Qual cachorro comprar?

Sharing is caring!


Você resolve comprar um cachorro. Legal. cachorros são os melhores amigos do homem. Estamos juntos enfrentando perrengues desde que o mundo é mundo. A bem da verdade, podemos dizer que nenhuma espécie animal pode ter contribuído tanto com nossa evolução como fez o cão. Talvez o cavalo, mas em um segundo lugar meio distante, pois em lugares onde o cavalo nem sequer sonha em existir, pode procurar que lá tem um cão, sempre fiel ao seu dono.
Os cães são criaturas extraordinárias que amam. Uma das coisas mais belas nos canídeos em geral é sua capacidade de amar indistinta. Mesmo o mais nauseabundo dos mendigos com pés leprosos que mais parecem um pão doce de padaria podem se dar ao luxo de ter amigos de quatro patas completamente devotados a eles. Celebridades instantâneas e socialites metidas a gente fina também podem ter ao seu lado criaturas dóceis, mesmo que envolvidos em pesadas coleiras de diamantes.
Mesmo o mais salafrário dos políticos, até a mais detestável pária da sociedade moderna, pode ter um animal que vai amá-lo sem sequer se questionar se ele é feio, doente, rico ou pobre, ou pior, LADRÃO!

Motivos para se ter um cão não faltam. Necessidade de dar afeto, de sentir afeto, proteção, companhia, tratamento de fobia, apoio a deficiência física, etc.

Antes de decidir por uma das 400 e poucas raças de cães disponíveis, ( a maioria criada pelo homem através de cruzamentos genéticos ao longo de vários séculos), examine suas reais necessidades. Isso apontará o melhor cão para você. ( e pra ele, obviamente)
Originalmente havia um tipo de cão que era parecido com o lobo. Mas com os sucessivos cruzamentos, aspectos do temperamento foram gradativamente sendo purificados, o que gerou uma variabilidade enorme de temperamentos. Os temperamentos caninos variam tanto quanto seu porte e sua aparência.
Por exemplo, existem cães que são mais dependentes da companhia humana. Outros são mais calmos, alguns não gostam de crianças, outros gostam. Existem raças mais tolerantes e menos tolerantes. Mais ou menos carinhosos, etc.
Claro que se há uma variação de temperamento entre raças, existe a variação de temperamento entre indivíduos.
No geral podemos dividir o tipo de temperamento de indivíduos caninos em três tipos básicos. (Isso é uma dica na hora de comprar seu filhote)

DOMINANTE
INTERMEDIÁRIO
TÍMIDO

O mundo dos cães é bem parecido com o nosso mundo no pré-escolar. Puxe pela memória e você vai lembrar. Sempre tinha um garoto que era mais desenvolvido, que enfiava a porrada na molecada e todo mundo respeitava ( por cagaço). No meu tempo, era o BERÊ. Eu odiava o tal do Berê. Entrava na porrada pra ele fácil.
O Berê no mundo dos cães é o cão dominante. Numa ninhada em geral sai um filhote com tendência dominante. O cão dominante costuma gostar de desafios e deseja a todo custo impor sua vontade sobre os demais. É comum vermos o dominante saltar sobre os irmãozinhos sem nem se preocupar em pisar na cabeça deles para chegar perto do visitante. Os filhotes dominantes gostam de se impor o tempo todo. Então eles irão primeiro para os brinuedos e enfiarão o cacete no irmãozinho que tentar, mesmo que tímidamente, uma mordiscada na bolinha.
Para detectar e tirar a prova dos 9, pegue o filhote que você acha que é o dominante e segure-o com a barriga para cima, mantendo-o sob sua mão colado ao chão. Isso é uma atitude de dominância humana sobre o cão. Se ele for mesmo dominante irá se debater e te morder feito o “catiço” pra sair daquela situação. Repita o processo com os irmãozinhos e você verá que alguns deles irão demorar bem mais pra querer sair da situação de dominação. Alguns simplesmente ficarão ali parados como mortos.
O que quis sair logo é mesmo o dominante. O mais conhecido como “espertinho”.
Bom, siga o meu conselho: SAIA FORA! O dominante é furada. Ele tentará te dominar. É uma programação no cérebro do pobre coitado e será uma luta sua contra a natureza do animal. Cães dominantes podem ser ótimos, mas são mais difíceis de adestrar para uma vida cotidiana. Eles são bons pastores e cães de caça. Mas em geral, dão problemas no dia-a-dia.
Deixe os filhotes dominantes para quem tem experiência ( ou pra quem é mané) .

O Cão intermediário é um cachorro ótimo. Prefira esse. Ele é meio esperto. Não é agitado como o irmãozinho dominante e vai servir bem aos seus desejos. Ele é programado de fábrica para se submeter, desde que você faça sua parte mostrando a ele que VOCÊ é o dominante. Se ele não sentir sua dominância, ele tenderá a entrar numa programação alternativa de dominação em cima de você, meu camarada. Se você tem pouca ou nenhuma experiência com cachorros, este tipo é o ideal pra você.

O cão tímido é aquele que desperta o maior interesse das mocinhas. Em geral é um cão menor, mais fraquinho em sua constituição e com carinha de triste. Este cão fica pelos cantos e em geral se esconde sob móveis o tempo todo. Isso desperta uma sensação de proteção no dono em potencial que faz a cagada do século de adotá-lo.
Cagada porque este cão tem constituição mental frágil. Ele é medroso. E por isso pode desenvolver um comportamento de ataque por defesa. Incrível, né? Ele pode ficar bravo porque na verdade tem medo. Este tipo de cão costuma ser “o latidor” da madrugada, com qualquer merdinha de barulho. A explicação? Cagaço congênito.
Se o seu objetivo é adotar um cão de alarme para fazenda, casa ou sítio, aí esta é a melhor pedida.

Definidos os padrões de filhotes, escolha a raça que mais se adeque ao seu modo de vida. Se você mora em uma quitinete, não compre um filhotinho recém nascido de labrador ou de Dog Alemão. Vai ser uma enorme cagada. Cães de grande porte ocupam espaço. E sua casa virará um canil!

Se sua casa tem pouco espaço, prefira um cão de menor porte. É sacanagem com o bicho mantê-lo num cubículo onde ele nem pode se mover. Cães menores comem menos e vivem mais. Outra vantagem.
Outra sacanagem que se pode fazer com um cão é ignorar os aspectos intrínsecos de sua natureza. POr exemplo, criar Husky Siberiano no Rio de Janeiro onde faz 40 graus e deixar os pobres coitados no sol é uma tremenda sacanagem. O cão não sua. Ele usa a língua para se refrescar. O cão também tem uma temperatura corpoal bem acima da humana. Imagina como deve ser para um cão de neve viver com um dono retardado que faz isso com ele. De fato é fácil imaginar. Pegue o casaco de pele da sua avó enfie dois blusões de nylon e vista-o por cima. Vá para o sol de 40 graus e fique ali 40 minutos. Aí imagine esses terríveis 40 minutos por toda sua vida.

Busque um cão que tenha a ver com sua personalidade:

Independentes
basset hound, husky siberiano, shar pei e akita. Eles são fiéis, mas bem independentes, exatamente como você. Mas atenção: ser independente não significa ser anti-social. Pelo contrário. Esses cães se dão muito bem com os donos, são fiéis, bonzinhos e amáveis, com a diferença que não ficam na cola. Mas que fique bem claro: não é porque são mais independentes que não precisam do seu carinho e de todos os cuidados, como qualquer outro cãozinho.

Amorosos e com uma certa necessidade de atenção
boxer, pastor alemão, yorkshire e golden retriever. Eles adoram receber atenção, carinho e são apaixonados pelos donos. Costumam dar muitas lambidas e virar de barriga pra cima pra você fazer carinho. Se não der muita bola pra eles, vai ver uma carinha triste, um par de olhinhos caídos.

Cães de segurança
buldogue, lhasa apso, dogue alemão e rottweiler. Não que sejam cachorros violentos. Pelo contrário. Eles são dóceis, obedientes e carinhosos. Mas, a bem da verdade, não são muito chegados a estranhos.

Cães de companhia
beagle, poodle, fox paulistinha, border collie e são-bernardo. Todos esses são bem brincalhões, ativos, e fazem o maior auê sempre que o dono chega. Quando qualquer pessoa chega, fazem festa: pulam, fazem xixi de alegria, latem, lambem a cara…

Conheça mais sobre outras raças aqui

Outra coisa: É importante refletir antes de adotar ou comprar um cachorro, não faça isso por impulso. “Um cão vive, em média, 15 anos e vai te exigir muitos cuidados e dedicação”. É necessário que você tenha disponibilidade e tempo para passear com o bicho.

Que tal adotar?
Se você decidiu ter um cachorrinho, por que não adotar um? Procure o Centro de Zoonose da sua cidade. Órgãos sem fins lucrativos como a SUIPA ou APASFA – SP ajudam animais a carentes a encontrar um lar. Lá tem bichinhos esperando por amor e cuidados. Para saber onde procurá-los, informe-se na prefeitura da sua cidade.

Comments

comments

Luminária Ufo

23 comentários em “Qual cachorro comprar?”

  1. Estou querendo ter um outro cachorrro. Na realidade minha poodle depois que case teve que ficar com minha mae ja que eu passo o dia todo fora, também por ela ter 8 anos e alguns problemas de saude. Mas estou sentindo falta de um animal em casa, principalmente quando meu esposo viaja. Moro em um apartamnto em Recife de 90 metros. Sera que existe alguma raça de cachorro que pudesse dar certo para criarmos? Pensei no Shar Pei, mas o mesmo tem alguns problemas serios tb de saude…..poderiam me ajudar? Obrigada

    Responder
  2. Debora eu acho que o cachorro de melhor temperamento para morar um apartamento e que passar um bom tempo sozinho sem ficar histérico e comer seus sofás seria o Shitzu. O poodle também é um bom cão para viver em Ap. Mas ele me parece mais dependente de atenção que o Shitzu. Porém, é mais inteligente. (isso é uma vantagem e desvantagem ao mesmo tempo)
    O sharpei é bem tranquilo. Mas dá muito problema de pele. Exige muito cuidado por causa do banho. Um de pequeno porte e pelo curto que se dá bem num Ap é o Pug. (mas prepara o bolso!)

    Responder
  3. Debora, o shar pei é um cão maravilhoso. Dócil e calmo. Ele foi desenvolvido na China e provavelmente tem algum parentesco com o Chow Chow. Ele não é de pequeno porte, por isso só recomendo se você realmente deseja ter um e souber que tem que levá-lo para fazer exercícios perióicos de 15 minutos. O shar pei é caseiro e não precisa mais que isso.
    Ele mede em média entre 40 e 50 cm, peso de 16 a 25 kg. O Shar pei é calmo com humanos, mas pode ser agressivo com outros cães, porque ele foi criado para ser um cão de combate. Fora isso ele ama crianças e é super(híper) paciente com elas. è altmente leal e adora carinho e atenção.
    O shar pei praticamente não late nunca.
    Na questão das doenças, o que eu quis dizer é que ele precisa de uns cuidados que a maioria dos outros cães não precisa.
    Isso por causa das rugas. Essas características rugas do Shar-Pei requerem cuidadas especiais, já que entre suas dobras acumulam-se facilmente sujeira e umidade, podendo ocasionar seborréia, dermatite e micose, ocasionando eventuais feridas na pele (que podem evoluir para um câncer de pele) e mesmo mau cheiro.

    Para evitar este quadro, a única recomendação segura é manter o cão sempre bem seco e limpo. De preferência após o banho o dono deve secá-lo com uma toalha e deixá-lo ao sol a fim de eliminar os resquícios de umidade

    As rugas da cabeça podem também causar problemas de vista, especialmente se caem na frente dos olhos, pois acabam fazendo com que as pálpebras e cílios entrem nos olhos (entrópio), causando uma irritação que pode evoluir para lesões na córnea, levando à cegueira. Para evitar isso, recomenda-se que se dê 3 pontos nas pálpebras do cão ainda filhote a fim de que se formem “pregas” que impedem que as pálpebras caiam sobre os olhos. Esse procedimento só surte efeito quando o cão é filhote, pois a musculatura está em processo de desenvolvimento, o mesmo não cabendo para o cão adulto, com a musculatura desenvolvida. Neste caso, o único recurso é uma cirurgia definitiva, que retira parte de pálpebra. Assim, ao primeiro sinal de irritação nos olhos é conveniente procurar um veterinário para um diagnóstico preciso.

    É isso aí. Boa sorte.

    Responder
  4. Poxa…obrigada mas uma vez….acho que n irei me arriscar com o charmoso shar=pei :)))….aqui em Recife tera agora em novembro uma exposiçao…..iri sim para dar uma olhada…Poodle n teria novamente pois sei como é…temos uma a 8 anos que sta na casa dos meus pais..quem sabe ate no Pug :)))….mas meu marido se encantou com o begle! :))

    Debora

    Responder
  5. nossa eu nem sei o que eu to fazendo aqui eu num li nada soh abri essa página do nada O_o .

    caramba hein vc pesquisa uma coisa no google e vem tudo nada a ve.. :sly:

    soh queria descontar em alguem, valeu! :B

    Responder
  6. Pastooooooooooooooooooooooooooo eoooooooooo!Pastoooooooooooooo eoooooooooooooooooo! x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x

    Responder
  7. Vou morar em um apartamento de 54 m2. Gostaria de saber um cão que seja indenpendente (pois trabalho de dia e estudo a noite), higiênico e que late pouco. Gosto do buldogue inglês, e do basset hound, eles são indicados? qual seria outros mais apropriados?

    Responder
    • Shitsu. Independente, tranquilo e late pouco. Pelo que já me disseram, o Basset Hound é um dos cães que mais latem.MAs isso depende muito do cão, do temperamento dele e do treino que o dono dá. Alpém do ambiente é claro. Cães estressados podem latir contínuamente por horas e horas.

      Responder
  8. Aplausos muitos aplausos Philipe

    seu texto eh mto claro. E eu agradeço por isso.

    ainda não me decidi entre o beagle ou o Collie, se alguem quiser palpitar façam por favor.

    Responder
  9. ESTOU COM VONTADE DE CRIAR UM CACHORRO, POIS MORO SÓ E AS VEZES UMA COMPANHIA
    ALEGRA O AMBIENTE E AO DONO. MAS COMO SOU ZERO PRA CACHORRO, PERGUNTO: QUAL CACHORRO QUE NÃO SOLTA PELOS, LATE POUCO, POSSA TOMAR BANHO TODO DIA, SE POSSIVEL NÉ.

    Responder
    • Cara dar banho em cachorro todo dia faz mal pro cachorro. Pelo menos é o que uma migo veterinário certa vez me disse. Todo cachorro solta pêlos. Mas na pratica o cão solta mais pelos quando tem algum tipo de doença ou em certas fases específicas da vida. Se vc levar o cão num petshop a cada 15 dias, os caras vão escovar ele e praticamente desaparecem, os problemas de pelos soltos. Cães de pelos curtos dão menos problemas com pêlos. Um cão que late pouco é o shitzu, mas ele tem pelo longo.

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.