Inspiração: A reforma de uma casa modernista no Mexico

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

O terreno é um antigo jardim com árvores de grande porte e uma casa com telhado plano construída nos anos 50. O cliente desejava devolver a estrutura desta casa fria, úmida e escura e abrir o jardim para ela. O projeto reconstruiu a estrutura original, descobrindo o que havia sob as camadas de materiais após anos de retrabalho. A essência da estrutura permaneceu: paredes de tijolos com 21 cm de espessura e lajes de concreto.

Durante o projeto, foram aplicadas 3 estratégias:

1. Adaptar a casa ao local, entendendo suas condições bioclimáticas: foi aberta ao vento, as encostas das lajes foram modificadas para coletar as águas pluviais e foram feitos furos nas lajes para captar o calor e a luz solar, para que a massa térmica pudesse funcionar.

2. Para criar um diálogo entre os materiais existentes e os novos, foram usados ​​3 materiais: mistura de pó de tijolo de paredes demolidas com resinas e uma argamassa de tijolo uniforme em sua alvenaria original de 21 cm. Um novo material, o aço CORTEN, foi usado para os anexos , toldos e paredes que acompanham o visitante desde a entrada ao salão principal. Da demolição foram recuperados carpintaria e carpintaria, bem como vigas de madeira recuperadas de um restaurante demolido nas proximidades e utilizadas para proteger o terraço e outras adições.

3. A casa antiga foi adaptada para um novo serviço, que inclui: ginásio, 3 casas de banho, vestiário, piscina e zonas de serviço. As condutas e serviços foram modernizados com novas tecnologias, nomeadamente painéis solares para aquecimento de água, dispositivos de velocidade variável para bombeamento de água, aquecimento no piso e painéis solares fotovoltaicos.

O resultado dessas estratégias é um conjunto de volumes cúbicos repousando no jardim em forma de pedras, assumindo as silhuetas das árvores. Os espaços entre esses volumes são transparentes, o que permite diferentes vistas do jardim, o que dá uma sensação de serenidade no caos da Cidade do México.

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.