Musicas de festa junina – baixe aqui

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Volta e meia alguém procura música de festa junina nessa época. Já estamos aí em pleno mês de junho e as festas juninas estão bombando. Pensando nisso eu resolvi ajudar a galera a animar as festas e coloquei um link para quem estiver em busca de musicas de festa junina poder baixar fácil. É só clicar aqui.
(lembrando que o mundo gump não hospeda aquivos e que as musicas de festa junina são de domínio público. Logo, não é pirataria!)

Este site aqui também tem musicas de festa junina para download.

Muita gente mistura as estações e coloca também forró e sertanejo nas festas juninas. Oficialmente forró não é musica de festa junina, mas serve bem e dá um clima de animação. Além do mais é uma boa saída para quebrar a eterna repetição de algumas musicas juninas clássicas.

Algumas musicas que eu recebi indicação (estou repassando pois conheço pouco de forró) são:

Aviões do forró
Mastruz com leite
Cavaleiros do forró
Magnatas do forró
Calcinha Preta
Felipão e forró moral
Saia Rodada
Forró na tora
Forró chacal
Gatinha manhosa
Santana
Flávio José
Geraldinho Lins

A Festa Junina é oficialmente oriunda dos festejos católicos do mês de junho, onde são comemorados os dias de Santo Antônio, São Pedro e São João. Os festejos foram trazidos para o Brasil pelos colonizadores portugueses e desde então difundido geração após geração. As tradições fazem parte das comemorações, tais como a fogueira, os doces e comidas tipicas, o quentão (bebida tipica da época), o vinho quente, a dança da quadrilha, o pãozinho de Santo Antônio, etc. É uma época que quase todo mundo gosta, sendo o mês de Junho inverno no Brasil, o clima propicia o aconchego que estas festas nos proporciona.
Uma coisa que eu acho interessante sobre as festas juninas, é que elas remetem -seja de modo caricaturado ou não – ao Brasil do interior.

Caipira picando fumo -
Caipira picando fumo - Almeida Júnior

O sertanejo, o homem do campo, de vida dura. Às pessoas da estirpe de um pedro Malazartes, de um Jeca Tatu e seus predecessores caipiras, que fizeram história e ficaram marcados no imaginário coletivo do brasileiro.
É quando o caipira, que virou sinônimo de homem pobre, ignorante e inocente, sem talento e cheio de vícios, síntese da esculhambação urbana, tornam-se reis. Nesse período o véu do preconceito é levantado, mesmo que por pouco tempo, até que julho termine e ele torne a cair, carregando consigo o humor simbólico do caipira, mesmo que um fragmento, mero símbolo estereotipado do que já foi o homem do campo no Brasil.

A festa junina não é só uma festa ou quermesse de santo. Ela é um misto de ritual primitivo, com pessoas dançando ao redor do fogo. Ela traz os imemoriais aspectos mundanos do banquete. Eu vejo a festa junina como um misto de evento coletivo, que remete veladamente à fertilidade (com um casamento no meio da quadrilha) e que resume-se a celebração mais pura da brasilidade.

Comments

comments

6 respostas

  1. Legal as dicas, ms na verdade so as ultimas 3 sao realmente legais… A grande maioria é forro-eletronico-moderno-pornochanchada-esgana-gato.

    Sério… tem uma dessas daí que a mulher cantando parce que estao mesmo maltratando um gato.

    Das 3 ultimas, as que mais me agradam sao do flavio jose. autentico representante do genero.

    quer uma festa tradicional? invista nesse.

  2. “A festa junina não é só uma festa ou quermesse de santo. Ela é um misto de ritual primitivo, com pessoas dançando ao redor do fogo. Ela traz os imemoriais aspectos mundanos do banquete. Eu vejo a festa junina como um misto de evento coletivo, que remete veladamente à fertilidade (com um casamento no meio da quadrilha) e que resume-se a celebração mais pura da brasilidade.”

    Concordo plenamente! Pena que a “Semana Farroupilha” aqui do RS não tenha também o mesmo reconhecimento!

  3. Concordo com UmPonto, Só as últimas 3 estão mesmo pra forró. Todos os outros é essa mistura doida que letras frequentemente… bem, escute pra ter uma idéia. Sou de Campina Grande, Pb, onde tem o “maior são joão do mundo” e o pessoal mais escuta são essas porcarias ¬¬” poucos lugares a cidade tem pra ouvir trios de forró de verdade, que eu nem gosto tanto assim, só odeio forró eletronico.

  4. ;] Eu adoro músicas de São joão e vou me apresentar iclusive no colégio dia 26 sábado não esse o outro.

    Beijos
    Beijinhos
    Beijoes

    De:Juliana 😆

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eu dei duro aqui

Com 15 anos de sangue suor e lágrimas, eu me esforcei para fazer um dos blogs mais antigos e legais do Brasil. Mis de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários, mais de 20 livros, canal, programa de rádio, esculturas... Manter isso, você pode imaginar, não é barato. Talvez você considere me apoiar no Patreon e ajudar o Mundo Gump a não sair do ar.
Ajuda aí?

Conheça meus livros

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.