As lentes mais interessantes do mundo

Quem acompanha este blog sabe que eu sou um amante da fotografia e de vez em quando, “dou minhas cacetadas”. Muitas pessoas costumam me escrever para perguntar sobre lentes, e como usar a lente certa, como adaptar, onde comprar… Há muito assunto sobre lente fotográfica possível, e de fato este é um assunto que nunca se esgota. Até porque, sua lente vale sempre muito mais que o corpo da câmera fotográfica!

É tanto assunto relacionado com lentes fotográficas que já até pensei em fazer um blog só sobre este assunto, porque quando você começa a fuçar no assunto lentes… Meu é um MUNDO!

Aqui está um post sobre algumas das lentes mais curiosas do mundo, e com algumas que talvez você nunca irá usar.

 

1. lente retrato Petzval com bokeh controlado: Lomography Petzval 58 Bokeh Art Controle

%name As lentes mais interessantes do mundo

A Lente Cult Petzval foi novamente no centro das atenções em 2013, quando a comunidade a ressuscitou após campanha Lomography no Kickstarter.  Essa lente foi originalmente projetada em 1840 por Joseph Petzval.

Ela usa um sistema tradicional abertura Waterhouse (Waterhouse). Os resultados das fotos com essa lente são de uma nitidez impressionante e extrema, ao mesmo tempo o bokeh suave dela é insuperável.

Uma lente que é atualmente é vendida por cerca de US $ 600.

2. Super lente grande angular olho de peixe: Nikkor 6 milímetros F / 2.8

Como usar uma porra dessa sem pagar mico, me diga?

%name As lentes mais interessantes do mundo

 

Essa lente é tão grande que precisa quase de uma mochila só pra ela!

A seis milímetros Nikkor F / 2.8 tem um campo de visão de 220 graus, que significa que ela pode disparar e registrar até o que está atrás do fotógrafo! Essa lente monstra é composta por 12 elementos em 9 grupos, trabalhando em conjunto para impulsionar os cinco Kg que compõe esta maravilha da engenharia óptica.

A Nikkor 6 milímetros inclui seis filtros embutidos de balanço de branco. Um modelo dessa lente rara foi vendido em Londres por 160.000 dólares.

3. Abertura joselítica: Carl Zeiss Planar 50mm f / 0.7

Maluco, F/0.7! É uma Joselitice! Mais claro que isso e vira o olho do Predador!

%name As lentes mais interessantes do mundoInicialmente, a lente foi desenvolvida em 1966 com um objetivo bastante ambicioso: A NASA queria imagens do lado escuro da lua. ISso significava duas palavras-chave: Precisão e claridade.

A pesquisa resultou na Carl Zeiss Planar 50mm f / 0.7 – uma das lentes com a maior abertura já criadas. A porra da lente é foda e raríssima! Um total de apenas dez cópias desta lente foram feitas!  Uma permaneceu na Carl Zeiss, seis peças foram adquiridas pela NASA, e o Stanley Kubrick comprou três. A Planar 50mm f / 0,7 Kubrick foi usada pelo diretor para filmar cenas iluminadas apenas por velas no filme “Barry Lyndon”.

4. Super Lente: Carl Zeiss Apo Sonnar T * 1700 milímetros F / 4

%name As lentes mais interessantes do mundo

Tem gente que curte muito brincar de mega-zoom. Eu sou um, mas quem me dera ter à mão esse colosso de 1700mm! Hoje ela está defasada, mas quando foi lançada essa lente com design curioso chamou a atenção. A Carl Zeiss mostrou pela primeira vez a lente em 2006, na Photokina na Alemanha. A Carl Zeiss Apo Sonnar T * 1.700 milímetros F / 4 foi projetada especificamente para fotografia de “caça” no Estado do Qatar. A ideia é usar a lente para fazer aquelas belas imagens de leões que parecem pertinho… Tipo do Nat Geo.

O preço continua a ser um mistério. Sabemos apenas que a lente é composta por 15 elementos em 13 grupos, e projetada para médio formato.

5. Falando em tele: Sigma 200-500 mm f / 2.8

Pouca gente sabe que para fazer uma teleobjetiva (lente de dar zoom), quanto maior o “zoom”, menor a quantidade de luz que entra na câmera. Assim, uma lente tele (de zoom) custa caro na proporção direta com que ela deixa a luz entrar no maior zoom que conseguir dar. Assim, é impressionante esse monstro que mais parece uma bazuca da SIGMA.

%name As lentes mais interessantes do mundo

O que impressiona mesmo é que a Sigma 200-500 mm f / 2.8 tem um foco de mega alta velocidade, ideal para fotografar esportes. Com um simples teleconverter 2x pode facilmente aumentar a gama de distâncias para até 1000 mm.

O preço desta lente teleobjetiva começa em 26.000 dólares. O pessoal costuma zoar quem tem isso, mas é inveja!

6. Canon 5200 milímetros F / 14

Ter essa porra é quase ter um telescópio astronômico em casa. Veja o canhão acima e entenda que esse colosso precisa de um duplicador para chegar a 1000mm! Esse maluco aqui em baixo tem uma lente de CINCO MIL E DUZENTOS MILÍMETROS!

%name As lentes mais interessantes do mundo

 

Deve dar pra fotografar a bandeira dos EUA na Lua!

Essa lente gigante precisa de um carrinho para poder ser levada de um lugar para outro. Ela pesa mais de 90 kg sem apoio! Apesar da minha piadinha da bandeira da lua, essa lente serve bem para fotografar em detalhes objetos entre 30 a 52 Km de distância! Foram feitas apenas três cópias da Canon 5.200 milímetros F / 14; uma delas foi vendida no eBay por US $ 50.000 há alguns anos atrás.

7. velocidade e precisão: Leica Noctilux-M 50 mm f / 0,95

%name As lentes mais interessantes do mundo

A empresa alemã Leica é conhecida por sua tecnologia de alta qualidade e preço salgadinho. Ela lançou a lente Leica Noctilux-M 50 mm f / 0,95, deixando todo mundo perplexo.

Embora não seja a maior abertura na história, essa é a lente asférica de mais alta abertura. Apesar da grande abertura, Noctilux-M, foi apelidada de “King of the Night” mantém uma alta nitidez (pra quem não sabe, ao entrar muita luz a imagem tende a perder nitidez).  A Leica anunciou como uma lente que “supera a percepção do olho humano de velocidade.”  O preço estabeleceu-se no campo de mais de 10.000 dólares.

8. bokeh original o projeto “bolhas”: Meyer-Optik Trioplan F / 2.8

%name As lentes mais interessantes do mundo

Recentemente lançaram uma campanha no Kickstarter para levantar fundos para o relançamento da lente lendária Meyer-Optik Görlitz Trioplan 100 milímetros f / 2.8, que se tornou popular na década de 60. Esta é uma outra lente com um padrão único de bokeh na zona de confusão, que é popularmente chamado de “bolhas de sabão.” Inicialmente, a lente era fabricada numa das maiores fábricas ópticas na Alemanha, fundada por Hugo Meyer no final do século XIX. A versão moderna da lente Meyer-Optik Trioplan F / 2.8 estará disponível em outubro a um preço de 1000 dólares.

9. Focagem pontual: Lensbaby Composer Pro 50

%name As lentes mais interessantes do mundo

Essa lente esquisita faz coisas curiosas. O melhor dela é o preço: Por 299 dólares você pode obter uma lente única que permitirá fazer fotos criativas e mergulhar em um jogo divertido de desfocagens seletivas. Eu quase comprei esta lente pelo menos duas vezes na vida.

A mais comum é a cinquentinha, mas existem variações na lente de 35 mm e 80 mm 379 dólares e 499 dólares respectivamente.

10. olímpica gigante: Canon 1.200 milímetros F / 5.6

%name As lentes mais interessantes do mundo

A gente costuma ver os caras com lentes parecidas com esta perto da borda de campo na copa do mundo, ou nas Olimpíadas. É fácil de reconhecer pelo bocão da objetiva.  É a Canon 1200 milímetros F / 5.6. Ela é uma lente super telefoto com 13 elementos em 11 grupos que apareceu pela primeira vez em 1984. A lente foi lançado para os Jogos Olímpicos de Verão em Los Angeles. Graças à enorme gama de distâncias focais, foi destinada para fotografar esportes e vida selvagem. Foram produzidas menos de 100 cópias. Uma delas foi vendida em Abril de 2015 pela B & H por 180.000 dólares.

11. Tá com dindim sobrando? Vai na Leica APO-Telyt-R 1: 5,6 / 1,600 milímetros

O príncipe do Catar pagou por essa lente nada menos que  2 milhões, seiscentos e quarenta e cinco mil dólares, tornando-a a lente mais cara do mundo.

%name As lentes mais interessantes do mundo

Sabe-se que existem duas cópias de Leica APO-Telyt-R 1: 5,6 / 1,600 milímetros, cuja especificações detalhadas não foram divulgadas. O comprimento da lente é cerca de 1,2 metros e pesa cerca de 60 kg.

 

fonte

Artigos relacionados

Comments

comments

9 comentários em “As lentes mais interessantes do mundo”

  1. O que mais me chamou atenção foi que algumas são misteriosas. Ia ficar bacana se você botasse uma foto que cada uma tira, mas vou pro Google hehe. Excelente post!

  2. Leio seu Blog tem uns cinco anos, mas somente hoje resolvi comentar.

    Primeiramente parabéns pelo Blog, e obrigado por não ter realmente dado um fim nele.

    Eu adoro fotografia, sou um amador que sempre busco aprimorar as técnicas, por este motivo eu apoio 100% se um dia você decidir criar um Blog de fotografia, principalmente se você mostrar um tutorial das Gambiarras Macgyver que você faz com suas lentes.

    Abraços.

  3. É legal mencionar que o f/xx também influencia no campo focal da foto. Se a lente é uma F/1.8, a profundidade dela é definida, deixando o fundo desfocado. Uma F/1.4 tem esse efeito muito mais claro, criando um ponto focal muito específico. Qualquer coisa um pouco antes ou um pouco depois daquele ponto vai ficar desfocado.
    Comprei uma 50mm f1.8 por causa disso. Queria ter pego a 1.4 mas faltou $$$ 🙁

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.