quarta-feira, março 19, 2025

Mais um tesouro descoberto (caramba!)

Parece até piada isso. Quase todo mês alguém descobre um tesouro milionário no Reino Unido, meu. Vamos recapitular os episódios anteriores dos caçadores de tesouros amadores:

Tesouro viking descoberto

Urna com moedas romanas descoberta

Tesouro Anglo Saxão incalculável descoberto

O caso da vez é o de um sujeito que ao usar seu detector de metais PELA PRIMEIRA VEZ, após dar sete passos de onde parou seu carro, achou um tesouro avaliado em um milhão de libras!

Trata-se de quatro cordões de ouro do século 1 a 3 e segundo especialistas é a mais valiosa descoberta sobre a era do ferro feita na Escócia.

Scottish treasure | Bizarro | bizarro, curioso, incrível, tesouro
Pode parecer incrível esta sucessão de descobertas, mas ao que parece, a razão delas não está na sorte apenas e sim numa legislação inteligente. O ato do tesouro de 1996 estabeleceu que todo cidadão que encontrar um tesouro deve informar ao governo a descoberta, pelo qual será reembolsado no valor da mesma em dinheiro. Isso permitiu que muitos tesouros que certamente seriam derretidos fossem enviados aos museus, preservando seu valor histórico que geralmente é muito maior que o valor comercial do achado.

Se o Brasil adotasse uma legislação similar sobre tesouros, certamente teríamos novidades deste tipo aparecendo, a julgar pelo grande volume de riquezas exportado no período colonial para a Europa.

Eu penso assim porque sabemos pelos dados históricos que uma grande parcela dos brasileiros tentava toda sorte de artimanhas para evitar pagar à coroa. Desde santos do pau oco a barruicas de uro enterradas em paredes das casas grandes, é de se imaginar que deve haver ainda muitos tesouros escondidos no Brasil, em sua maior parte ouro, diamantes e outras pedras valiosas.

Fonte via Neatorama

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Fica a dica que no DealExtreme tem uns detectores de metal “baratinhos” por até R$50,00 …

    Resta saber se a qualidade é boa a ponto de pegar metais enterrados a metros do chão… porque o uso do produto é para segurança pública.

  2. Caramba, meu, eu não tinha pensado nisso. Já imaginou quanto material já não foi derretido? Principalmente por pessoas ignorantes que muitas vezes nem sabem o valor daquilo que tem nas mãos? AGORA que eu tenho que arranjar um detector pra mim, ah isso eu tenho. VALEU PELA DICA! Vou entrar nessa de garimpar metais perdidos por aí…rsrsrs!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

O cemitério do Everest

O Everest ergue-se imponente acima da cadeia de montanhas do Himalaia, elevando-se a 8.850 metros. O silêncio só é cortado pelo rufar dos fortes...

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes...

Pessoas amamentando animais

Pode parecer curioso, mas no mundo inteiro, o ser humano amamentar animais é uma coisa relativamente comum. Os índios da América do Sul alimentam...

Mariposa imperial

Eu tinha ido comprar umas frutas para o Davi quando me deparei com uma coisa estranha numa pilastra. Eu vi de longe, já que...