Tinha até uma publicação mensal e uma editora chamada “Ninja”
    especializada em artes marciais, cultura japonesa e afins- Comprei
    também os sete livros do Ashida Kim pela Ediouro-“os segredos do ninja”
    (daí eu descobri que era um cara da Flórida que tinha escrito esses
    livros). Entre 1990/1992 explodiu a chamada “febre ninja” que durou
    pouco tempo mas rendeu muito material para os fãs. O Seriado “O Mestre” é
    bem anterior, passou por aqui de 1985 à 1987.Só teve uma temporada e
    era muito bom. Só uma última coisa que eu me lembrei: a Kusarigama
    também era usada em escaladas.

    • Cara devo estar errado no post, provavelmente, você tá certo. Acho que fiquei com a obsessão de ser Ninja após o seriado e por isso comprei a revista e estava no core da febre ninja em 1990!

  3. À quem se interessar pela arte existem vários Dojo Ninja em São Paulo, procurem por Ninjutsu Bujinkan, inclusive quando você já tá avançado eles colocam uma foto sua no templo da bujinkan do japão cujo objetivo é reunir todo conhecimento ninjutsu das 9 familias que formaram o estilo, as aulas possuem tanto a parte teórica, ritualística, como obviamente as artes marciais.

  4. Na minha infância o top era “kung-fu”, com David Carradine, alguém lembra? Acho que até foi a primeira apresentação dele nas telas. Era um seriado. Tinha alguma coisa de “ninja’, também embora ainda não se falasse muito neles na época.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares