Aqua Rex parte 2 – Cobrindo com massa

Compartilhe

Dando continuidade ao Aqua Rex, ( se você ainda não viu os posts anteriores, aqui está o conceito e aqui está o esqueleto) chegou a hora de começar a meter massa em cima da estrutura. Minha massa estava velha, parada por muito tempo e me deu um certo trabalho ter que marretar ela até que ela ficasse mole novamente. Começo a parte de massa com a cabeça do monstro. A cabeça é crucial para qualquer peça. Não adianta ter um boneco com ótimo corpo e cabeça tosca. Se eu tivesse que dividir o peso de importância de partes do boneco, eu diria que o corpo tem peso 6 enquanto a cabeça e as mãos tem peso dez. Mas isso não é nada científico é só uma opinião minha mesmo, baseada na pratica com miniaturas de chumbo de  25mm.Começo a cabeça com uma bola de super sculpey. Com as mãos eu vou ajustando a forma dela, apertando dos lados, na frente, em cima e embaixo, até ela pegar a forma da cabeça do monstro. Nesta fase , é  importante ficar de olho na referência para não ficar muito diferente. Mas é fato que igual, igualznho, tipo xerox é mais complicado. Como esta peça não é comissionada nem nada me obriga a fazer exatamente idêntico ao conceito, me sinto mais relax para fazer do meu jeito.

CIMG0487 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0488 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Eu marquei a área dos dentes com um corte na massa. Nesta peça resolvi inovar e não modelei os dentes separados. Eu cortei eles entalhando na príopria massa. O resultado pratico disso são dentes mais firmes, mais aderidos à estrutura, pois são parte dela e bem mais tempo esculpindo, hehe.

CIMG0489 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Aqui eu marquei a área de cada dente e começo o lento trabalho de modelar cada um deles, e depois fazer a gengiva. Esta parte é muito trabalhosa, mas é gostoso, não nego.

CIMG0490 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0491 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Alguns minutos de diversão depois, já estava assim. Faltava ainda a parte debaixo. Tentei encontrar uma referência de dentes que fosse uma forma intermediária entre os dentes da baleia (que não é baleia) orca e os de um Trex original. Então saiu estes dentes que são cônicos, levemente inclinados para trás, porém, mais curtos.


CIMG0492 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Aqui eu faço a parte debaixo, e em seguida modelo os barbilhões. Os barbilhões são importantes para acentuar o aspecto aquático do monstro. Eles tem uma razão de ser no design da criatura e nos dão infrmações sobre o ambiente que a criatura vive. Certamente ele nada em pântanos, charcos e foz e rios bastante lamacentos, pois a função do barbilhão é ajudar o animal a se localizar em águas com baixa visibilidade. Isso explica também o olho pequeno em relação ao corpo.

CIMG0493 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Eu tive que dar uma escavada para criar uma órbita mais larga para o pequeno olho do monstro. Fui forçado a fazer isso para acentuar o aspecto ameaçador, já que toda hora ele parecia que estava feliz.

CIMG0494 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0495 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0496 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

De frente ele parece mais um Trex tradicional. Mas o legal é isso, de lado ele dá uma certa sensação de salamandra, meio réptil, meio peixe.

CIMG0497 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Encaixei a cabeça no esqueleto só pra ver no que ia dar. hahaha. Ficou engraçado. Parece um frango alien raquítico.

CIMG0499 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Então, eu separo a cabeça e começo a trabalhar o corpo. O trabalho no corpo se resume a apertar pedaços de massa na estrutura. Esta parte é bem chata, porque não tem muita criatividade envolvida.

CIMG0500 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0501 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Depois de uma hora estava assim. Com mais volume corporal. Nesta fase é importante se preocupar com os aspectos físicos em termos de músculos do monstro. Um livro de anatomia de dinossauros ajudou.

CIMG0502 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0503 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

São varias camadas de massa. Usei massa de diferentes cores aqui. Mas são todas polyclay, da Fx arte. A cinza é poliesculp macia e a marrom é poliart. Elas são miscíveis entre si.

CIMG0504 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Então eu vou aplicando mais e mais camadas de massa, criando priemiro os musculos e depois uma camada generosa de gordura corporal. E o aspecto de Tiranossauro Rex começa a aparecer. Os araminhos ali na área dos braços são aqueles arames de fechar o saco do pão. (material barato e muito útil!)

CIMG0505 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0506 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0507 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

E o trabalho de blocar o corpo continua, por horas a fio, para suplício dos meus dedos, hehe.
CIMG0508 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0509 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Quando eu ja estava de saco cheio de só engordar o monstro, resolvi moidelar um dos pés. Aqui só tem três dedpos porque o quarto é um tipo de dedo mutante que prolongou uma enorjme membrana. Falando em membranas, eu vou fazer o monstro todo sem as membranas e só vou colocar elas no final.

CIMG0510 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0511 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Fiz o pé inclinado para dar uma sensação de leveza, para parecer que ele não está ticando o chão. O segredo é esconder o ponto de contato com a vegetação e as pedras do fundo do lago.

CIMG0512 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Aqui está um detalhe do pé trazeiro, também pensado pra não parecer encostar em nada.

CIMG0513 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0514 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Aqui a gambiarra vista por trás. Depois eu penso como solucionar esta bolha de durepoxi abaixo do pé do monstro. Provavelmente meterei a retífica nisso e arrancarei fora.

CIMG0515 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0517 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Modelando os bracinhos.

CIMG0516 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Testei com a cabeça e o pescoço estava comprido demais. Optei por dar um ajuste nisso e cortei com alicate boa parte do pescoço.

CIMG0518 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Ajustando a cabeça no pescoço.

CIMG0519 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Modelando as guelras.

CIMG0520 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Preparando para fazer a barbatana dorsal.

CIMG0521 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Modelando a conexão das nadadeiras que brotam na base do maxilar

CIMG0522 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

Colocando membros que brotam da cauda

CIMG0523 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0527 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0528 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0529 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0530 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0532 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

CIMG0533 Aqua Rex parte 2   Cobrindo com massa

É isso. Em breve outro update com o detalhamento e acabamento. Fiquem ligados.

Artigos relacionados

48 comentários em “Aqua Rex parte 2 – Cobrindo com massa”

  1. Opa! Primeiro! Quem diria, rsrsrs….apesar de quem enquanto escrevo tudo isso alguém já pode ter passado na minha frente…who knows….ei! isso tá ficando lindo Philipe! Parece que vai ser um dos melhores que você já fez! Mal posso esperar o resultado final! Abraço! Trovão

    • o amigo tudo bem
      então eu gosto de tudo que envolve a arte e tambem principalmente escultura
      faço algumas formas de silicone
      se o interessa..
      obrigado

  2. Caraca realmente , você é muito féra!!!
    continue assim cara ta mto otimo isso se eu conseguise fazer apenas a parte do arame eu ja me sentiria o cara entao quem diga fazer isso sjiaojsoiajiosjaoj mto bbom msm prbéns! :gasp:

  3. ta muito louco mesmo… aonde que voce aprendeu a fazer modelagem e escultura, velho?
    eu to procurando algum lugar pra fazer… foi de fora do pais?

    • Cara eu apenas comecei a fazer. E fui vendo onde eu errava e tentando consertar e foi assim. Na época era durepoxi. Aí virei profissional e fazia miniaturas de RPG (as matrizes dos bonequinhos de chumbo) Modelar não tem mistério não. É prática. É só pegar e fazer.

  4. Está ficando muito massa!!! Gostaria de saber também aonde você aprendeu a fazer, ou com que material de base foi se aperfeiçoando (apostilas, internet…). Acho muito legal essas esculturas! Vendo teus passo-a-passo da uma vontade louca de querer fazer também, heheh.

    • Tipo, eu nunca fiz curso, apenas comprei a massa, o material e comecei. É colocar a mão na massa e meter brasa. Não tem mistério. Parece difícil, mas é facílimo!

  5. Oi,
    Anda dedicando muito tempo ao bicharoco.
    Está ficando super legal!!!
    Parabéns
    Espero que a pintura no final fique ao mesmo nível.
    Vai assustar os seus convidados 🙂

    Abraço, Phil

  6. Olá, eu acompanho seu blog a algum tempo (cerca de 1 ano), e acho que esse é meu segundo post 😀 Eu já aprendi muitas coisas, úteis e curiosas, e gostei muito desse seu bixano, você tem outras esculturas prontas? existe algum post aqui no blog com alguma?

    Se houver deixa o link aqui pra mim 🙂

    Seu blog é muito bom, é o único que acompanho e ascesso cerca de 3 vezes na semana, desejo cada vez mais sucesso pra você!

    Desculpa o português, mas é que tenho 15 anos, e não gosto muito de estudar 😉

  7. Simplesmente incrível cara … o sua representação é ótima … nem está finalziada e ja da para perceber os detalhamentos e acabamentos minuciosos que você atribui ao modelo … meus parabéns.

  8. Você poderia postar algo sobre os HDB (homens de bem) falar sobre quem são, etc.. eu mesmo não sabia o que era, e me arrependi de saber, principalmente qd vi o video do palhaço que matou o cachorro a pauladas.

    • É sim. só que de outro fabricante. A cabeça foi feita em super sculpey, que eu ainda tinha um pedaço aqui. Como modelei a cabeça muito tarde, não dava pra marretar a massa e tive que usar a sculpey que já tava mole. (era outra cabeça, mas eu destruí ela para fazer a cabeça do dino)

  9. Muito Bom Gump… agora o A.R está ganhando sua forma real, vendo o passo-à-passo dá vontade de TENTAR rs fazer um tbém… mas sei que é difícil e não levo jeito para artes 🙁
    Tenho uma dúvida a parte da barbatana dorsal, vc colocou arame ou só a massa mesmo?

    Se para quem desenha muitas vezes sofre para fazer os pés e mãos, cara o pé do Tirano está excelente as garras expressam que ele realmente está em velocidade, ela está meio curvada (cunhada) legal parabéns!!!

  10. Confirma pra mim, são esses os produtos q tu usa?

    http://fxarte.entrelojas.com.br/catalogo/produtos.phtml?qy1=FsYVdSZmNISnZaSFYwYnowMU1qRXk=

    http://fxarte.entrelojas.com.br/catalogo/produtos.phtml?qy1=FQYVdSZmNISnZaSFYwYnowMU1qQTA=

    http://fxarte.entrelojas.com.br/catalogo/produtos.phtml?qy2=kkYVdSZmNISnZaSFYwYnowMU5UTTU=

    Flw

  11. eu sempre fico muito de cara com seus bonecos. sempre me dá vontade de tentar modelar também… mas parece tão difícil :argh:

    o cara que fez o design original do bicho já viu como tá ficando? ele vai virar seu fã depois disso, hahaha

  12. Cara muito 10… seu trabalho, e como sempre inspirador!
    Esse aqua rex show, quase tão bom quanto o lobisomem, que pra mim é um dos seus melhores trabalhos…
    Me baseando nos seus tutos ja montei alguns bonecos, e sei que o trabalho não é fácil… mas com perseverança, se pode fazer mágica..

    Acompanhando e aprendento…

    • Que bom, cara. Fico feliz que os tutos ajudem. Esculpir é parecido com andar de bicicleta. No início é bem complicado e parece até impossível. Mas com o tempo, fica mais facil. (se bem que tem certas esculturas que são muito complicadas mesmo)

  13. Porra, monte de foto pesada da puta que pariu.
    Se fosse boneco de mulher pelada ainda ia, mas uma puta duma viagem dum dinossauro escroto? Tá doido. Já vi posts melhores!

  14. Muito bom Philipe, acompanho seu blog a algum tempo já, mas nunca escrevi aqui rsrs.
    Fico impressionado com a facilidade de vc modelar os musculos e a anatomia dessas criaturas, excelente também as idéias de esculturas que vc tem.
    Vc disse que vai fazer também um efeito de água nessa escultura ? essa eu quero ver hein.

    Abraços cara, vc é genial, aliás………foi vc que me inspirou a criar um blog também rsrsrsrs
    Té mais

    • É um grande prazer saber que eu inspiro os leitores a criar. Mas não sou genial. Sou sem sossego mesmo.
      Eu tb tô curioso para ver como vai ficar a água. Amanhã tem update!

  15. Philipe, parabens pelo blog que alegra minhas manhãs 🙂
    Sempre inovando e surpreendendo o leitor!
    O Aqua Rex é motivador e gostaria de tentar esculpir algo tmb.
    Você teria condições de bolar tutoriais de como esculpir essas peças e todos os materiais usados?!
    Se possivel pode enviar para meu email.
    Continue contando historias no banco de ônibus branco …
    Run Forrest Run!
    [email protected]

    • Thiago, os materiais que eu uso são sempre os mesmos: Epoxi, polyclay, arames, tintas, resinas.
      Em cada artigo de escultura eu falo sobre eles. Confira no lobisomem sinistro, no Varmod contra o monstro e na vovó elfa e seu madruga.
      No meu site antigo http://www.portifolium.com.br/philipe tem uma seção artigos cheio de bonecos lá. Eu explico em mais detalhes ainda o passo a passo e os materiais usados.
      Abração

  16. Parabéns amigo, belo trabalho, estou começando agora e estou em busca de dicas, como vc fez a textura do couro (pele, ranhuras) gostaria muito de algumas dicas, se não for muito incomodo e você puder me mandar algum material para me ajudar. vou continuar te acompanhando.
    abç
    [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.