Uma decoração inacreditável

Sharing is caring!

Quem olha para o teto do palácio de real de Bruxelas, fica admirado com a beleza dos detalhes em um material verde metálico iridescente, que muda de cor de acordo com a luz.

Heaven of delight2

Heaven of delight3

A história de tal decoração surgiu no século XIX, quando o rei da Bélgica resolveu decorar o espaço com a ajuda de jovens artistas contemporâneos. A tradição morreu com a coroação do rei Leopoldo II em 1909, mas a Rainha Paola era uma entusiasta da arte e resolveu contratar designer e artista belga Jan Fabre.

Heaven of delight

Com uma equipe de 29 artistas, Fabre criou  a decoração intitulada  Heaven of Delight.  Trata-se de um afresco no hall de espelhos do palácio. Totalmente feito com carapaças de uma espécie específica de besouro:

 

O inseto, chamado besouro jóia, brilha em diferentes tons de verde quando a luz incide sobre sua carapaça. Curiosamente, este besouro é abundante e talvez por isso seja considerado uma iguaria na Tailândia, de modo que foi fácil para Fabre viajar até lá e reunir milhares de carapaças brilhantes, com o qual cobriu partes do teto e até mesmo um lustre.

EDIT 67 242 grande

 

Heaven of delight5
Heaven of delight6

Jan Fabre Heaven of Delight

A esta altura você deve estar se perguntando quantas carapaças de besouro ele usou. O total é de um milhão e seiscentas mil carapaças de besouro. O besouro jóia faz parte de  uma das maiores famílias de besouro com cerca de 15.000 espécies conhecidas divididas em 450 gêneros. Sua principal característica, além da cor é a capacidade de fingir de morto quando ameaçado. Por conta disso, algumas espécies no Brasil ganharam o nome de cai-cai.

Algumas espécies de besouro jóa são atraídas por florestas recém incendiadas, onde colocam seus ovos. Por causa disso, o besouro jóia consegue detectar a fumaça de um pinheiro queimando a nada menos que 50 milhas. Eles também conseguem ver a luz infravermelha (como o Predador).

O sensacional padrão iridescente em sua carapaça se dá porque  seu exoesqueleto contém microscópicas lentes, que fazem a luz ser refletida em padrões específicos e em direções também específicas. Fisicamente, é o mesmo princípio do brilho da superfície de um CD.

Veja que legal uma imagem microscópica de um pedaço da cabeça do besouro jóia:
68BFDAAB 02C4 A3C3 4D2B3DE7E7D60594 9
fonte fonte fonte

 

Comments

comments

Luminária Ufo

2 comentários em “Uma decoração inacreditável”

  1. E olha que a carapaça é bem durável também, hem? O negócio não desbota, rsss… Se fosse hoje alguém fazer um negócio desses o PETA cai matando, o resultado é fenomenal, mas no caso desse designer ele foi mesmo bem joselito! 

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.