As dez mais loucas versões da musica do Mario

Mario? Que Mario?

Não, não é aquele que te carcou atrás do armário, mas sim o personagem possivelmente mais famoso ( e antigo) do mundo dos jogos, o Mario Encanador, conhecido originalmente como “jumpman”:
As dez mais loucas versões da musica do Mario

Pois é, meu amigo. Hoje em dia, do jeito que o mundo está, saber a história dos personagens de videogames é tão importante (ou mais, dependendo da área que você queira trabalhar) quanto conhecer a história de pessoas famosas ou vultos históricos, como Mussolini, Cleopatra, Tales de Mileto, Moisés, Hitler, Luis XVI…
Para quem não sabe, o Mario é um personagem ficcional, criado por Shigeru Miyamoto em 1981.
Curiosamente, o Mario só existe por causa do Popeye – Aquele do desenho animado, que comia espinafre e dava porrada no Brutus.
A história que envolve os dois é a seguinte: No início dos anos 80, a Nintendo possuía os direitos de uso do personagem Popeye e Shigeru Miyamotio estava trabalhando num jogo com o Popeye. Ele chegou a fazer o jogo do Popeye, mas logo que terminou, a Nintendo acabou perdendo os direitos de uso do personagem comedor de espinafre, e com isso, Shigeru foi obrigado a fazer um novo jogo. Dessa vez deram a ele liberdade criativa e ele inventou seu próprio personagem. Nascia ali o Jumpman, ou Mario, que viria a ser o mais longevo personagem de jogo da história e hoje, a mascote oficial da Nintendo.
Em termos de jogo, a coisa mudou pouco. O troço era basicamente a mesma coisa que ele já havia feito para o Popeye, sendo que agora era o jumpman que saltava (daí o nome) através dos níveis para defender uma princesa (que antes era a Olívia palito) do Brutus, (na nova versão um gorila, o Donkey Kong).

Este é o Jumpman original
Este é o Jumpman original

O nome Mario surgiu graças a uma coincidência. Para dar destaque ao bigode do boneco, foi adicionado um nariz protuberante no personagem do jogo. Nesta época os jogos eram de baixíssima resolução, o que obrigava o programador a criar o desenho programando-o pixel a pixel.
A solução do bigodão ajudava a esconder a boca, o que deixava menos trabalho para o criador. Do mesmo modo, o chapéu ajudava a esconder os cabelos, reduzindo o tempo na preparação dos sprites de animação.
Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario Segalli, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que levou a mudança do nome Jumpman para “Mario”. Sabemos que algum tempo depois, Mario ganhou um irmão, Luigi. Ao que parece, o nome de Luigi foi criado a partir da existência de um restaurante italiano, situado ao pé da sede da Nintendo, chamado “Mario & Luigi’s”. A informação em questão não foi confirmada, mas parece plausível.
Curiosamente, o Mario não era um encanador, e sim um carpinteiro. Mario só mudou de profissão quando a Nintendo lançou o jogo Mario Bros, pois a solução de canos era uma idéia engenhosa para criar a transição entre as fases. Daí, de carpinteiro para encanador, a mudança foi direta.
O jogo explodiu em vendas. Consoles foram criados, milhões de games vendidos em todo o mundo e assim toda sorte de memorabilia foi vendida com a imagem do Mario. Dos jogos eles saltaram para desenhos animados, séries e até longa metragem, destacando-se como um dos personagens mais rentáveis de toda a industria dos games. É certo que a história do videogame seria diferente da que vemos hoje se Mario não existisse. Muitas das coisas do jogo tornaram-se cults.
Uma das coisas mais conhecidas da franquia Mario é a musiquinha. Daí surgiu esta idéia de catar as dez versões mais curiosas da musica do Mario. Confira:

1- Tema de Mario a capella (com bônus do tetris, entre outros clássicos do vdeogame. Muito legal este video)

2- Tema de Mario tocado num CD. (veja o video e fique bolado como eu fiquei)

3-Tema do Mario “tocada” por uma cortadora a laser (o som provém das engrenagens!)

4-Carrinho de controle remoto e garrafas cheias de água. (muito bizarro!) Note a cara de espanto do vigia.

5-Régua? Incrível!

6- A musica tocada no Theremin

Curioso sobre este estranho instrumento? Leia o post sobre ele.

7-Piano

8-Versão Orquestrada:

9-Contra-baixo:

10-Versão tocada (CARACA!!!) com a Mão:

11(bônus nerd)- Musica do Mario tocada com bobinas tesla:

fonte

Related Post

13 comentários em “As dez mais loucas versões da musica do Mario”

  1. DEUS! Eu me acabei de rir com o carinha da mão! A cara dele enquanto fazia aqueles sons quase fatulentos foi a melhor parte! E o pior foi que ele tocou todo o repertório do Mario, não só a música tema… Esse merece o primeiro lugar. Ótimo post!

  2. O do Cd me parece bem simples: há um leitor adaptado no braço do antigo toca-discos, com conexões caminhando por dentro da extensão do braço e se acomodando no resto do sistema, instalado dentro da estrutura que antes acomodava as traquitanas do velho tocador. O motor que girava o vinil agora gira o CD e as conexões que transmitiam o som da agulha, que não existe mais, agora transmitem o som do leitor digital. Na verdade foi usada a estrutura do aparelho antigo pra acomodar o sistema digital necessário pra tocar o CD. A única coisa que se perdeu, provavelmente foi a capacidade de pular de faixa, controlada por um motor de passo, que, por ter sido substituído pelo velho motor, agora não faz mais do que girar em diferentes rotações.

    • Interessante. Olhando parecia que o cara tinha simplesmente colocado um CD no toca discos, e dava vontade de fazer a burrice de fazer o mesmo pra ver se funcionava. hahah.

    • Seguinte 2 coisas, primeiro, se você acha que um leitor de CD vai ler na mesma velocidade que um LP? Você ta muito enganado, um leitor precisa ir muito mais rapido que isso para ler os dados magneticos, e tambem os dados não são gravados em sequencia como em um LP, e segundo, você conserteza não entendeu o que ele disse no final do video, um LP tem uma agulha que identifica vibrações no formato da musica e converte em som, o que ele fez foi colocar uma agulha em um alto falante e usala para riscar o CD com as vibrações. Até ai parece simples, só queria saber como ele fez isso com tamanha delicadeza e perfeição…

  3. Muito bom o post,

    O kra da mão é ilario… ele deve usar algum creme ou sei la oq na mão para ajudar a produzir os sons ahhuahuahu…
    Mas ficou faltando um soberbo que tem na net, o kra toca o tema do mario com duas guitarras ao mesmo tempo… saka so:

    http://www.youtube.com/watch?v=aZpD0btOZx8&feature=related

    tinha que ser japa ne heheh… 😀
    Abraços

    • Eu já tinha visto este cara aí, mas como eu tb já tinha colocado o do contrabaixo, evitei este porque pareceria a mesma coisa. (eu achei que o contrabaixo era uma guitarra bombada)

  4. Muito boa a lista!!!

    Mas no piano… esse japa é imbatível!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=VeU5rv68rZ4

    Sei q o video é grande e tal… mas assistam até o final porque só vai ficando cada vez melhor… principalmente pra quem jogou todos eles, do Nintendinho 8bits até o 64… reparem q o primeiro tema o cara toca de olhos vendados!!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares