Aurora Boreal vista do espaço

A aurora boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Podem ser observadas durante a noite ou no fim da tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares carregando partículas do espaço com o campo magnético do planeta Terra. O fenômeno não se restringe apenas ao nosso planeta, ocorrendo também em Júpiter, Marte e Saturno.
Veja o espetáculo aqui da Terra:

Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando aconteceu no pólo sul é chamado de aurora austral. Estes fenômenos são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro.

A aurora boreal pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. As cores podem variar muito como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes aparecem em várias cores ao mesmo tempo.

Em momentos de tempestades solares, a Terra é atingida por grande quantidade de ventos solares. Nestes momentos as auroras são mais comuns. Porém, se por um lado somos agraciados com este lindo show de luzes da natureza, por outro somos prejudicados. Estes ventos solares interferem em meios de comunicação (sinais de televisão, radares, telefonia, satélites) e sistemas eletrônicos diversos.

As auroras boreais são relativamente bem conhecidas, sendo filmadas e fotografadas há décadas, mas uma aurora vista do espaço é algo igualmente interessante e pouco visto:

Legal, né?
Fonte

Related Post

5 comentários em “Aurora Boreal vista do espaço”

  1. eu achei legal,mais n sabia que ela enterferia nos meios de comunicaçao nao,nunca vi ela mais dizem por ai que ela e muito bonita pelas fotos tambem achei bonita mais de perto deve ser melhor

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares