Uma casa de dois andares em Portugal

Achei muito interessante e contemporâneo esse projeto da  L2 House, da autoria do atelier de arquitetura Pereira Miguel Arquitectos, foi concluído em 2020 na zona da Comporta, distrito de Setúbal, concelho de Alcácer do Sal, Portugal.

Ela é moderna e tem um que de mediterrâneo, o uso da decoração com fibras naturais traz uma leveza, os tons de branco e a piscina azul turquesa me agradam muito. Achei a metragem ideal, sem ser muito espetaculosa, a casa é até digamos, discreta. Pecou pela falta da churrasqueira, mas tudo bem, não da pra acertar sempre de primeira, hehe.
Eu mudaria nesse projeto a piscina de raia pq eu não gosto, nem acho bonito essa piscina em projeto nenhum. Colocaria uma piscina mais natural talvez até aquele modelo que está na moda da piscina-prainha. E também colocaria um fireplace integrado nessa área, para ver as estrelas de noite. O que achei um golaço no projeto é esse sistema de sombreamento usando galhos. Bom, bonito, barato, efetivo. Essa ideia aí é praticamente certeza de eu roubar quando um dia Deus me sorrir com a prosperidade e eu puder fazer uma casa pra mim.

Trata-se de uma casa de família de dois andares e 184 metros quadrados fica em um terreno longo e inclinado, cujas características topográficas foram fundamentais para a localização e o design do projeto. Como o nivelamento do terreno é um processo bastante trabalhoso e dispendioso, os autores do projeto decidiram construir uma casa integrada ao talude.

sketches iniciais do conceito

O edifício, seguindo a inclinação do terreno, forma dois níveis que recriam a topografia como bordas deslocadas da paisagem. No nível inferior, mais próximo da frente do terreno, um volume de concreto em forma de caixa sobressai da encosta, que define o nível de base da casa. O segundo volume superior é baseado nele. Repetindo a tipografia do local, os volumes são ligeiramente deslocados entre si, formando dois espaços externos abertos separados.



A frente da casa tem dois andares, sendo o inferior ocupado por dois quartos, garagem e despensas. Todos eles têm acesso direto ao site. No nível superior está uma área social em plano aberto que combina a sala de estar, sala de jantar e cozinha, além de dois quartos com banheiros e vestiários próprios. A parte de trás da casa tem um andar. Os quartos do piso superior estão ao nível do solo e têm acesso direto ao terraço das traseiras.

Não curti esse paisagismo.

Entre os pátios da frente e dos fundos, faz-se uma transição tanto através da casa quanto ao longo de uma escada de concreto, equipada do lado de fora do edifício ao longo da fachada lateral, que conecta os níveis da casa e o pátio. Devido a esta técnica, a área, dividida em duas partes, é percebida como um todo.

A casa tem dois grandes terraços com finalidades diferentes. O primeiro deles está localizado em uma plataforma de concreto no nível superior da fachada frontal e serve como plataforma de observação, proporcionando a oportunidade de admirar um amplo panorama de vistas da paisagem que se abrem do lado leste.

O segundo terraço, ao contrário do primeiro, que está à vista, é mais privado, pois está localizado entre a casa e a encosta arborizada. Está dividido em duas partes: a primeira parte segue imediatamente após o interior da casa, a segunda parte contém uma piscina ligeiramente elevada e um deck para tratamentos de sol e relaxamento.

Olha ali o sombrite de galhinhos, que coisa linda. Esses balaios perdidos aí que eu não sei quem largou.
A decoração natural foi um golaço, mas faltou um quadro ali de cores vivas, pra trazer energia.


O lugar entre dois espaços abertos externos, localizados em lados opostos da casa, é ocupado por uma sala de estar no interior. No lado leste, oferece uma visão desobstruída da paisagem circundante, enquanto a vista para a parte de trás do terreno é definida por dois volumes separados que contêm os quartos principais. O espaço entre os volumes forma um pátio que é utilizado como área de refeições ao ar livre.

 

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos