Outro dia estava navegando por aí quando me deparei com uma imagem curiosa. Era uma vião antigo, da época da Segunda Guerra Mundial que tinha um estranho anel ao seu redor. Mas… O que é e pra que serve isso? Eu nunca tinha visto aviões com esse anel maluco antes, e olha que eu adoro um bom filme de guerra, (falando nisso, aqui esta uma boa lista de filmes da Segunda Guerra Mundial, para a a nossa alegria!) e NUNCA vi nada assim antes.
Pensando que talvez esse assunto intrigante daria um bom post para o Mundo Gump, fui investigar.
Aneis estranhos nos aviões
A Segunda Guerra Mundial é um dos conflitos da história da humanidade que é rico em todos os tipos de invenções técnicas e de engenharia. De cachorros-bomba a porta aviões feitos de gelo. Uma delas é essa. Anéis malucos nos aviões. Mas por que a Luftwaffe instalou esse tipo de anel gigante em seus aviões?
Como geralmente acontece em assuntos militares, tudo é relativamente simples, mas interessante e até engenhoso. Certamente todos se lembram das aulas de História da escola que Adolf Hitler tinha seus próprios planos para a Grã-Bretanha em seus planos de dominar o mundo.
A guerra com ela antes da abertura da Frente Oriental era quase a prioridade mais importante para os nazistas. É claro que tomar as Ilhas Britânicas de uma só vez não deu certo.
Os ingleses reagiram muito bem não apenas no ar, mas também no mar. A maior dor de cabeça para os nazistas, no entanto, eram as minas marítimas magnéticas.
Para resolver o problema dos campos minados marítimos, os alemães decidiram criar uma aeronave caça-minas especial que poderia limpar as minas por detonação forçada de armadilhas nas áreas mais importantes. Na verdade, é por isso que grandes anéis misteriosos foram instalados em aviões, que funcionavam como um transmissor de antena magnética. Esta máquina surgiu em 1940. Mal tendo passado nos testes, o avião imediatamente foi parar nas forças armadas.
O design da antena magnética redonda era muito simples. Na maioria das vezes, seu diâmetro era de 14,6 metros. Lá dentro estavam escondidas 44 voltas de fio, que realizavam a transmissão de ondas magnéticas.
Para que a antena funcionasse e cumprisse sua função, ela precisava ser abastecida com eletricidade. O gerador das aeronaves lidou perfeitamente com essa tarefa. Assim, ao voar sobre campos minados marítimos a uma altitude suficientemente baixa, a aeronave fazia com que os detonadores se ativassem e a bomba explodisse. Para a mina, era como se um navio estivesse passando por cima dela.
Essas aeronaves não foram usadas apenas na Batalha da Grã-Bretanha. Posteriormente, eles foram usados ativamente pelos alemães na Frente Oriental. Aviões também apareceram na Segunda Frente. Eles também foram vistos sobrevoando os mares Báltico e Negro.