Modelismo com ossos humanos

Caraca, meu. Essa é Gump!

Você sabia que os soldados de Napoleão que eram prisioneiros de guerra passaram mais de uma década captivos em prisões britânicas?

Para passar o tempo, e para ganhar dinheiro, ao invés de praticar esportes, estes prisioneiros de elite faziam modelos de navios da Marinha fracesa… de ossos humanos!




Valia tudo. Os modelos de navio eram feitos de carne bovina, carne de carneiro, osso humano e qualquer osso se eles davam a sorte de encontrar. Os porcos em volta do campo prisioneiros de guerra também ajudaram a escavar os esqueletos humanos que foram enterrados em covas rasas. Depois de recolher os ossos dos prisioneiros mortos, os que ainda restavam vivos os ferviam para que eles ficassem limpos e os deixavam no sol para branquear e também para fazer os ossos ficarem mais frágeis, facilitando assim o trabalho de moldar e esculpir.

Além de ossos humanos, gado, e os ossos de carneiro, os presos fizeram uso do seu próprio cabelo para gerar o encordamento das miniaturas, e usaram papel de seda para criar velas. Em várias ocasiões, os visitantes do acampamento ( em parte moradores das proximidades e oficiais britânicos) foram pegos contrabandeando pedaços de carapaça de tartaruga, seda, ferramentas e pequenas folhas de metal para os franceses de usarem em suas miniaturas.

Para criar os cascos os artistas usaram ossos grandes. Os ossos menores eram usados para detalhes como armas e mastros. Alguns modelos ainda eram equipados com um mecanismo que permitia que o leme girasse , empurravam ferramentas ou velejavam de verdade. Os britânicos venderam a maior parte do trabalho, a fim de cobrir os custos de manutenção a longo prazo dos prisioneiros de guerra, ou davam as esculturas como presentes de alta categoria. Assim, navios originais acabaram sendo desviados para coleções particulares, e depois, surgiram em museus ao redor do mundo. Hoje, eles só podem ser adquiridos em leilões de somas fabulosas, por exemplo, em 2007, a casa de leilões britânica Bonhams vendeu o navio modelo Victoria por US $ 55.000.

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos