Você pode até pensar que o maior livro do mundo é a Bíblia. Bem, não exatamente… Mas também.
O Codex Gigas, também conhecido como a “Bíblia do Diabo“, é o maior livro do mundo. Ele foi feito no início do século 13 em um monastério na Bohemia. A criação destes livros era um dos trabalhos mais especializados dos monges. Veja em (O nome da Rosa, do Humberto Eco) Naquele tempo, apenas os iniciados sabiam – e podiam – escrever, e a Biblia do Diabo com suas características únicas é considerada uma das mais preciosas obras deste tempo. Porque, como e por quem a Biblia do diabo foi feita, é um mistério até hoje.
Conta a lenda que o livro foi escrito por um monge que recebeu a ordem de fazer o livro em uma única noite como forma de escapar da punição por quebrar o código monástico.
O monge se matou de escrever, e sendo o gênio que era, conseguiu dar conta do recado. O problema é que seu superior, mesmo vendo que o desafio foi cumprido a contento, mandou puní-lo. O monge ficou irado e resolveu pedir ajuda a ninguém menos que Satã.
A prece ao tinhoso foi respondida e o demônio quis que o monge vendesse sua alma.
Este diabo é descrito em detalhes no capítulo penitencial, que faz do códice um manual para magos, listando vários sinais, bestas, seres mágicos e fórmulas mágicas.
O livro contém também o Velho testamento, o Novo testamento, a necrologia do monastério de Podzalice, uma lista de membros da fraternidade de Pozalice, um tratado de História Natural e a mais antiga crônica latino-grega, computando 11 capítulos ao todo.
Estima-se que a pele de uns 160 asnos foi usada para a confecção das páginas do livro, que foi escrito em latim e inclui fórmulas médicas para tratamento de doenças como a epilepsia e a febre. Mas não só isso. O livro tem até fórmulas mágicas para encontrar ladrões, e um dos capítulos mais valiosos é o Chronica Bohemorum – uma cópia do Chronicle Bohemian, redigida entre 1045 a 1125, que é considerado uma das transcrições mais antigas e perfeitas da crônica.
Se eu fizesse isso tudo em uma só noite e os caras me sacaneassem, eu também ia chamar o rabudo.
Uma história impressionante, principalmente para aqueles que já assistiram o filme O Nome da Rosa de Humberto Eco, incrivel…
[quote comment=””]Uma história impressionante, principalmente para aqueles que já assistiram o filme O Nome da Rosa de Humberto Eco, incrivel…[/quote]
:love:
Filmaço, né? Tá aí um filme que eu pretendo ver em 42 polegadas e com som Dolby 5.1 tão logo este blog comece a dar lucro.
Pretendo ver tb um clássico da sessão da tarde: O feitço de Áquila. :love:
To com o Nome da Rosa aqui a 2 meses e ainda num assisti. Vou ver se assisto agora…
cara é muito, muito, muito foda. M maiúsculo piscante para o Muito bom.
x_x
que historia pessima
e agora qual e a duvida de que existe deus e o diabo
que isso eu nunca vi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk´
gigante
eo axo q e uma pota mentira que deus e bo
deus e rui
louvado seja sata