Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

O que o Wolverine, as lagartixas e as minhocas tem em comum? A capacidade de se regenerar. Já o ser humano, tem também uma capacidade de regeneração celular, como no fígado. Mas isso ainda é algo muito limitado comparado com mutantes de ficção, estrelas do mar, minhocas e etc.

Porém, isso pode estar prestes a mudar. Veja que coisa inacreditável a história de Lee Spievak, que sofreu um acidente com um aeromodelo, que amputou metade do seu dedo. Em busca de tratamento, o homem foi encaminhado para uma experiência médica de ponta. Nada de implantes, microcirurgia e o escambau a 4. O que o médico fez foi estender um vidrinho contendo um pó para o paciente. O medico disse para o sujeito jogar o pó sobre o ferimento e esperar.

Spievak cobriu o cotoco de dedo com o pó e para seu absoluto espanto, O DEDO CRESCEU NOVAMENTE!

Pele, veias e até a unha. Em 4 semanas, o dedo estava de volta no lugar! Novinho.

Confesso que quando eu li isso, achei que era primeiro de Abril adiantado. Mas ao que parece, é verdade. O caso foi coberto pela CBS e outros canais de notícias. O pó milagroso é na verdade uma matriz extracelular. Uma combinação de componentes que tem o poder de fazer o tecido crescer rapidamente. Até então ele era usado para recuperar tendões rompidos, mas um novo campo da medicina vem surgindo, chamado de “Medicina Regenerativa”. O médico acredita que o uso deste tipo de material poderia regenerar um órgão inteiro.

A coisa é tão promissora que as forças armadas dos EUA estão trabalhando no material em conjunto com os acadêmicos das universidades para encontrar uma fórmula eficiente de recuperação biológica para amputações de dedos dos soldados na guerra. A idéia é recuperar membros, órgãos e pele queimada dos soldados que levam a pior no campo de batalha. A medicina regenerativa está colaborando até para a solução do câncer de garganta, onde um pedaço de esôfago artificial feito de matriz celular permitiria que as células crescessem por cima, remodelando completamente a parte perdida.

Fonte

Para quem se interessou e quer ler mais, o nosso leitor Patola indicou este excelente artigo sobre este assunto que saiu na Scientific American.

Sujeito perde dedo em acidente e medicamento faz o dedo crescer de novo!

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

16 ideias sobre “Sujeito perde dedo em acidente e medicamento faz o dedo crescer de novo!

  • 28 de março de 2008 em 11:36
    Permalink

    Acabei de enviar essa noticia pro Lula, creio que ele vai gostar ..

    hsauhsauhsa

    abraço King Kling

    Resposta
  • 28 de março de 2008 em 14:41
    Permalink

    isso eh fake. Pq so mostra um lado do dedo regenerado e sempre o mesmo angulo? pq isso n foi noticia em todos os jornais, já q isso é uma excelente noticia? Achei exagerado e milagroso demais, o dedo do cara n tem nenhuma sequela.

    Resposta
  • 28 de março de 2008 em 16:56
    Permalink

    [quote comment=””]isso eh fake. Pq so mostra um lado do dedo regenerado e sempre o mesmo angulo? pq isso n foi noticia em todos os jornais, já q isso é uma excelente noticia? Achei exagerado e milagroso demais, o dedo do cara n tem nenhuma sequela.[/quote]

    Achei estranho o cara não mostrar fotos do dedo depois do acidente, sem a ponta. Também estou achando meio estranho.

    Resposta
  • 28 de março de 2008 em 17:38
    Permalink

    Isso non ecxiste !

    Padre Quevedo sobre regeneração celular

    e acrescento : gente não é igual largatixa, apesar de que tem umas mulheres que pedem pra chamar elas de lagartixa e jogarem elas contra a parede !

    Resposta
  • 28 de março de 2008 em 19:11
    Permalink

    Pode ser mentira sim, mas acho que ser cético implica TAMBÉM em estar aberto a idéias e investigá-las justamente pra se ter base para o julgamento negativo, se for o caso. Há um artigo da Scientific American sobre exatamente este caso.

    Resposta
  • 28 de março de 2008 em 23:38
    Permalink

    Valeu Patola. Coloquei o link no post. Muito bom mesmo.

    Resposta
  • 1 de abril de 2008 em 14:31
    Permalink

    Tem gente que nem acredita que o homem foi na Lua… portanto, que os céticos fiquem atrasados. Rs

    Resposta
  • 4 de maio de 2008 em 22:26
    Permalink

    tomara que seja verdade, perdi um pedaço do meu dedo que nem o lula (será que isso basta para virarar presidente?), enfim, tomara que além de ser verdade tb seja barato neh xD…(perdi u pedaço numa cadeira quase como as espriguiçadeiras, CUIDADO COM ELAS VIU? kkk)

    Resposta
  • 10 de junho de 2008 em 12:13
    Permalink

    pra mim particularmente foi amelhor noticia dos ultimos 2 anos , pois minha situação eh igual a do Senhor que teve o dedo amputado!

    deus queira e ilumine que pesquisas avancem e que todos nesta situaçãotenham acesso a esta nova tecnologia!

    Sorte pra nós!!

    Resposta
  • 22 de setembro de 2008 em 20:58
    Permalink

    pegadinha do malandro!

    Resposta
  • 22 de setembro de 2008 em 23:20
    Permalink

    Vi em outros blogs que o pózinho milagroso tem como matéria prima bexiga de porco.

    Resposta
  • 28 de março de 2013 em 12:00
    Permalink

    EXELENTE! resolvemos os nossos problemas, até que enfim. Ninguem morre mais de cancer pelo menos!
    È o fim das mutilções!

    Resposta
  • 25 de outubro de 2013 em 23:22
    Permalink

    Então o cara era um desdedado? Ha ha ha ha…
    Será que funciona com o sujeito que perdeu o bilau? Kkkk Brincadeira…
    Agora falando sério, esse assunto foi tema de um documentário no canal National Geographic. O irmão do sujeito que perdeu a ponta do dedo é especialista (acho que é em algum campo da neurociência) e pesquisador na área de regeneração tecidual humana. A matriz celular em questão é proveniente do intestino dos porcos, liofilizado e transformado em pó. Inclusive nesse documentário do National Geographic, o cara disse que até as digitais surgiram novamente! Se for mesmo verdade, então este pó proveniente das tripas de um porco teve a capacidade de transformar-se em músculos, tendão, ligamento, osso, nervos, veias e artérias de fino calibre, derme, epiderme, unha e alguns tipos de células sensoriais. Então parece que a diversidade de células funcionais em que este pó pode se transformar é quase ou tão surpreendente quanto as células-tronco, embrionárias ou não. Eu acredito na evolução tecnológica humana em todas as áreas do conhecimento, e alguns campos (não só na Medicina) estão apenas começando.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Alerta: Conteúdo protegido !!