Conheça a máquina que transforma embalagens velhas de lixo plastico em combustível

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Pouca gente sabe que é possível converter embalagens plasticas e outros lixos poluentes em combustível. Originalmente, era necessário um parque industrial enorme e milionário para fazer isso, mas a tecnologia vem se barateando de modo que hoje seria possível ter em casa um conversor de lixo plástico em combustível.

Com uma maquina pouco menor que uma lava-louças portátil, esse equipamento produz uma variedade de combustíveis, sendo: Gasolina, querosene e óleo diesel a partir de lixo reciclável! Isso quer dizer que um equipamento desse tipo seria ser uma excelente forma de geração de renda para cooperativas e catadores. A ideia do projeto é de um japonês.  Tudo que se precisa fazer é abrir a maquina, meter plastico velho dentro e fechar. Depois de ligada, ela aquele o plastico em alta temperatura, derretendo-o e tornando o plastico num caldo químico, que vai liberar gás. O gás atravessa uma tubulação e se condensa num recipiente de resfriamento com água. Quando o gás se resfria ele gera o combustível, que é filtrado e convertido pela maquina. Achei uma ideia bem legal.

A maquina custa aproximadamente doze mil dólares, e claro, usa bastante energia para derreter este plastico, no entanto, essa energia pode vir de fontes “verdes” como painéis solares, fontes eólicas e hidrelétricas.

Pessoalmente, não vejo isso como uma maquina de gerar economia domestica, porque (fora aqui porque estamos pagando caro pelos perdularismos e controle artificial feitos com a Petrobrás no passado) o preço do petróleo está bem baixo, e isso faz o combustível ficar mais barato. No entanto, o problema dos plásticos continuam sendo uma questão séria que temos que enfrentar, já que a ampla maioria deles leva milhares de anos para se decompor. Talvez, converter o lixo em energia consiga produzir uma redução mais rápida do passivo ambiental.

maquina_transforma_plastico_combustivel

O projeto é da startup japonesa Blest, que estava em busca de desenvolver um equipamento de vários tamanhos, para uso doméstico ou industrial, que pode facilmente transformar 1 quilo de lixo de plástico em 1 litro de combustível (gasolina, diesel ou querosene), necessitando apenas 1 kW de energia e emitindo menos CO2 durante o processo.

Em vez de fogo, a Blest Machine, como é conhecida, usa um controle de aquecedor de temperatura elétrico para derreter o plástico e convertê-lo em gás bruto.

japa

Akinori Ito, o criador da Blest, decidiu desenvolver o equipamento para enfrentar o desafio de reciclar lixo em um país como o Japão, que não dispõe de muito espaço. E escolheu o plástico por ser basicamente composto de petróleo. A Blest Machine processa qualquer tipo de material plástico, do polietileno ou poliestireno ao polipropileno. Basta limpá-los bem antes do processo, para evitar a interferência de outras substâncias químicas.

Sua versão portátil pode ser instalada sobre uma mesa nas residências, evitando a necessidade de construir enormes usinas, onde normalmente o plástico é reciclado, ou lixões. Essa versatilidade pode ser bem útil, considerando que nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 7% do total de lixo plástico são reciclados, segundo dados da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês).

fonte fonte

 

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.