BBB é um saco. A tv é um saco. Tá tudo um grande, enorme e enrugado saco.

Compartilhe

encher o saco BBB é um saco. A tv é um saco. Tá tudo um grande, enorme e enrugado saco.Tenho dois amigos que trabalharam em edições diferentes do BBB. Curiosamente, ambos comentaram comigo que foi o pior trabalho da vida deles.
Um era cinegrafista e ficava filmando a casa. ele dizia que nada podia ser tão chato e maçante. Talvez só a atividade policial de fazer campana pra pegar bandido.
O outro, coitado, tinha o trabalho mais detestável que existe no mundo do BBB. ele digitava tudo que os caras da casa falavam para os fanáticos pelo show receberem no celular.

Pensando sobre isso, eu reconheço que a fórmula tá batida. A idéia, embora muita gente não goste e eu sinta um quê de “dizer que não gosto me faz parecer mais sofisticado”, está realmente batida. O sucesso deste programa não está na beleza da decoração da casa nem no apresentador. Está na seleção do elenco (como não são atores, acho que não posso chamar de elenco. Em todo caso, hoje usam este termo até para escalação em futebol, então, que se dane!) que segue um “formulão”. Coisa chata da Rede Globo é a tendência que ela tem de cristalizar “formulões”. Há formulão para novela (alguém vê novela de época fora do horário das seis?) Há formulão para jornalismo (existe algum jornalismo da globo onde se debate um assunto? Não. Só apresentações atrás de um balcão, seguindo os modelos clássicos das emissoras americanas) Há formulão até para os roteiros de novela, que seguem o padrão do que deu certo. A globo acha que o universo de telespectadores é imutável. Assim, se deu certo antes, dará certo de novo, e de novo, e de novo ad eternum.
Parte deste comportamento é facil de explicar. A Globo inovou muito na dinastia Boni, dos anos 70 ao final dos anos 90 quando ela dava 90 pontos de audiência, às vezes mais.
Conforme a evolução no setor, a Globo começou a amargar alguns prejús de audiência. A coisa piorou de vez quando o Boni saiu e entrou a Marluce.
Hoje, ainda líder a Globo sente a respiração da Record no cangote. Não há mais margem para erros. Nem experimentação.
Cada vez mais a Globo usará a lógica de só copiar o que funciona.

Mais do que uma casa cheia de gente o programa começou gradualmente a migrar para o campo que a emissora domina, que é a novela. Tornar um monte de marmanjo enclausurado em algo divertido foi relativamente fácil para quem entende de fazer novela.
Em certos momentos, a manipulação é sutil, apenas com uma música. Em outros a manipulação chega a pontos graves, como cortar certos trechos e fazer edições maliciosas de comentários feitos em diferentes momentos parecerem feitos num determinado mesmo momento.

Para perceber que há maracutaia, basta observar que as pessoas que assistem à transmissão 24h do show (não sei como alguém assina isso em sã consciência) costumam ter opiniões diferentes dos que assistem apenas ao trecho curto e cheio de edições da Rede Globo.

Ninguém tira da minha cabeça que quando este show começa, no primeiro dia, quando todos são desconhecidos ainda, o Boninho já sabe quem será o vencedor.

Ontem eu perdi minha virgindade do BBB 8 esperando para ver pela enésiam vez o Jurassic Park 3.

Engraçado ver um trechinho daquilo sem conhecer ninguém, sem entender o que se passa nem do que aquelas pessoas estão falando.

A Tv vai mal. Bem mal…

Esta foi a conclusão que eu cheguei vendo BBB e pensando sobre o estado atual da Tv. Tudo se copia no Brasil, PQP! A Rede Tv tem uma novela que é gravada na Argentina e pelo que parece, repete deslavadamente uma série que a própria emissora acabou de passar, Desperate Housewifes. O Sbt só passa as mesmas porcarias importadas da Televisa. Uma merda. A única coisa maneira que a Televisa já produziu foi o Chaves/Chapolin. Até o BBB é comprado da Endemol.

Sem Tv a cabo desde que rodamos a baiana com os putos da Sky que tentaram nos ROUBAR, estamos num mato sem cachorro aqui em casa. Resta-me apenas assistir ao telejornal da Band e o resto praticamente todo da TVE.

Até os filmes que passavam tarde da noite, no corujão e etc estão ficando chatos. Eu gosto de ver os filmes que passam muito tarde, quando a Tv reduz seu desespero por audiência e assume uma posição mais relaxada. Algumas como o SBT e TVE saem do ar. A globo passa coisas antigas e boas como “Ensina-me a viver”, ” A última despedida de solteiro”, ” O exorcista”… Coisas que não passa normalmente.

Ontem (hoje, hehe) passou A profecia II. Eu não ia ver. Jurei que não ia ver mas… Que diabos, eu acabei vendo.

Eu não gosto de ver A profecia, porque já fui pancado com este filme.

Um dia, quando ainda morávamos em Juiz de Fora, eu devia ter uns oito anos, acordei no meio da noite e fui ver Tv. Estava começando A profecia II, justamente o filme que eu vi antes de dormir. A profecia II é um filme sobre um menino que descobre gradualmente que é o anticristo. Com o 666 marcado na cabeça e o escambau. Eu vi este filme numa idade que não devia e isso acabou mexendo com meus miolos. Durante muitos anos eu encasquetei que eu era o Anticristo. Eu morria de medo daquela idéia, mas ela passou a me perseguir. Eu comecei a observar se sentia alguma coisa quando entrava na igreja, porque (na minha cabeça daquela época) eu devia sentir alguma coisa ruim, alguma sensação horrenda ou sofrimento (como o garoto do filme sente ao tentarem fazer ele entrar numa igreja) doido. Mas nada. Eu não sentia absolutamente nada. Com o tempo, aquela sensação de ser o “Dêmo” foi passando e eu fiquei bom. Mas me lembro que foi um certo sofrimento conviver com o medo de ser o Anticristo na Terra. Quando eu ia cortar cabelo ficava morrendo de medo e fantasiava que a qualquer momento o barbeiro ia olhar e …

– Meu Deus! Vejam! O menino tem o 666 na cabeça!
-Oh, não!
-Vejam, ele é o Anticristo! O filho do diabo! Vamos matá-lo! Matem-no!!!

Eu tinha muito medo de que aquilo de Aticristo fosse real e nos tempos da primeira comunhão isso era tão assustador que minha imaginação me colocava no papel principal.

Tirando um ou outro filme, a programação da Tv está chata. Tá tudo um saco. Um grande, enorme e enrugado saco.

Artigos relacionados

19 comentários em “BBB é um saco. A tv é um saco. Tá tudo um grande, enorme e enrugado saco.”

  1. Eu desisti de televisão. Nem TV a cabo eu ando assistindo. Tenho um aparelho de TV no meu quarto, mas nem antena tem. Só pra ligar o videogame. Ou o PC pra ver um filme ou desenho, mas é bem raro.

    E BBB é terrível.

    Prefiro ler. Bem mais divertido! hehehehe

  2. Há anos não assisto TV regularmente, salvo algum desenho infantil nostálgico quando não estou trabalhando. Filmes, cinema ou locadora no final de semana. Anime só baixado de mesa branca, na TV ou qualquer DVD versão merdinha pra criança hiperativa estado-unidense é um espetáculo de Ctrl+X.

  3. Concordo completamente com vc, eu amante de filmes,tb acho que não só a tv está um saco, mas, como tb o cimema mundial está. Na tv não tem nada que acrescente algo útil na cabeça das crianças, não tem nada que preste pra aumentar sua visão em qualquer assunto. Que saudade que tenho dos desenhos antigos como Xerra, reman, cavaleiros dos zodiacos, cavalo de fogo e smarf ai smarf eu amava.hj até os desenhos apelam pra propaganda imbutida em mensagens subliminares. No cinema tb não está diferente é raro hj em dia vc pegar um filme e vc não descobri o final só no ler a sinopse. Acontece muito raramente. Ex: Hj assisti Eu sei quem me matou, n foi tão dificil descobrir o assassino, ma, tem um certo suspense que te deixa duvidar do final..
    bom eu acho melhor me afundar num livro de Clarice lispector, Dan, entre outros.
    BJS

  4. “Concordo completamente com vc, eu amante de filmes,tb acho que não só a tv está um saco, mas, como tb o cimema mundial está.

    Ariana”

    Concordo. O Cinema norte-americano está uma bosta! ¬ ¬
    Ano passado o único filme memorável que vi no cinema foi Zodíaco, que aliás é o melhor filme do David Fincher, melhor até que Clube da Luta! 😀

  5. Eu vi ontem o filme também, mas nunca pensei que eu era o capeta não. Sobre o BBB8 eu ainda não vi nenhuma vez, mas assim como você acabarei sendo pegoi de surpresa antes que isso tudo acabe.

  6. Depois q eu coloquei banda larga aqui em casa, eu deixo a tv ligada soh pra dar um som ambiente, mas nem presto atenção. Só de vez em qdo, eu vejo um noticiário.

    Agora esse negócio do anticristo… hauhauhuahahua

  7. Há tempos que não vejo TV. Depois de um tmepo você não sente a mínima falta. Assisto filmes que baixo no pc e vídeos interessantes no youtbe, se quiser uma boa história ou algo pra me distrair leio um livro.
    Minha TV ta de enfeite aqui há 1 ano =P

  8. Sabe q eu até que assisto BBB?(não me apedrejem pseudo intelectuais!rs) É que acho divertido,por mais incrível que possa parecer rsrsrs
    Mas,como outras pessoas acima,também assisto Tv bem pouco,assisto BBB(quando tá na época) e Programa do Jô.Por não ser muito fã de filmes,só assisto vídeos de humor e clipes no youtube.
    Preencho meu tempo lendo e ficando na internet.TV não faz falta como eu achei que faria =p

  9. A tv brasileira está bem desinteressante. E curiosamente existem pessoas absolutamente interessantes no país. Falta bons programas de entrevista e bons programas de musica. Ambos são relativamente fáceis de fazer. Não entendo essa necessidade de repetir formulas e estruturas consagradas.
    Vejo por exemplo poucos assuntos científicos sendo apresentados e debatidos na tv. Quase sempre é uma coisa rápida, cheia de animaçãozinha para ficar palatável e numa linguagem excessivamente simplória.
    Ok, vão dizer que o publico não tem nível, não tem cultura. E a Tv contribui para isso piorar à medida que baixa a qualidade para obter mais espectadores. A disputa por quem nivela mais baixo gera Ratinhos e Jacarés (peseudo-ratinhos)
    A tv busca anunciantes e se observarmos hoje os anunciantes das tvs abertas são em 90% as casas bahia, cervejas e produtos de massa como margarinas e sabão em pó. MAs será que só donas de casa assistem Tv?

  10. Concordo totalmente com o seu último comentário, Philipe.

    Realmente existem pessoas muito interessantes no país,mas talvez o problema esteja em que essas pessoas não assistem TV.
    E,na minha opinião,mesmo que assistissem,elas são a minoria,infelizmente.E nenhum canal faz programas para a minoria.
    Já cheguei a achar que a solução solução seria ter canais específicos para os temas que você citou(um BOM canal de música,com entrevistas durante a programação,um canal de assuntos científicos interessantes),mas essa solução é um tanto iniviável,pois convenhamos que nenhuma emissora sobrevive com pouca audiência,o que seria o caso dessas emissoras.

  11. Sem condições de assistir tv aberta..
    miseravelmente o q posso fazer para desintoxicar meu cérebro de tanta porcaria exibida é asistir alguns filmes pela tv a cabo.. e q por sinal esta deixando a desejar… neste fds, por exemplo, 90% dos filmes exibidos eram repetidos.. aff.. tem q ter mt saco!
    obs: Adoro sitcoms americanos estilo.. Ulgy Betty, Friends, Two and a half man, na maioria os velhos…tipo seinfeld [classico]

  12. Esse Big Bródi é uma chatisse, é tão chato que nem uma manada de elefante aguenta!
    Como eu faço um som, prefiro pegar uma revista preibói que tem uma sonoridade boa se batida levemente contra uma superfície macia, e fico batendo caxeta.
    Assistir Big Bródi não dá.

  13. Bem o comentário do BROWN foi original rsrsrs…
    Bem eu também já desisti de tv aberta, raramente assisto canais de musica ou a tv aparecida (nada relativo a religião mesmo pq tenho os sinais de ser do lado negro da força, mas também não fico encanado)que de vez em quando, quando não esta pedindo dinheiro para comprar tijolos mostra uma entrevista regional ou algo do genero de certa forma interessante…
    No BBB só vejo quatro regras
    1- Traia
    2- Realize um falso romance
    3- Minta, tipo invente um genero e finja que é comboy, garota de programa etc…
    4- Mantenha a calma fazendo-se de vitima.
    Com isso a pessoa se mantem na casa e principalmente com o item 4 prende a galera que assiste…(detalhe percebi isso em um final de semana que fui meio obrigado/convidado a assistir com parentes).
    BBB e varios outros que tem por ai, ouçam a lógica assista se quiser mas consciente de que esta gastanto seu tempo de vida como um egocentrico, porque acreditar o que se passa ali sem comentários…

  14. Graças s Deus (e ao meu bom senso) eu nunca assisti ao famigerado programa “big brócolis”. Vejam só: a idéia deste ridículo programa era reunir POPULARES, COMPLETAMENTE DESCONHECIDOS, em um confinamento e submetê-los a pequenos “testes”. Pois bem, na versão brasileira desta porcaria televisiva, nenhum dos participantes é realmente um popular: sempre já estiveram “enfiados” na mídia de alguma forma (como exemplo temos a Sabrina Sato, ex-dançarina do Faustão, Grazi, Miss Brasil, entre outros…). E, com relação aos “testes”, simplesmente foram abolidos! Os idiotas… quer dizer, participantes têm apenas que conseguir ficar lá! Nada de provas nem testes… Fraude maior eu nunca vi! Pelo menos naquele antecessor deste lixo, o “no limite”, as pessoas eram realmente testadas (sou obrigado a admitir que o no limite eu vi).
    Para a globo: se toca e para de inferiorizar nossas mentes! Coloque conteúdo em seus programas e exclua de vez da programação esse “big bother” (não esqueci um “r” não… traduzam “bother” e entenderão).

  15. Eu nao vejo tv a muuuuuito tempo.. abandonei ela e troquei pelo pc, soh uso a tv pra assistir o que roda no dvd, basiqcamente filmes e animes
    Ganho mais conversando no msn, desenhando ou tentando fazer meus bonequinhos do que perdendo tempo assistindo novela ou BBB q nem os viciados dos meus pais que ate colocam aquelas coisas pra gravar quando nao tao em casa.. vai entender =_=

  16. Bom eu concordo, discordando com vc,risos, eu gosto de uma novela mexicana, acho q fui contagiada quando tinha meus 9 anos e comecei então á ver carrossel, bom mas algumas novelas da televisa são forçadas, isso eu admito, a dublagem tbm contribui ainda mais.Concordo com vc com relação ao BBB,antes era legal,por ser novidade no ar, mas agora parece “vale a pena ver denovo”,péssimo foi essa ideia de paredão triplo…ai ai, por Deus!!!tá parecendo novela mexicana,digo uma novela mexicana forçada, só falta a dublagem.E por falar em novela, as novelas da Globo,nem to vendo mais,estão repetindo atores demais!!!
    Enquanto tiver uma novela mexina razoável pra eu ver e um filme jóia, meu video VHS tá gravando!
    Abraço!

    PS:quando vier novamente pra cá (Varginha)… vem de carro rsrs

  17. eu também perdi o gosto de assistir tv,não tem nada de manhã, tarde ou noite(com raras excessões).antigamente eu ficava vidrado, das 8:00 da manhã ás 12:30 assistindo os melhores desenhos que a globo passava, e também assistia os animes na saudosa manchete,eram bons tempos…hoje?tem o que? tv bobinho,manhã pior,os programas nojentos da rebosta e erreidetv.hoje só tem frescura, boiolagem,frufru,ana maria praga e outras joças na televisão de quinta.viva os animes e tokusatsus!morte a esses desenhinhos fracotes e programas de receitas insuportáveis,se eu pudesse, mandava todas essas merdas pros quintos dos infernos!que se faça uma nova vanguarda na tv .

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.