Hipercubo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Isto que você vê acima, é um hipercubo.
Hipercubo é a proposição teórica de um poliedro de quarta dimensão.

O primeiro conceito geométrico é o ponto. Um ponto é a representação geométrica de posição no espaço, e não possui dimensões (nem altura, nem comprimento, nem profundidade), ou seja, é impossível “medir” um ponto. Caso o ponto se desloque em uma mesma direção e sentido (digamos, para a direita), sua trajetória corresponde a um segmento de reta. Este ente geométrico corresponde à primeira dimensão (comprimento) e já pode ser medido em metros, por exemplo.

Deslocando-se a reta perpendicularmente à trajetória em que se deslocou o ponto (para trás), obtemos o quadrado, que é o ente geométrico de duas dimensões (comprimento e profundidade), medido em termos de área. Por fim, em se deslocando o quadrado perpendicularmente às duas trajetórias anteriores, (para cima), obtemos o cubo, ente geométrico de três dimensões (comprimento, profundidade e altura) possuidor de volume. Seguindo a mesma lógica, deveríamos deslocar um cubo perpendicularmente a todas as trajetórias anteriores para obtermos um hipercubo. Porém, esta direção não existe em nosso espaço tridimensional.

Para representarmos geometricamente um hipercubo, devemos nos socorrer outra vez da analogia: para formarmos um quadrado, unimos dois segmentos de reta paralelos e de mesmo comprimento através de seus extremos por outros dois outros segmentos de reta. Para representarmos um cubo, unimos os vértices de dois quadrados por quatro segmentos de reta. Para representarmos um hipercubo, unimos todos os vértices de dois cubos por segmentos de reta.

Pra que isso eu não sei, mas é maneiro saber que você está vendo algo em 4 dimensões, né?

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

10 respostas

  1. Estranhamente se assemelha a formas entre as quais eu ( ou meu sentido ) flutuo em determinados sonhos.
    Mais uma prova de que nossa consciência se transfere para uma quarta dimensão quando não a estamos utilizando em terceira dimensão, ou seja, aqui, acordados.
    Por isso era tão diferente e difícil de descrever.
    Só com alguma imagem aproximada mesmo.

  2. Eu vi aki falar exatamente sobre o que o Rochester falou:
    A quarta dimensão é o tempo.
    Este objeto continua sendo um objeto 3d.. mas bem doidão…
    Bem, eu acho.

  3. Muita gente falou que isso não é um hipercubo é apenas um objeto 3D bem elaborado. Na verdade todos estão errados, falando de dimensões, aquela representação continua sendo um objeto 2d. Assim como o desesnho de um dado que todos aprendemos quando criânça não é um cubo aquela figura também não é um hipercupo (objeto 4D)é apenas a projeção de um hipercubo no plano.
    Sim o universo que conhecemos possui 4 dimensões, 3 espaciais e um temporal, o tempo é a quarta dimensão. Mas nesse caso quando se diz que o hipercubo é um objeto 4D está se referindo apenas às dimensões espaciais, portanto nosso universo seria 5D uma dimensão temporal e quatro espaciais.
    Há! ía esquecendo, novas pesquisas indicam que nosso universo na verdade pose possuir não 4 ou 5 dimensões mas 11.

  4. [quote comment=””]Obvio que se trata de uma representação, né galera? Para ser real 4D ele tinha que sair do seu computador e se materializar na sua frente.[/quote]

    Obvio que se trata de uma representação, né galera? Para ser real 4D ele tinha que sair do seu computador e se materializar na sua frente

  5. É apenas a projeção ortogonal do hipercubo (sombra), se fosse possível fazer um desses ,apenas um dos 8 cubos ficaria visível no nosso universo os outros avançariam para a 4 dimensão.

    De cada um dos vértices do hipercubo partem 4 retas mutuamentes perpendiculares,na nossa dimensão só é possível construir 3 dessas retas sendo elas perpendiculares.

  6. a 4° dimensão deve ser incrível, imaginem, quanto maior a dimensão mais complexa seria a forma de vida ou ate mesmo a propria geometria
    em teoria um ser da 4° dimensão em nossa dimensão seria praticamente um deus, podendo atravessar paredes, poderia fazer cirurgias sem ao menos cortar… e seguindo esse sentido poderia haver um deus supremo que vivesse tipo em uma decima dimensão e pudesse fazer TUDO, a unica desvantagem é que ele n poderia ser visto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.