As bonecas sinistras do sótão

Compartilhe

O meu amigo Samuel Ribeiro deu a dica deste assunto bastante estranho. Tudo começa com esta foto que é um tanto quanto macabra:

A2KIJ 1024x765 As bonecas sinistras do sótãoEste macabro lugar estaria localizado no porão de um restaurante em Phoenix.

Diversas questões podem ser levantadas a partir dessa estranha fotografia, sendo que a principal delas é: O que diabos um monte de bonecas faz ao redor do que parece ser uma boneca com cabelos compridos (peruca humana?) diante de um prato com uma taça de metal em cima, numa espécie de tablado cheia de moedas? Aparentemente, ao longo do tempo, as pessoas tem jogado moedas para essa estranha composição. Arte ou algo maldito?

Fico imaginando você descendo lá pela primeira vez e dando de cara com esta cena. Então, lentamente, as bonecas viram a cabeça na sua direção!

Bonecas são figuras naturalmente perturbadoras, é verdade. Quem não se lembra daquele estranho post da ilha das bonecas, que é outro lugar que dá calafrios? 

Mas a questão que fica é: Que porra é essa, afinal? Quem fez? Pra que? Por que?

Que ritual estranho é este montado com bonecas no subterrâneo de um restaurante? Se estivéssemos num conto, eu poderia imaginar que dentro de cada uma dessas bonecas está o espírito de uma criança assassinada num misterioso ritual. Mas cá no mundo real, as coisas podem ser diferentes (nem sempre, é verdade).

Ao que parece, essa estranha situação em Phoenix se deu em função da recente tendência de reocupar espaços abandonados e decadentes. Essa tendência, em crescimento nos últimos 5 a 10 anos, fez com que surgissem diversos pontos comerciais onde antes eram garagens, depósitos e galpões. É possível ver isso ao trafegar pela sétima avenida, repleta de casas velhas transformadas em bares, restaurantes e cafés. Dessas muitas reocupações, uma delas ocorreu numa antiga loja de departamentos abandonada desde 1940.

Este lugar foi batizado de Hanny´s.

img 7638 As bonecas sinistras do sótão

O tal Hanny´s é um tipo de restaurante modernoso “hypster”. É um pouco pretensioso, mas ainda acessível e peculiar, com uma fantástica seleção de coquetéis refinados, sanduíches de boa qualidade  e outros comestíveis, como uma pizza famosa localmente.

gallery photos18 e1433361988395 As bonecas sinistras do sótão

A história deste imóvel é particularmente interessante. Mais que somente um restaurante de comida da moda, o prédio passou por maus momentos em sua história. O prédio deixou de ser a loja de departamentos chique em 1980, e foi incendiado nada menos que três vezes desde então. Mas não foi obra de maníacos ou terroristas. Na verdade, o prédio estava sendo usado pelos bombeiros da cidade como área de testes de incêndio. Depois ele acabou sendo comprado, já em frangalhos pela prefeitura de Phoenix que o colocou numa reforma que durou três anos.  Aparentemente, isso alimentou algumas lendas urbanas sobre o prédio macabro. Algumas dessas lendas diziam que se você subisse pelas escadas veria acima de sua cabeça estátuas vermelhas ladeando as escadas. Outra lenda diz que descendo as escadas rumo ao subterrâneo você chegaria a … alguma coisa estranha. O porão, que é um lugar enorme e que poderia estar sendo usado para ampliar a área comercial do prédio, é basicamente  um grande espação vazio. Há um monte de bicicletas velhas que se amontoam num canto, em meio a canos e outros objetos esquecidos.  O lugar seria perfeito para uma franquia do Clube da Luta…

Outro elemento estranho é uma moldura de porta que está em pé, (sem a porta) no meio do porão. Para muitas pessoas, uma moldura de porta sem paredes em uma sala estranha sempre evoca o sobrenatural, como uma passagem entre mundos…  Mas o mais importante, neste porão além de tudo isso está este lugar que parece saído de um pesadelo:

img 20140228 233301 836 As bonecas sinistras do sótão

A cena é tão estranha que dá calafrios nas pessoas.  O que será que acontece aqui? Num pequeno espaço que mais lembra uma jaula, fechado com alambrado, está um balcão com bonecas reunidas ao redor, como numa grotesca montagem pós apocalíptica da última Ceia.

Pelo que consegui levantar até o momento, não há uma explicação clara para a montagem das bonecas ali. Aparentemente, os caras do Hanny´s são tão bons em marketing viral que conseguiram atrair grande atenção para seu porão abandonado apenas dispondo bonecas velhas e assustadoras numa montagem específica, e jogando umas moedas ali. Sabemos que essas bonecas não estão na mesma posição desde sempre, como podemos ver por estas outras fotos abaixo:

img 7607 1024x683 As bonecas sinistras do sótão

%name As bonecas sinistras do sótão

Assim, se eu tivesse que dar uma justificativa para este lugar tenebroso, eu diria que o fato do Hanny´s ter se especializado em servir refeições tarde da noite para os comensais que saem de festas, boates e etc, torna boa a ideia de um porão assustador. Tudo começa a fazer um certo sentido. Imagina você bebendo cerveja com seus amigos fazendo apostas sobre quem consegue ir sozinho lá em baixo jogar uma moeda para as bonecas macabras? Isso deve rolar direto. Ao mesmo tempo, esse negócio deve atrair muita gente “alternativa”, curiosa para saber que porra é essa, que claro, acaba consumindo no Hanny´s antes de criar coragem para descer aos confins do mistério.

fonte fonte fonte

Artigos relacionados

7 comentários em “As bonecas sinistras do sótão”

  1. Ah, moleque! Que bom q o MG voltou. Mata a gente do coração não. Não sei se ele agüenta outra dessa. VC reparou que a boneca central ta fazendo chifrimhos com a mão? Tenso!

  2. Ah, pra mim é que nem vc colocou na matéria mesmo Philipe, puro marketing, até porque, se já muddaram as bonecas de lugar e mais, então é porque o hype nisso tudo só tá ajudando a popularizar! A idéia é genial.

  3. Particularmente tendo a acreditar que alguns ããã, invisíveis fiquem por alí. E para mostrar simpatia ou tirar o azar as pessoas joguem lá uma moeda. Segundo dizem, o Universo não é apenas mais estranho do que imaginamos, é muito mais estranho do que podemos imaginar.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.