Conspirações bizarras da Cia e o futuro das operações psicológicas

Compartilhe

ciasv8 Conspirações bizarras da Cia e o futuro das operações psicológicas

O conhecimento de aspectos psicológicos envolvidos na disciplina da guerra ou dos conflitos geopolíticos mundiais é algo que vem sendo explorado desde o fim da II Guerra. O próprio Hitler era bastante versado nos aspectos psicológicos de manipulação das massas. Seu poderoso ministério da propaganda foi largamente estudado por nações de todo o mundo em busca de conhecimentos.

Os avanços na tecnologia humana – seja bélica, seja médica ou técnica em todos os níveis, como na informática, revelaram-se poderosas armas e instrumentos técnicos que não podem ser descartados quando se trata de convencer o inimigo a não agir, ou ainda, estimular o caos e a confusão, a desmoralização de figuras e coisas do tipo.

Um exemplo do que eu estou falando, é um sistema chamado “morphing”, uma tecnologia desenvolvida pelo Los Alamos National Laboratory, no Novo México.

O sistema funciona extraindo informações vocais e estilísticas da modulação sonora a partir de 10 minutos de áudio de qualquer pessoa. Digamos que alguém como o falecido Saddam Hussein, que gostava de falar na Tv para o povo iraquiano. Através do software do cientista George Papcun, o computador converte dez minutos de fala em um jogo de montar com áudio, permitindo que qualquer frase seja composta e falada eletrônicamente com a voz da pessoa, neste caso, Saddam.

Com este equipamento, seria possível -e foi um dos planos secretos da CIA fazê-lo- desmoralizar Saddam Hussein, plantando falsas gravações onde ele diria frases que colocariam sua moral e religiosidade em situação vexaminosa. Com isso, os PSYOPS (Um departamento norte-americano especializado em combate no nível psicológico) estimava produzir um estrago na moral de Saddam que poderia significar uma economia de bilhões de dólares em mísseis e vidas.  Segundo uma matéria do Washington Post, o sistema de “audio morphing”  é tão perfeito que poderia enganar facilmente qualquer um.

Pentagon planners started to discuss digital morphing after Iraq’s invasion of Kuwait in 1990. Covert operators kicked around the idea of creating a computer-faked videotape of Saddam Hussein crying or showing other such manly weaknesses, or in some sexually compromising situation. The nascent plan was for the tapes to be flooded into Iraq and the Arab world.

The tape war never proceeded, killed, participants say, by bureaucratic fights over jurisdiction, skepticism over the technology, and concerns raised by Arab coalition partners.

Fonte

Para Hollywood, o instrumento é para efeitos especiais. Para os agentes de inteligência dos EUA, trata-se da arma do futuro. Uma arma engenhosa capaz de aniquilar um ditador ou um regime sem que seja necessário a Washington gastar um centavo sequer com mísseis.

A tecnologia dos sitetizadores de fala vem avançando rápido e uma prova disso é a voz “Raquel” desenvolvida para o software TexAloud . Veja

Para ler mais sobre sintetizadores de voz e seu uso (pode ajudar a blogar!) confira este ótimo post do nosso parceiro Cesar.

De acordo com a matéria do Washington Post, o sistema de audio morphing está alguns anos à frente da tecnologia disponível ao público hoje, tecnologia que uma década atrás, era mera ficção científica.

Atualmente, ainda é difícil mensurar o grau de estrago que um instrumento capaz de gerar vozes de chefes de estado pode causar no futuro, mas imagino que a coisa não vá acabar por aí. A computação Gráfica de alto nível está se aproximando rapidamente de um padrão de qualidade capaz de provocar a total credibilidade no observador, como mostra o vídeo abaixo. Já postei isso antes por aqui. Se você ainda não viu, saiba que esta mulher não existe. Ela é 3d.

Some esta tecnologia disponível hoje a um aperfeiçoamento de mais alguns anos com o sistema de audio morphing e teremos uma réplica de qualquer pessoa, realista o bastante para confundir e ludibriar milhões de pessoas.

O uso deste tipo de tecnologia nos levará ao paradigma de Truman (baseado no conceito de Truman Show – um cara que não sabia que sua vida era um programa de Tv assitido por milhões de pessoas desde que estava no útero de sua mãe. O filme estabelece uma desconstrução do que chamamos e consideramos como realidade. Outro produto que explora este paradigma é a trilogia Matrix.)

Um exemplo de uso da tecnologia para fins militares poderia por exemplo plantar uma falsa entrevista de Saddam para a TV Al Jazeera assumindo que tem armas químicas e dizendo que planeja usá-las contra os EUA. O video plantado poderia facilmente atuar como um fortíssimo instrumento de pressão no senado para a aprovação da guerra contra o Iraque. Saddam poderia ser colocado falando qualquer coisa que interessasse a CIA:  Assumindo ainda apoio ao terrorista Osama Bin Laden e falando tudo que os EUA querem que o robozinho diga para que seja plenamente justificado um bombardeio ao Iraque. Por trás de tudo, estaria obviamente o interesse no Petróleo, e Saddam só pareceria mais maluco ao negar a entrevista, dando ainda mais pontos aos PSYOPS dos EUA.

Para algumas pessoas pode soar como puro delírio de ficção científica imaginar a CIA usando sintetizadores de voz e geradores de humanos realistas 3d para desestruturar e desequilibrar governos inimigos, mas é sempre bom lembrar que a agência de serviço secreto dos EUA sempre esteve envolvida em situações bastante incomuns (para não dizer escabrosas) como os exércitos secretos.

Ao longo do tempo, pelo que se sabe, a CIA já teve pelo menos 18 exércitos secretos plantados em governos e países por notivos variados. Em muitos desses episódios ela falhou retumbantemente, mas também conseguiu algumas vitórias. Nunca duvide do que a CIA é capaz.

Vejamos alguns destes:

1- Simpatizantes Ucranianos

A Cia trinou e supriu de armamentos varias unidades de simpatizantes ucranianos que  haviam sido organizados pelos alemães para combater os soviéticos na II Guerra. A coisa aconteceu de 1945 a 1952. Os soldados secretos da CIA só foram dizimados com uma grande ofensiva militar soviética em 52.

2- Brigada Chinesa em Mianmar

Os EUA financiaram e deram suporte para um total de 12 mil homens em Mianmar no início dos anos 50. Eles eram soldados nacionalistas chineses que se revoltaram contra o comunismo chinês. Foi um tiro no pé da CIA, já que os revoltosos descobriram que era mais jogo monopolizar o comércio de ópio que lutar contra o regime comunista.

3- Bananas e a derrubada de um presidente

A CIA orquestrou a derrubada do governo de Jacobo Arbenz, na Guatemala depois que ele legalizou o partido comunista no país e desapropriou 400.000 acres de plantações de banana da multinacional norte americana United Fruit. A CIA treinou os rebeldes em Honduras e financiou tudo que foi necessário para o ataque ao país, incluindo aviões de caça e bombardeiros. Em 1954 a CIA obteve sucesso e o regime de Arbenz foi derrubado.

4-Rebeldes em Sumatra

A CIA patrocinou rebeldes para tentar depor o presidente indonésio Sukarno. Para isso a CIA mandou operadores de radio e especialistas paramilitares para a ilha de Sumatra, objetivando inflar uma revolta. O exército rebelde apoiado pela CIA atacou, mas foi rapidamente rechaçado e abatido. O Governos dos EUA negou mas a coisa pegou mal pra eles quando um B16 da CIA foi abatido e seu piloto capturado.

5-Cavaleiros Khamba

Depois da invasão chinesa no Tibete, a CIA recrutou cavaleiros Khamba para combater os Chineses. A coisa chegou ao ponto da CIA pagar para centenas de cavaleiros Khamba serem treinados lá nos EUA, no alto das montanhas Rochosas, nas proximidades de Leadville, Colorado.  Os cavaleiros que eram guerreiros ferozes foram treinados em técnicas modernas de combate e depois levados de volta no Tibete. Os Khamba chegaram a contar com 14 mil homens no seu período de glória. Em meados de 1960, eles haviam sido abandonados pela CIA mas lutaram sozinhos contra os Chineses até meados de 1970.

6- Força de Invasão da Baía dos Porcos

Os EUA através da CIA tentaram reunir 1500 refugiados cubanos em Miami no ano de 1960. O objetivo era retomar Cuba. A CIA treinou este pessoal numa base militar na Guatemala e formou um pequeno exército que incluia bombardeiros B-26. A operação foi mal planejada e acabou num belo desastre, com Fidel destruindo, matando e prendendo todo mundo em cerca de três dias.

7- L´armée Clandestine

Em 1962 a CIA recrutou membros das tribos de Meo que habitavam as montanhas de Laos para combater as guerrilhas contra as forças comunistas de Pathet Lao. A unidade chamada L´armée Clandestine foi fartamente patriocinada pela CIA e chegou a 30 mil soldados. Em 1975, o exército era apenas dez mil soldados, que fugiram para a Tailândia.

8-Mercenários de Nung

Os Nungs eram soldados sanguinários que viviam nas colinas do Vietnã. Eles foram contratados pela CIA como um exército mercenário e foram usados em todo o Vietnã. Os Nungs provaram-se onerosos, porque recusavam-se a lutar se a Cia não mandasse fartas provisões, incluindo cerveja e prostitutas.

9-Rebeldes Curdos

No início dos anos 70, a CIA entrou no leste do Iraque com o intuito de organizar e suprir os curdos, que eram rebeldes contra o governo do iraque pós-soviético.  Mas o verdadeiro propósito desta operação foi ajudar o xá do Irã a acertar favoravelmente uma disputa por fronteiras com o Iraque. Depois que o Irã e Iraque chegaram a um acordo, a CIA retirou o apoio aos Curdos, que foram esmagados pelo exército Iraquiano.

10- Cia tentou derrubar Hugo Chavez

Em 11 de abril de 2002, lideres militares Venezuelanos tentaram derrubar o presidente de esquerda democráticamente eleito Hugo Chavez. O golpe desmoronou em dois dias, quando centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas e as unidades militares do país uniram-se aos manifestantes. A administração de George W. Bush foi a única democracia ocidental a não condenar a tentativa de golpe. O motivo disso é que a CIA forneceu membros do grupo de Operações Especiais, liderados por um tenente-coronel emprestado do comando Especial de Operações dos Estados Unidos em Fort Bragg, na Carolina do Norte para ajudar a organizar o golpe contra Hugo Chavez.

Fonte: O livro das Listas – Ed. Record

Dica do post de Carlos Ricci

Artigos relacionados

12 comentários em “Conspirações bizarras da Cia e o futuro das operações psicológicas”

  1. Como sempre Phil, óóóóótimo post. Seu conhecimento, sua retórica e seu vocabulário fazem valer a pena visitar seu site.
    São tantas besteiras que encontramos na net, mas quando deparamos com blogs como o seu, é como se tivéssemos encontrado um verdadeiro baú de tesouros. Ainda acredito que exista inteligência no cyberespaço.
    Sucesso sempre e obrigado pelos créditos.

  2. Ae Philipe, como eu sei que você gosta destes “joguinhos” achei um novo do Star Wars lançado em setembro deste ano, e, segundo o que eu li, foi considerado o melhor jogo do tipo. O nome do jogo é The Force Unleashed (algo como “A Força Desencadeada” ao pé da letra). O jogo é muito animal: você encarna um aprendiz secreto de Darth Vader. Ao que parece o jogo tem dois finais (um canônico e outro não) que estão no YouTube. Já foi cogitado em ser tranformado em um filme pelos produtores (as animações do jogo já dizem tudo) e se passaria entre A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança. Vai ai o link do site do jogo: http://www.theforceunleashed.com. Acho qe valeria a pena um post sobre este jogo. Cabe a você decidir. Valeu, abraço.

  3. Realmente, não é uma teoria da conspiração tão absurda assim. Mas talvez tenha sido muito superficial na análise de como isso poderia afetar o curso das coisas. Sempre, ou quase sempre, haverá uma forma de desmascarar alguma declaração plantada.

  4. Galera o Philipe foi sequestrado por ET’s e na realidade não é mais ele quem escreve os posts… por isso as histórias de sua vida diminuiram enormemente no Blog e de tempos pra cá só posts de teorias da conspiração… É um plano dos ET’s pra um caos geral que vai provocar a 3a Guerra mundial pra facilitar os planos deles de conquistar a humanidade já enfraquecida e nos usar como escravos nas minas de gelo de Marte… Simples hein? O_o

  5. [quote comment="65898"]Galera o Philipe foi sequestrado por ET’s e na realidade não é mais ele quem escreve os posts… por isso as histórias de sua vida diminuiram enormemente no Blog e de tempos pra cá só posts de teorias da conspiração… É um plano dos ET’s pra um caos geral que vai provocar a 3a Guerra mundial pra facilitar os planos deles de conquistar a humanidade já enfraquecida e nos usar como escravos nas minas de gelo de Marte… Simples hein? O_o[/quote]

    muahahahahahahahaha!

  6. [quote comment="65983"]mas com a tecnologia os vídeos também poderão ser analisados para desvendar a dúvida de computação gráfica… sim?[/quote]

    Sim, mas isso tb é relativo, porque não sabemos em quem podemos confiar. A CIA pode arrumar um “especialista” convincente dizendo que o material é real e todos acreditarão. Além do mais, os meios de comunicação dos EUA obedecem cegamente aos interesses do país. è bom lembrar da grande marmota tendenciosa que foi quando os EUA invadiram o Iraque.
    Quem não lembra da Fox News mostrando árabes comemorando a queda das torres gêmeas quando na verdade era um video antigo de arquivo mostrando árabes comemorando uma partida de futebol?

    A opinião publica -sobretudo a dos EUA – é forte e facilmente manipulável. Não creio que isso venha a mudar tão cedo.

  7. Acrescente a lista de Operations as empresas de Executivos de Segurança, Blackwater, Leoshield e a Aviator (Emp. de Carga Aérea). São unidades paramilitares de operações não relacionadas (mercenários), das quais fazem parte são somentes americanos, mas de nacionalidades as mais diversas, em especial os Spetnaz russos, GIGN, SAS, Ex-deltas e até Focas, Vermelhos e os CIGS brazucas.

    Atualmente este é o modo mais seguro pela qual a CIA, NSA e Homeland operam, uma vez que se trata de empresas privadas sem relacionamento direto com o DoD, com contas em paraisos fiscais e contratos de “boca”

  8. Eu sei que o post é muito antigo,mas vou comentar mesmo assim.Não me lembro o nome nem o lugar de nenhum mas já ouvi falar sobre esses casos.

    -A cia suspeitava que um presidente era comunista e para desmoraliza-lo gravou um sextape com um cara com uma mascara dele.

    -A cia não ia com a cara de um governante e pagou pra um grupo de pessoas irem a uma radio e fingirem que eram guerrilheiros comunistas e dizerem que iriam tomar o controle do país.O governante ficou com medo dos guerrilheiros e se mandou.

    Fora os planos que não saíram do papel para matar o Fidel Castro (charutos com toxina botulínica,uma concha-bomba pra ele pegar quando estivesse mergulhando,uma amante contratada para botar veneno na bebida dele) ou desmoraliza-lo (borrifar spray alucinógeno onde ele fazia os pronunciamentos,usar um material radioativo para fazer os pelos dele caírem). 

  9. No Exército Brasileiro existe um curso de Operações Psicológicas dentro do curso de Operações de Comandos (É o curso de treinamento militar mais difícil do Brasil e um dos mais difíceis do mundo…).
    Esqueça o Tropa de Elite, é no curso de Operações de Comandos que estão os verdadeiros sinistros…
    Esse curso é pré-requisito pro curso de Destacamento Operacional de Forças Especiais.
    Só os verdadeiros fodões entram e se formam…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.