A torre das olimpíadas de 2016

Olha só que legal esta dica do Brunno, lá do Virou Zona:

O desafio passou por conceber uma estrutura vertical localizada na ilha de Cotonduba que, além de ter a função de torre de observação, se torne num símbolo de boas-vindas para quem chegar ao Rio de Janeiro por via aérea ou marítima, uma vez que esta será a cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2016.

Projetada pelo gabinete RAFAA, sedeado em Zurique, na Suíça, e denominada «Solar City Tower», esta estrutura foi escolhida como a resposta adequada à proposta inicial e tem a potencialidade de gerar energia suficiente não só para a aldeia olímpica, como para parte da cidade do Rio.
Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

A sua concepção permite-lhe aproveitar a energia solar diurna através de painéis localizados ao nível do solo, ao mesmo tempo que a energia excessiva produzida é canalizada para bombear água do mar pelo interior da torre, produzindo um efeito de queda de água no exterior. Esta água é simultaneamente reaproveitada através de turbinas com o objectivo de produzir energia durante o período noturno.

Estas características permitem atribuir o epíteto de torre sustentável a este projeto, dando continuidade a alguns dos pressupostos do «United Nation´s Earth Summit» de 1992, que ocorreu igualmente no Rio de Janeiro, contribuindo para fomentar junto dos habitantes da cidade a utilização dos recursos naturais para a produção de energia.

A Solar City Tower engloba ainda outras funcionalidades. Anfiteatro, auditório, cafetaria e lojas são acessíveis no piso térreo, a partir do qual se encontra o elevador público que conduzirá os visitantes a vários observatórios, assim como a uma plataforma retráctil para a prática de bungee jumping.

No topo da torre é possível apreciar toda a paisagem que circunda a ilha onde estará implementada, bem como a queda de água gerada por todo o sistema que integra a Solar City Tower, tornando-a um ponto de referência dos Jogos Olímpicos de 2016 e da cidade do Rio de Janeiro.

Legal, hein? Só espero que não desviem a verba.

Particularmente eu sou bem descrente com relação a isso. Acho o projeto muito legal e tal, atrairia muitos turistas e tudo mais, porém, eu creio que isso não passe de um projeto prospectivo do escritório de design tentando ver se descola uma mordida na bufunfa da olimpíada. Não creio que tenha sido levado em conta uma série de fatores que atrapalham esta ideia, que é muito bonita o papel.

1-De onde partem os barcos para acesso à ilha?

2-Atracadouro na ilha, caladro, rochas e etc

3-Por que colocar a geração de energia para a cidade do esporte tão longe? (a base é lá na Barra)

4-De onde que os malucos esperam obter a potencia elétrica necessária para iluminar tudo tocar elevador e ainda tocar as bombas que vão puxar tanta água? Painel solar? hahahaha, PQP neguinho fumou um. Só pode. Painel solar tem uma baixíssima taxa de rendimento. Seria necessário cobrir umas três ilhas dessas aí de painel solar para tocar as bombas.

5-Impacto ambiental. Um projeto desses em uma ilha (todas as ilhas são da Marinha, o que obrigaria boa vontade da Força, algo que nem sempre acontece) é o tipo de coisa que os burocratas do IBAMA gostam de ferrar. Vão pedir cem mil licenças ambientais e farão de tudo para não dar certo. (criar a dificuldade para vender a facilidade)

Baseado em tudo isso, eu acho que isso aí não vai dar em nada. Curiosamente, por isso mesmo é algo que tem a cara do Brasil e das olimpíadas de 2016: É coisa muito bonita, mas é só pra inglês ver.

Related Post

17 comentários em “A torre das olimpíadas de 2016”

  1. Bom, legal í, mas se vão realmente fazer isso em 6 anos, provavelmente n, e se chegarem a fazer, com certeza terá um desvio monstruoso de verba, como de costume.

    que gastem o dinheiro fazendo uma coisa util para a cidade. melhorem policiamento, redes de esgoto e tratamento de água…[2]

    …escolas, hospitais…

    alguem tem idéia de quanto vão gastar inicialmente nisso daí?

  2. É impressão minha ou essa torre também será a pira olimpica????

    E considerando que estamos falando de Brasil, óbvio que vai rolar desvio de verbas que deveriam ir para áreas como saúde e educação, mas como o brasileiro só é brasileiro a cada 4 anos e vive de pão e circo…

    • Falou tudo. O Brasil vive de pão e circo. Eu estava até achando que o Lula ia vetar o aumento dos aposentados, se aproveitando do esquema pão e circo da COPA.
      O triste é saber que a atitude não se deve a achar ou saber que os aposentados mereçam ou precisem, mas por uma mera questão eleitoreira, de saber que a oposição usaria isso contra ele e a Dilma, caso vetasse.

  3. Porra, que absurdo! O negócios das “olim-piadas” é tão tosco que empata com merda da copa! Os cartolas encheram tanto o saco com as coisas de trazer a copa e as olim-piadas para a terra tupiniquim qe os gringos jogara a toalha, ou form trouxas de acreditar na lenga-lenga megalomaníaca. Só quero ver de camarote as grandes bostas que serão estes eventos. Já melou a cidade de São Paulo porque ninhém tá nem aí para o Morumbi (nem os emos são paulinos choram por ele), e o tal do trem-bala que era o símbolo de uma tal modernização do país foi pras cucuias e nem tão mais falando dele. O risível empenho político de quem falava da pseudo importância do país perante o mundo, que o mundo respeita o Brasil, e blá, blá, blá…foi pro ralo. A única coisa que me consola é que eu quebre a cara e tudo dê certo! Mas pelo andar da carruagem, (digo da carroça puxada pelos burros)teho minhas dúvidas.

  4. Incrível como esse país é uma piada!!
    Tanto dinheiro que vai ser investido ( e lavado ) na COPA, poderíamos melhorar muita coisa que o povo brasileiro realmente precisa, como educação, saúde, saneamento básico e muito mais…
    Mais fazer o que, MUITOS agora tem orgulho de ser brasileiro pq vai ter COPA e OLIMPÍADAS aqui…todo mundo unido por esses jogos..
    Mais na hora de se unir e mudar essa cambada de filha da puta que fica lá em Brasilia, ninguém fala nada, nem a merda da imprensa que manipula toda essa merda!!!
    Brasil, arruma a casa primeiro, depois faça festa!!!

    • POis é. Dá uma raiva danada de ver o povo se anestesiando com copa, carnaval, micareta e etc. Mas mudar o que se estabeleceu em termos políticos no Brasil beira o impossível. Eu não consigo ver uma maneira de fazer isso sem ser com uma revolução armada. O problema é que os grandes defeitos políticos se dão por conta de um sistema viciado, onde o cara que poderia mudar não vai querer votar em algo que prejudica a ele mesmo. Sem uma reforma política, tributária e eleitoral séria, vamos continuar nesse belo cenário de hollywood, onde lá pra quem vê de fora é uma maravilha, tudo show de bola, mas quem conhece por dentro, sabe é que é um belo cenário para inglês ver, perversamente planejado.
      O que me conforta é que o Brasil já foi bem pior do que é hoje. Mas o cúmulo da mediocridade é se nivelar por baixo. Eu queria que o Brasil oferecesse serviços e tivesse um padrão de vida equivalente ao dos Suíços, já que imposto pra isso a gente paga.

  5. Concordo com tudo que vocês falaram, mas já pensaram como se fosse uma ciência exata e outra humana? digo, hospitais, escolas sempre são coisas importantes, mas quem pode dizer o mesmo de estádios, monumentos e outros? afinal qual a melhoria que isso tras para o país? Mas me diga qual a primeira imagem que vem na sua cabeça da França, de Roma, dos EUA e até do Brasil? são obras que tem custo enorme mas aplicação infima ou nenhuma para o país.

    Por isso falei de ciências humanas e exatas: uma você vê facilmente a aplicação, enquanto a outra é distante essa visão. Mas digam-me: Itaipu, Rio-Niterói ou o Cristo Redentor que é o símbolo do Brasil?

    Se puderem leiam a Matéria da super deste mês e verão que Copa ou Olímpiadas não valhem seu custo financeiro, porém a média da alegria do povo é apenas mensurável a um grande aumento de salário. O custo financeiro não vale, mas o custo humano e esportivo, esse sim, valerá.

  6. Eu achei extremamente brega e de mal gosto.
    A ilha em si já é uma beleza muito maior que um Totem jorrando água..
    Duvido muito que passe as leis ambientalistas. Deve ser fantasia de internet mesmo..

  7. é a coisaaaaaaaaaaaaaa mas ridiculaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…

    o mundo ja ta acabando.. i ainda faz uma coisa inutil dessa..
    vai pegar o dinheiro.. e si preocupar com coisas mais importantes.. como a fome.. miseria… violencia..

    O BRASIL [ brasileiro;] só sabe esconder a cara..

    mostra realment a verdad.. pq pra mim.. NUM É ESSA BoNITEZA TODA NAUM !!

    I ALEM DO MAS.. OS GRINGOS.. CONCERTEZA SAB Q BRASILEIRO É TROXA.. I TM Q LANBER O CU DELES MSMO ..

    PQ NAUM FAZEM ISSO LA FORA.. QUANDO UM BRASILEIRO VAI VISITA-LOS!?!?!??! ..

    BOM! A NATUREZA TA AI.. COBRANDO TODOS..
    ESPEROS Q A TSUNAMIS COLABOREM..!!

    SI QUER Q O BRASIL CRESÇA.. VÃO SI PREOCUPAR COM TODOS AQUI DENTRO… !!

  8. SÓ QUERO SABER.. SI ALGUEM MUITO ” IMPORTANT” COM UMA CONTA ALTISSIMA NO BANCO .. TA LENDO ISSO ..
    OU QM TA PLANEJANDO ESSA PORRA..

    MANDA UM RECADINHO..!!

    LOCOS SÃO AQUELES Q TM IDEIAS IDIOTAS DESSA..!!!

    TODOS Q SÃO CONTRA ISSO.. ESTÃO CERTO!!

    VAMOS DERRUBAR ISSO ..

    NOS NAUM PODEMOS DEXAR FAZER ISSO ..
    O TERRITORIO NUM É D TODOS COMO ELES ” PESSOAS GRANDES ” FALAM..
    I PQ NAUM PEDIRAM A OPINIÃO D TODOS..””””””

    ORDIANRIOS..

    SI KEREM SI FUDEM.. VÃO PRO ESPAÇO.. FAZER TORREZINHA D AGUA..!!!!!

    A TERRA TA CANSADAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares