Uma decoração inacreditável

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Quem olha para o teto do palácio de real de Bruxelas, fica admirado com a beleza dos detalhes em um material verde metálico iridescente, que muda de cor de acordo com a luz.

Heaven of delight2

Heaven of delight3

A história de tal decoração surgiu no século XIX, quando o rei da Bélgica resolveu decorar o espaço com a ajuda de jovens artistas contemporâneos. A tradição morreu com a coroação do rei Leopoldo II em 1909, mas a Rainha Paola era uma entusiasta da arte e resolveu contratar designer e artista belga Jan Fabre.

Heaven of delight

Com uma equipe de 29 artistas, Fabre criou  a decoração intitulada  Heaven of Delight.  Trata-se de um afresco no hall de espelhos do palácio. Totalmente feito com carapaças de uma espécie específica de besouro:

 

O inseto, chamado besouro jóia, brilha em diferentes tons de verde quando a luz incide sobre sua carapaça. Curiosamente, este besouro é abundante e talvez por isso seja considerado uma iguaria na Tailândia, de modo que foi fácil para Fabre viajar até lá e reunir milhares de carapaças brilhantes, com o qual cobriu partes do teto e até mesmo um lustre.

EDIT 67 242 grande

 

Heaven of delight5
Heaven of delight6

Jan Fabre Heaven of Delight

A esta altura você deve estar se perguntando quantas carapaças de besouro ele usou. O total é de um milhão e seiscentas mil carapaças de besouro. O besouro jóia faz parte de  uma das maiores famílias de besouro com cerca de 15.000 espécies conhecidas divididas em 450 gêneros. Sua principal característica, além da cor é a capacidade de fingir de morto quando ameaçado. Por conta disso, algumas espécies no Brasil ganharam o nome de cai-cai.

Algumas espécies de besouro jóa são atraídas por florestas recém incendiadas, onde colocam seus ovos. Por causa disso, o besouro jóia consegue detectar a fumaça de um pinheiro queimando a nada menos que 50 milhas. Eles também conseguem ver a luz infravermelha (como o Predador).

O sensacional padrão iridescente em sua carapaça se dá porque  seu exoesqueleto contém microscópicas lentes, que fazem a luz ser refletida em padrões específicos e em direções também específicas. Fisicamente, é o mesmo princípio do brilho da superfície de um CD.

Veja que legal uma imagem microscópica de um pedaço da cabeça do besouro jóia:
68BFDAAB 02C4 A3C3 4D2B3DE7E7D60594 9
fonte fonte fonte

 

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

2 respostas

  1. E olha que a carapaça é bem durável também, hem? O negócio não desbota, rsss… Se fosse hoje alguém fazer um negócio desses o PETA cai matando, o resultado é fenomenal, mas no caso desse designer ele foi mesmo bem joselito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.