30 Clipes que eu gosto

Sharing is caring!

Voltando aos posts de listas, que eu já estava sem fazer há um tempão, resolvi listar alguns dos clipes que eu gosto. Essa escolha de clipes não se dá pelas bandas, pelos artistas, pelas musicas. Clipe é muito mais que apenas a musica. Eu não sou (é importante que se diga) um prolífico conhecedor de musica ou mesmo de videoclipes. Mas gosto é gosto. Neste post irei listar alguns clipes que gosto para além de suas musicas e tentarei entender o porque disso. Obviamente que minha memória não é lá essas coisas, e por conta disso posso realmente cometer o crime do esquecimento com algum. Nesse caso, se você lembrar de algum clipe inesquecível, cita aí nos comentários pra nós. O Youtube esta cheio de clipes, mas também esta repleto de videos de musica, e video de musica não é a mesma coisa que clipe.  Então se for indicar, certifique-se de indicar clipes, ja que este é o tema do post.

1- Thriller

 

Thriller é um clipe que não pode faltar em nenhuma lista de melhores clipes do mundo. Esta não é uma lista dos melhores do mundo, mas certamente Thriller é o melhor videoclipe do mundo. feito num tempo em que revolucionou a linguagem audiovisual e impactou em diversos níveis a sociedade de consumo musical, Michael Jackson deixou sua marca mais indelével neste clipe sensacional, que muito provavelmente é o meu clipe preferido de todos os tempos. A maquiagem é de Rick Backer, que ganhou o oscar com a mutação de Lobisomem Americano em Londres. A produção é milionária e de primeira. Michael fez incríveis clipes depois deste, como Bad, Remember the Time e Beat it, mas acho que nenhum dos seus trabalhos subsequentes em videoclipe, chegou no padrão de Thriller.


2- Another Brick in the Wall

Neste clipe, temos uma outra narrativa cinematográfica, algo que eu gosto muito em videoclipes. Uma sucessão de imagens cruas traz a sensação de opressão escolar que reflete muitas opressões mundiais. A estética vitoriana desse clipe ajuda a conceber um clima de opressão e medo. Destaque para a cena em que crianças são convertidas em seres sem personalidade e quase sempre iguais pela “máquina”. E é a máquina que mói as pessoas. Revoltas, ditadores, revolução. Este clipe ensina mais que muito livro por aí. Por tudo isso, este clipe é uma obra prima.

3- Take on me

Este videoclipe do A-Ha é muito bacana, não só por contar uma historinha, mas por remeter aos quadrinhos. Esteticamente ele é foda. Imagino o trabalho de doido que deve ter sido rotoscopiar tantas cenas para montar este clipe. Mas o resultado final é fantástico. O A-Ha fez alguns bons clipes em meados dos anos 80 e este é um ótimo exemplo.

4-Wicked Game


Eu gosto especialmente deste clipe pela musica e pela fotografia. Wicked Game é considerado por muita gente um dos videoclipes mais sensuais jamais realizados. O fato de eu ter passado boa parte da minha adolescência pensando em como seria sensacional ficar numa ilha deserta com essa dona aí também contribui para minha admiração pelo trabalho.

5-All is full of Love

Pegue o All is full of love da Bjork e compare-o com o clipe aí de cima, e você vai notar uma ligeira semelhança. All is Full of love é o Wicked game do futuro… E com Robôs. O clipe é foda. A estética é tão fenonemal que o diretor Chris Cunningham acabou premiado pelo clipe. Esse está no topo da minha lista de “clipes que eu queria ter feito”.

6-Worried About Ray


Feito em homenagem ao mestre Ray Harryhausen, que criou muitos efeitos especiais de filmes antigos, como os filmes do Simbad, este clipe da banda Hoosiers mostra um carinha chamado Ray com o qual me identifico muito. Talvez por isso eu goste tanto deste clipe.

7-The Unforgiven

Este clipe do Metallica me chama atenção pela musica que é ótima e casa perfeitamente com a estética do filme. Imagens pesadas e bastante carregadas emocionalmente. Uma combinação que ficou bastante poderosa.

8-Like a Prayer

Eu acho que a Madonna é uma bosta de atriz, mas tenho que reconhecer que em clipe ela manda MUITO bem. Like a Prayer é um dos clipes do tipo que tem história e é um dos que eu mais gosto da Madonna.

9- Frozen

Frozen é o clipe da Madonna que eu mais gosto, porque tem uns efeitos muito massa. A musica é boa, casa com o visual sombrio do clipe.

10- Total Eclipse of the heart

Engraçado como este clipe da Bonnie Tyler tem gente que gosta e gente que odeia. Ele parece mesmo muito sem sentido a principio, com imagens que parecem não combinar muito. Mas eu acho tudo isso muito bem construído para refletir uma poesia visual que não é muito fácil de colocar claramente no video. (eu admito que este clipe tem algumas coisas meio ridículas, como os carinhas subindo aquela escada, mas até isso fica legal nele)

11- Making Love out of nothing at all

Porra este clipe é piegas pra caramba, eu sei. Rola até um romancezinho de novela nele, e as interpretações são dignas do Malhação… Mas meu, eu gosto deste clipe.

12-Welcome to the jungle

O Guns tem uns clipes bem legais. O primeiro que eu vi foi Welcome to the Jungle. Acho que inclusive, a primeira vez que eu vi este clipe foi no dia da inauguração da MTV. Duas coisas que eu curto neste clipe é ver como o Axl se esforça para ser fodão, literalmente se descabelando no palco, enquanto Slash o é sem fazer absolutamente nenhum esforço. A outra coisa é a cena da lavagem cerebral, que provavelmente é uma referência ao Laranja Mecânica do Kubrick

13- Crazy

Este clipe é bom porque reúne duas beldades de primeira “catiguria”. A musica do Aerosmith até ajuda, mas quem rouba a cena mesmo são as meninas Alicia Silverstone e Liv Tyler, que resolvem cabular aula e dão uma pirada profissional pelo mundo.

14-Hunting Hi and Low

Outro belo videoclipe do A-Ha é este aqui. Muito bom do ponto de vista estético, que casa bem com a trilha. É de um tempo que não havia computadores para fazer trabalho pesado, então tem um bom valor por isso também.

15- Say,Say,Say

Este clipe contém todos os elementos para um enorme sucesso. Difícil é não gostar de alguma coisa nele. Temos o Michael das antigas, o Paul McCartney e a mulher dele. A musica é boa, o clipe é super bem dirigido e a fotografia me agrada. Pra completar tem historinha… Porra, não dá pra pedir mais que isso.

16- Hello

Neste clipe, Lionel Richie é um professor perdidamente apaixonado por sua aluna cega. Parece até aquelas histórias de romance mela-cueca da sessão da Tarde. Mas algo me diz que é de propósito. Tudo neste clipe romântico é pensado para causar diabetes de tão melado.

17-When the rain begins to fall

Porra, esse veio do fundo do baú! Aqui está um clipe no melhor estilo Mad Max, diretamente estrelado pelo irmão mais novo do Michael Jackson, Jermaine Jackson, e Pia Zadora. Eles são um tipo de Romeu e Julieta dum futuro talvez pós apocalíptico, e pertencem a gangues de motoqueiros rivais. As cores preto e branco são usadas para acentuar uma suposta crítica ao preconceito racial. O melhor do cloipe é a tosca ceninha de luta, mas veja, isso é de 1984, e qualquer luta meia boca estilo Power Rangers já fazia nossa cabeça. Então tá valendo. A musica gruda mais que chiclete. (presta atenção naqueles óculos dela… Porra a década de 80 tinha umas paradas muito toscas, meu!) Dá pra sentir de longe uma certa influência MichaelJacksoninana neste clipe.

18- Push the tempo

Gosto deste clipe do Fat Boy Slim porque acho ele muito engraçado. Deve ter sido hilário filmar este negócio.

19- Bad Romance

Eu acho este clipe da Lady Gaga sensacional. Não gosto muito dela, porque acho meio presepeira demais, mas tenho que reconhecer que este clipe aqui tem uma estética doida, de vanguarda mesmo. O Bad Romance è bem estilo videoarte, e fecha com uma sensacional cena final.

20-It´s a Sin

O clipe do Pet Shop Boys alterna grandes momentos e partes meio arrastadas, repetitivas, mas ainda assim é um grande clipe.

21- Sadness

Eu sou suspeito pra falar deste clipe do Enigma, porque sou fã desta musica, e por tabela do clipe que acho sensacional. O visual clássco, a porta do Inferno que remete a obra de Rodin, as ruínas de uma igreja medieval, o inicio gregoriano e as referências aos desejos proibidos de um monge… É bom quando tudo simplesmente funciona bem.

22-Sledgehammer

Este é um dos clipes mais lembrados do mundo, só perdendo o posto para o Thriller. Isso porque neste clipe do Peter Gabriel, TUDO é feito em stop motion. O clipe se não me falha a memória, foi feito pelos caras da Aardman. A trabalheira valeu a pena! Este clipe abocanhou sozinho 9 music video awards.

23-Knights of Cidonia

Meu, este é um dos clipes mais doidos ja feitos. Frenético que parece até trailer de filme indiano. Tem um cowboy, que atira raios laser, tem um falcão, uma cena de apocalipse com a estátua da Liberdade no estilo Planeta dos macacos, Um robô, hologramas, uma mulher bonita num unicórnio… Esse videoclipe é uma doideira, com visual de trailer de filme do Sergio Leone.

24-Coffee & Tv

É muito bacana este clipe com uma caixinha de leite super simpatica que passa altos perrengues para cumprir uma missão.

25-Sabotage

Este clipe do Beastie Boys faz uma paródia (estilo Hermes e Renato) com os filmes classicos de policiais, perseguições e pancadarias dos anos 70. Exagerado, mas muito legal.

26-Clint Eastwood

Esta musica do Gorillaz é bem maneira e o clipe idem. Me amarro nos clipes do Gorillaz, porque são bem animados e muito loucos. Todos são fodas, então estou colocando este representando os demais.

27-Billie Jean

Eu gosto deste clipe por ser uma peça musical vintage, com referencias noir. Estão ali vários elementos que marcaram a trajetória do Michael, como a calça pescando um mega-siri, o chão se iluminando, as viradas a paradinha na ponta dos pés, e o clássico moon walking, que virou marca registrada do cara.

28-Ameno

O clipe do Era é muito bacana, com cenas que me remetem ao filme Feitiço de Áquila, Excalibur e similares.

29-November Rain

Novamente um clipe do Guns, que é muito bem feito e produzido. Pra mim a melhor cena é a do Slash esguelando a guitarra no alto do penhasco.

30-Gita

Pra fechar, fico com um videoclipe brazuca do Raul (suponho que feito para o Fantástico) que eu gosto muito. Pela letra, pela musica, pelo cantor e pelo estado geral do clipe, que é bem antigo mas ainda impacta. Naquele tempo, o chroma key era o supra-sumo da tecnologia de efeitos especiais. Mas nem precisava. Com Raul até um clipe no estilo “Nothing compares to you” resolveria.

Bom, é isso. Estou com sono e vou dar um reboot cerebral agora. O que ficou faltando aí? Indiquem nos comentários por favor.

Ufos,mistérios,curiosidades e muito mais
Luminária Ufo

27 comentários em “30 Clipes que eu gosto”

  1. Gosto dos clipes do Edguy, são sempre bem humorados!! Destaque para “Superheroes” e “Lavatory Love Machine”. Não são super-produções como os clipes que você citou, mas são muito divertidos e fogem bastante do estilo de clipes produzidos por metaleiros.

    Responder
    •  Geralmente prefiro os vídeos sombrios e os que têm algo de invulgar também. Da lista acima adoro os vídeos “Hunting High and Low”, “Frozen” e “The Unforgiven”. Só faltava o vídeo “Moonlight Shadows”, de Mike Outfield.
      Aconselho videos como por exemplo a cover de “To France”, de leaves Eyes, “The Mass”, de Era, “Frozen”, de Delain, “Feint”, de Epica e claro, “Nemo” ou “Bless the Child”, de Nightwish.Viva o Symphonic Metal.

      Responder
  2. Parabens pela lista Philipe! Me trouxe boas recordações. Mas, eu particularmente, incluiria Land of Confusion – Genesis  e Money for Nothing – Dire Straits. Além de tocarem um monte nas rádios, tinham clips fenomenais.
    Aproveitando a oportunidade, onde consigo comprar teu livro Zumbi???? E aqueles sons que vinham do céu, mais alguma notícia?????

    Responder
    • Cara eu despubliquei temporariamente o livro do zumbi, porque tive uns problemas com o arquivo que ainda nem tive tempo de arrumar. Sbre os sons estranhos, não teve nenhuma novidade que eu saiba. E valeu pelas dicas de musicas. Muito boas mesmo.

      Responder
  3. Mandou muito bem!!

    Difícil acrescentar algo, mas vou tentar.

    Minha contribuição:

    – Queen – Radio Ga Ga
    – Genesis – Land of Confusion
    – Tenacious D – Kickapoo

    Responder
  4. Bom dia, Philipe!!!
    Minha contribuição “videotecária”…
    “Bordeline” (Madonna) e “Purple Rain” (Prince).
    Antigões, mas eu amoooo!!!
    Fiquem com Deus!!!

    Responder
  5. Ótima seleção, não sei pq, mas Another Brick in the Wall sempre vem na minha cabeça como a música da Chica (Hey, Chica, deixe o gato em paz!!!). Mas também tem uns vídeos do Queensrÿche que são ótimos, são baseados no album Operation Mindcrime, dentre os vídeos a que eu mais gosto é Eyes of a Stranger

    Responder
  6. Dae Philipe! Eis aí a minha contribuição pra engordar a lista:
    http://quemcontaoque.blogspot.com.br/2011/04/top-10-music-videos-animados.html 

    Responder
  7. Ótima lista, eu acrescentaria “Miseri Mani”, do Era. O que melou foi a lady gaga.Mas como dizia o meu avô, gosto e C#@ cada um tem o seu.

    Responder
  8. Muito boa a seleção, adorava os clipes do Guns… aquele clipe do Blur é muito bacana mesmo… eu acrescentaria Do the Evoltuion do Peal Jam, feito por Todd McFarlane: http://youtu.be/aDaOgu2CQtI

    Responder
  9. Do the evolution é um minidocumentário pop em forma de videoclipe. Pena não estar na lista.  
    Minha contribuição é No Surprises do Radiohead http://www.youtube.com/watch?v=u5CVsCnxyXg&ob=av3e, vc segura o ar Junto com o Tom Yorke e sente realmente a pressão, e Paranoid Android da mesma banda é uma animação acachapante surreal sempre amei esse clipe http://www.youtube.com/watch?v=sPLEbAVjiLA 
    Fica a dica 🙂

    Responder
  10. Cara confesso que acabei de ver todos esses clipes e assim achei teu post pq eu nao achava o clip de Enigma Sadness procurei feito um louco aqui mas seu post me fez relembrar uma boa epoca da minha vida q ate tinha me esquecido…… essa musica é muito f.da

    Responder
  11. Acho demais esse clip do Bruno Mars – The Lazy Song, porque foi gravado em tomada única.
    Deve ter dado um trabalho da por..
    http://www.youtube.com/watch?v=fLexgOxsZu0

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

30 Clipes que eu gosto

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.