segunda-feira, junho 16, 2025

China lançou 12 satélites de Inteligência Artificial

Com mais doze satélites de inteligência artificial no Espaço, a corrida pela IA ganha contornos mais marcantes de uma Guerra Fria

É isso aí, meu brother!  A IA chegou no espaço! O Mundo está mudando rápido! Mais rapido do que a gente consegue acompanhar.

Hoje vi a notícia de que a China lançou com sucesso os primeiros 12 satélites de IA para ‘supercomputador orbital’

Os satélites, criados pela empresa chinesa ADA Space, serão capazes de processar os dados coletados de forma independente, independentemente das estações terrestres, escreve o The Verge, citando uma declaração da corporação.

Dentro de cada um dos 12 satélites há um modelo de IA de 8 bilhões de parâmetros que pode executar 744 trilhões de operações por segundo (TOPS). Juntos, eles processam cinco quatrilhões de operações por segundo (POPS), diz a empresa, com o objetivo final de criar uma rede de “milhares” de satélites para 1.000 POPS.

Os satélites trocam dados a velocidades de até 100 Gbps e compartilham 30 TB de armazenamento.

Os 12 são a ponta do Iceberg. O plano da agência espacial chinesa é colocar uma rede de 2800 desses satélites no espaço, criando um grande cérebro espacial de IA.

Os 12 satélites lançados na semana passada carregam cargas úteis científicas, incluindo um detector de polarização de raios X para captar fenômenos cósmicos breves, como explosões de raios gama. Os satélites também têm a capacidade de criar dados gêmeos digitais 3D que podem ser usados ​​para fins como resposta a emergências, jogos e turismo.

Esse supercomputador espacial economiza tempo de transmissão de dados e melhora sua qualidade — normalmente, “menos de 10%” dos dados de satélite chegam à Terra, explica o South China Morning Post.

Segundo Jonathan McDowell, historiador espacial e astrônomo da Universidade de Harvard:

“Os data centers orbitais podem usar energia solar e irradiar seu calor para o espaço, reduzindo as necessidades de energia e a pegada de carbono”.

IA não só nas armas de guerra, mas agora também no espaço. Isso dá muito um sabor extra de Guerra Fria, né não?

Como deve estar o Laranjão lendo isso? Será que a peruca loura arrepiou?
É isso. Quem tem *, tem medo.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80

Eu fui uma criança dos anos 80. Juntamente comigo, milhares de pessoas se lembram com saudades dos filmes que passavam nessa época. Pensando nisso,...

Pessoas amamentando animais

Pode parecer curioso, mas no mundo inteiro, o ser humano amamentar animais é uma coisa relativamente comum. Os índios da América do Sul alimentam...

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes...

Mariposa imperial

Eu tinha ido comprar umas frutas para o Davi quando me deparei com uma coisa estranha numa pilastra. Eu vi de longe, já que...