Conheça a bizarra iguaria chamada Shipworm

Compartilhe

Já ouviu falar de Shipworm? Basicamente, trata-se de uma espécie de verme que comia o cascos dos navios quando eles eram de madeira. Esse bicho era um problema sério para a embarcação de madeira, porque ele se prendia no casco e começava a comer a madeira, abrindo um caminho por onde ia penetrando, tal qual um cupim.

Logo, era como ter um navio repleto de buracos que pareciam ate feitos com furadeira de tão perfeitamente comidos.

O nome popular dessa criatura parecida com um verme é “turu”. Segundo nos diz a Wikipedia, os turus são um grupo de  amêijoas de água salgada, com longos e macios, corpos lisos. Embora pareçam minhocas, são moluscos  bivalves da família Teredinidae . Esses animais conseguem abrir seu caminho em qualquer madeira usando um par de muito pequenas conchas que usam como se fosse uma mandíbula.

Shipworm Conheça a bizarra iguaria chamada Shipworm

Às vezes chamado de “cupins do mar”, eles também são conhecidos pelo nome comum “Vermes Teredo” ou simplesmente Teredo , a partir da língua grega.

Teredolites Conheça a bizarra iguaria chamada Shipworm

O bicho faz jus ao seu apelido de “cupim do mar”.

O bicho causou enormes problemas econômicos ao longo da história, porque antes, praticamente tudo era de madeira e eles comiam todo o madeiramento submerso dos cais, como no da Holanda, por exemplo, que precisava sempre ser refeito. Anos de pesquisa sobre como lidar com esse bicho levaram à descoberta de como evitar que ele comesse os cascos dos navios. Bastava revesti-los com tinta à base de cobre, porque o cobre tem gosto ruim e o verme logo desistia.

As pessoas comem esse troço cru.

Pegue seu saquinho de vômito e confira que legal este video:

fonte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.