sábado, janeiro 25, 2025

Editorial Mundo Gump sobre IA

Como este site se relacionará com a IA daqui pra frente

A IA chegou de vez

Pois é, meus amigos, o negócio é o seguinte. Estive essa semana considerando DE VERDADE acabar com este blog definitivamente. Eu não sei se preciso repetir pela bilionésima vez o fato de que estou há quase vinte anos trabalhando nisso aqui, escrevendo até meus dedos sangrarem e literalmente furar o teclado, custeando do meu bolso e operando no vermelho, deixando de ganhar dinheiro em outras coisas muito mais rentáveis para  construir um espaço onde as pessoas encontrem entretenimento, diversão e curiosidades DE GRAÇA e fora do padrão pasteurizado que a internet se tornou. Eu falei disso aqui antes.

Meu vício

O fato é que EU GOSTO de blogar. Eu GOSTO de ser um blogueiro, acordar pensando em que merda maluca eu vou ter que chafurdar para achar um assunto novo e interessante.
É minha cachaça. Mas como eu vivo no Brasil, e o real vem se desvalorizando rápido, e os custos de TI são em dólares, a conta já não fecha tem meses. Mas há coisa pior.

A IA está permitindo que qualquer um (até quem não sabe escrever uma linha) crie um site, aponte meu blog num programa e uma IA cria um blog e gera milhares de posts em pouco tempo, pegando o conteúdo que levei anos escrevendo e alterando ele para gerar algo novo, com SEO perfeito, dentro de todas as regras estúpidas que o algoritmo gosta. É robô trabalhando pra robô. O objetivo é só puxar publicidade do adsense e faturar o máximo. O google não está nem aí. Ele precisa da receita. Se um site performa bem e dá resultado financeiro ele sobe no ranking de paginas e vai pras cabeças. Multiplique isso por milhões de sites sendo criados como mágica e o resultado é: Se tornou inviável para o ser humano.

Se as redes sociais já haviam capturado uma parcela tão significativa de audiência que isso quebrou 99,9% dos blogs, agora a IA vai trazer a pá de cal.
Os robôs solaparão os autores humanos e isso não é algo que eu temo nem que imagino, EU SEI que vai acontecer, porque eu SEI como que isso funciona por dentro.

O futuro tenebroso da internet

O resultado disso será: Os sites serão empurrados para o fundo da pilha dos posicionamentos de busca. Os sistemas já são automatizados o suficiente para usar a API de sistema de SEO como o Ahefs,  Semrush e similares. Eles automaticamente encontrarão palavras-chave de grande potencial, ESPIONARÃO os sites, e gerarão volumes colossais de material, dominando as pelavras-chave e tomando para si as primeiras posições dos buscadores.  Por exemplo, vamos dizer que eu estou bem ranqueado num posts sobre seguro de vida, que é uma keyword que paga bem. O bot faz um fetching no meu site, detecta as keywords que pagam bem, descobre que seguro de vida paga bem e está bem rankeado, ele então não clona nada, ele veja bem o grau do bagulho, ele CRIA UM SITE do zero,  inteiro, só sobre seguro de vida.

Ele gera mais de 500 posts ou até mais, com SEO perfeito, focado nessa palavra chave. Ele DOMINA o tema e solapa geral que estava bem posicionado, e ele não só faz isso, ele ainda fica avaliando e alterando os posts, para quase em tempo real manter sua dominância na keyword.

O google não liga se é gente ou robô fazendo, como ele também finge não saber das fazendas de cliques e dos sistemas automatizados de fazendas de links para manipular ranking.
Agora pense nisso em praticamente todos os assuntos. É o que vai acontecer, e isso é inexorável. Só resta aceitar.

Humanos para o fundo do buraco negro da insignificância

Com sites como o meu sendo empurrado para o fundo, isso resultará em menos acessos. E isso acontece rápido, mermão. Dos mais de 50.000 leitores únicos ao dia, um milhão e pouco num mês, eu vi nossa audiência cair brutalmente – e o pior: Isso aconteceu enquanto eu estava fazendo posts melhores.

O grafico é de chorar.  Em 2024, de janeiro a hoje, são 165 mil usuários ativos. Um ano de trampo e tive menos leitores do que eu tinha em uma semana lá pra 2010, 2012.
O Adsense polui meu site INTEIRO e tem mês que nem me paga nada. Isso me obriga a vender links pra essa merda, essa escória de sites de bets e casinos, pq ou é isso ou é fechar, já que as doações ocorrem eventualmente (muito obrigado) mas são esporádicas. Ou seja, são praticamente nenhuma.

um ano | Mundo gump | adsense, google, IA, inteligência artificial, mundo gump
É ridículo, desanima e ainda dá prejuízo.

Tudo bem. Eu já estou conformado de que tudo que eu faço dá merda. Quando eu abro um estudio de design, o dono do imóvel me expulsa, quando acho outro, cai uma arvore em cima, quando vou trabalhar vendendo ilustrações, vem a IA generativa e toma meu emprego.
É foda mas beleza. Eu não entrego os pontos. Mesmo quando parece ser a coisa logica a fazer.

Não vou me ferrar sozinho

O próprio Google sabe que ele vai tomar na tarraqueta. Não sou só eu. As pessoas estão evoluindo para a direção da preguiça, o tanto faz. O grosso da galera que está chegando à vida adulta não é igual a eu e você que está aí do outro lado lendo isso. (Eu sei. Parece papo de velho, talvez seja mesmo)
Mas o fato, é que essa galera nem lê porra nenhuma. Chegar aqui? Rá! Duvido.

Essa galera está vegetando na Terra, só esperando que o conhecimento venha pra eles mastigado explicado em video, ou nem isso. Eles querem o resumo do resumo. Eles não buscam saber, porque isso dá trabalho.
Eles se apegarão nas IAs para pensar e trabalhar pra eles. Ninguém quer saber o que é a execução pelos mil cortes, ou da sanguessuga gigante, ninguém tem curiosidade. A geração que se espantava, que tinha interesse no mundo, vai acabar.
A mediocridade está vendendo o game, e o tigrinho está aí pra provar que eu estou certo.

Idiocracia
Era ficção ou documentário?

Menos gente interessada, menos buscas. Menos buscas menos cliques, menos cliques menos anunciantes. E menos anunciantes, menos dinheiro para o Google.  Isso explica pq a empresa do Vale do Silício está dando pulo pra todo lado tentando arrumar um galho pra se agarrar pq de mecanismo de buscas, parece que é uma estrada que vai dar na parede em algum momento. Até computador quântico eles começaram a fazer.

Dom Quixote ataca os moinhos de vento
Dom Quixote ataca os moinhos de vento

 

O que eu vou fazer agora? 

Eu vou passar a usar IA nessa porra aqui. É isso. Vai ter IA e vai ter pra caralho. 

A razão está óbvia, o Google parece que gosta. Esse site não arrecada o suficiente para justificar que eu dedique tanto meu tempo aqui como sempre fiz em tantos anos. Eu vou usar TODO E QUALQUER sistema de LLMs que estiver ao meu alcance para gerar conteúdo que agrade ao panda, ao lolipop ou seja lá que bosta de nome ridículo de algoritmo que o cara do Google queira dar.

Mas eu também vou escrever, porque eu simplesmente gosto de fazer isso. Alguns posts serão feitos com IA focando em keywords que tragam visitas, vão ser vacas leiteiras. Sim, eu sei que é uma batalha perdida, como a do Don Quixote contra os moinhos de vento.

Cedo ou tarde, todo o incomensurável volume de assuntos será dominado. As visitas, hoje nas centenas, ano que vem serão dezenas. E talvez em 2026 serão unidades.

Um dia, talvez, perdido no fundo escuro dos porões do mecanismo de busca, o Mundo Gump terá apenas uma visita. E será a minha.
Mas ele estará aqui.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os desafios de lidar com um blog grande como o Mundo Gump

Este é o post número 6500 desse blog. Isso deveria ser um motivo de comemorar, eu acho. Mas não tenho tanta convicção. Às vezes recorrentemente, eu me pergunto onde eu estava com a cabeça para...

Viajando sem drogas

É impressionante o poder da mente humana. Nós temos a fantástica capacidade de viajar, de sair por aí em devaneios semi-delirantes, indo onde nenhum outro pensamento jamais esteve. Muitas pessoas precisam de drogas e instrumentos...

23 de Janeiro, faço 48 anos, 25 anos de bodas e 18 anos do...

O mundo Gump chegou na maioridade, hahahaha. Hoje também é meu aniversário e eu estou - e não consigo acreditar - que estou bem perto de fazer meio século de existência. Hoje eu também faço...

Foo fighters

O que eram essas esferas luminosas que causavam confusão na Segunda Guerra Mundial?