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Arte, dicas

Importar .obj no 3dSmax – Plugin que funciona bem

Escrito por Philipe Kling David · 1 Minutos de leitura >

Este é um post antigo, de 2006 que de um modo inexplicável sumiu da base de dados do Mundo Gump em algum bug durante importação dos posts antigos do Blogger. Hoje meu amigo Rodrigo estava com problemas de importar obj para o max e eu fui procurar este post. acabei achando só via google nos arquivos antigos do Mundo Gump. Como pode ter mais gente com estes problemas causados pelo plugin nativo de importação do formato obj da Alias, eu resolvi repostar aqui.

Achei um plugin gratis que melhora ABSOLUTAMENTE o trabalho de quem precisa importar modelos em formato .OBJ para o 3dsmax. Ele é oferecido gratuitamente para as versões 8 e 9 do 3Dsmax e olha que legal: O plugin oferece presets prontos para programas como Zbrush, Silo, Modo, Worldbuilder, Rhino, etc.
Muito bom. Finalmente um plugin de importação que FUNCIONA e não ferra com as coordenadas de mapeamento como o sistema de importação nativo no max 8 e 9 fazem.
A grande vantagem dele é que ainda permite mudar as coordenadas na exportação e importação, evitando aquele clássico problema do modelo voltar com os eixos Y,Z invertidos.
Rápido, ele suporta também todos os materiais standard do max e ainda te dá uma janela de estatísticas após efetuar a importação ou exportação. Assim você sabe sempre se houve alguma perda de dados no processo.
Tá aí a recomendação. Se você é usuário do Max 8 ou 9 e quer usar o zbrush e etc, pegue logo o seu.

Para instalar basta baixar o arquivo e colocar ele na pasta plugins do diretório do seu 3dsmax. O plugin para 3dsmax é bem mais poderoso que o importador nativo, já que oferece as seguintes features:

– export of polygons (no limit)
– removed “split polys by MatID/smGroup”
– export of shapes/lines (with materials)
– additional preset for Mudbox
– made it fit for using in scripts
– paning listviews & treeviews: middle mouse button (like in max viewports)
– 64-bit support

Ele vem com presets já definidos para os seguintes programas:

  • POSER
  • MOTION BUILDER
  • MUDBOX
  • REALFLOW
  • RHINO
  • SILO
  • SOFTIMAGE XSI
  • UV MAPPER
  • VUE
  • WORLDBUILDER
Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

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