Binóculos: Dicas e informações para saber antes de comprar

Sharing is caring!

Basicamente, os binóculos fazem duas coisas para você: Eles aumentam o tamanho da imagem que você está vendo, e eles deixam entrar mais luz do que seus olhos podem receber, fazendo imagens aparecem mais brilhantes em condições de pouca luz.
Os binóculos hoje são um item muito apreciado por esportistas, amantes da natureza, exploradores e fundamentalmente por militares, além de outros usos que vão da recreação à observação de pássaros, passando até mesmo pela investigação de relatos de discos voadores (ufos).
Esse equipamento é adequado para visualização terrestre, marítima e, em alguns casos, astronômica. Como é utilizada a visão dos dois olhos em simultâneo, ao olhar-se por um binóculo tem-se uma percepção da profundidade da cena, ou seja, visão tridimensional: pode-se notar a largura, altura e profundidade. As lunetas e telescópios não tem essa capacidade.
Os binóculos parecem ter sido inventados mais ou menos junto ou logo após a criação do telescópio de Galileu no século 17. Alguém logo teve a ideia de montar dois telescópios lado a lado para ter uma visão binocular (daí o nome do instrumento).
O nome advém dos dois sistemas óticos que são conectados por uma dobradiça que compartilha de um sistema de foco comum. Usando um Binoculo Uma imagem pode ser projetada simultaneamente para ambos os olhos proporcionando uma percepção mais realista da profundidade.
A qualidade da imagem de um binóculo depende de cinco fatores:

  • Alinhamento da ótica
  • Qualidade das lentes
  • Qualidade dos prismas
  • Tratamento dado às superfícies dos óticos
  • Estabilidade mecânica do corpo e do mecanismo de focalização.

TIPOS BINÓCULO

Os seguintes tipos de binóculos pode ser encontrado no mercado para o consumidor:

  • Tamanho grande (padrão)
  • Compacto (dobrável)
  • Grande Angular
  • Zoom
  • impermeável
  • Foco gratuito
  • Binocam

BINÓCULOS GRANDES (padrão)

Binóculos

Eles são os tipicamente enormes vem com uma lente grande de  35 mm de diâmetro em geral.

BONÓCULOS COMPACT

Binóculos

Estes são os mais modernos binóculos compactos e dobráveis com uma lente objetiva de menos de 32 mm, normalmente cabem na palma de suas mãos.

BINÓCULOS GRANDE ANGULAR

Binóculos

Estes são apenas como binóculos de tamanho completo, mas os binóculos WA (wide Angle) permitem aos usuários observar uma larga faixa de ângulo. Binóculos de grande angular alcançam grandes faixas de visão.

BINÓCULOS ZOOM


Binóculos

Binóculos Zoom são fáceis de usar quando seu objetivo é investigar de perto um assunto particular. O mecanismo de zoom sobre estes tipos de binóculos permite aos usuários do aparelho não apenas uma ampliação, mas uma escolha de muitos níveis de aproximação. Eles têm ampliação variável permitindo ver a distância sem mudar os binóculos.
Alguns consumidores acreditam que é conveniente ter uma ampliação variável, enquanto os usuários mais profissionais rejeitam essa ideia devido ao peso e à degradação na qualidade de imagem causada pelo processo de alta ampliação, já que quanto maior o zoom menos luz entra, piorando a qualidade de imagem.

BINÓCULOS À PROVA DÀGUA

Binóculos

Os binóculos impermeáveis são 100% à prova d’água e são geralmente antiembaçantes também. Assim se o binóculo é “Fogproof” ou antiembaçante, significa que ele é selado com um anel de pressão e estão recheados com nitrogênio, que é uma técnica que permite mantê-los secos por dentro após uma imersão completa, algo muito importante, já que o maior vilão de um instrumento óptico é a umidade e potenciais fungos que decorrem de mau descondicionamento das lentes.

BINÓCULOS DE FOCO LIVRE

Binóculos

Eles são projetados para focar automaticamente a uma determinada distância. Os binóculos de foco livre são geralmente utilizados para acompanhar objetos em movimento rápido, por exemplo, nas corridas de cavalos, corridas de carros, shows aéreos e assim por diante.

BINOCAM

Binóculos

Os binóculos padrão Binocam são construídos com sensores de câmera digital conectados a uma estrutura de binóculos tradicional. Assim,  estes tipos de binóculos proporcionam o melhor dos dois mundos, fundindo binóculos e uma câmera de alta qualidade digital em um só equipamento.

O desempenho dos binóculos

O brilho e nitidez que você vê através de um binóculo é determinado por uma série de fatores:

  • Ampliação
  • Revestimento ótico
  • Diâmetro da lente
  • Tipo de prisma

Ampliação

Ampliação é o grau em que o objeto que está sendo visto e ampliada.
Binóculos são muitas vezes referem a isso como um número seguido por um x, por exemplo: 7×50
O primeiro número indica o fator de ampliação de um objeto ao ser comparado a imagem recebida por um olho normal. Quanto menor a ampliação, mais brilhante a imagem, pois entra mais luz, e quanto maior a ampliação, menor será o campo de visão.

As ampliações ideais são:

Na observação luz do dia 6x – 8x
Do crepúsculo ao amanhecer 7x – 10x
Para a observação nas montanhas 10x – 12x
Caça 8x – 12x
Esportes aquáticos 7x
Astronomia 15x – 70x

Os tipos de revestimento

O tipo e a qualidade do revestimento das lentes do seu binóculo irão determinar o seguinte:
Até 30% da captação de luz pode ser perdida se as lentes não forem revestidas.
A qualidade do revestimento aumenta a captação de luz e resulta numa imagem mais brilhante.
Em geral, no centro da imagem a nitidez é mais elevada.
Quanto menor a diferença na nitidez da imagem no centro em relação à periferia, maior será a qualidade do binóculo.

Os tipos de revestimento são vários. Há diversos processos de revestimento nas lentes, prismas e objetivas que irão determinar o brilho e a captação de luz de um binóculo.
As referências de revestimento a seguir estão sendo usadas na indústria.
Revestido = Uma camada simples em pelo menos uma superfície da lente objetiva é revestido com uma camada colorida

Totalmente Revestido = Uma camada em todas as superfícies da lente é aplicada. Ele é revestido com várias camadas coloridas, os prismas e oculares têm entre 2 e 6 camadas de fluoreto de magnésio aplicado.

Multi-revestido/Multi-Coated = Uma ou mais lentes / prismas são revestidos com múltiplas aplicações, os prismas e lentes têm entre 4 e 8 revestimentos de fluoreto de magnésio aplicadas.

Totalmente Multi-Revestido = Várias camadas em todas as superfícies são revestidas com várias camadas coloridas, os prismas e lentes têm entre 4 e 16 camadas de revestimento de fluoreto de magnésio aplicadas.

As camadas

Lentes revestidas de cor Ruby (laranja) são cobertas por uma superfície multi camada adicional de reduzir quaisquer reflexos de luz. Na prática, a diferença é dificilmente perceptível para o olho humano médio. Consumidores em países com luz brilhante e clima ensolarado como o Brasil tendem a perceber que esta é uma vantagem.
Binóculos

Revestimento azul – foi desenvolvidos a fim de filtrar os reflexos de luz, tanto quanto possível, ao mesmo tempo, mantendo a capacidade de coleta de luz tão alta quanto possível. Esta técnica foi possível utilizando a técnica de pigmentação progressiva da cor (intensificando o grau de pigmentos coloridos) obtendo uma aparência mais discreta na óptica.
Binóculos

Revestimento verde – são geralmente utilizados na indústria de visão noturna. Esse revestimento é útil à noite e em conjunto com um dispositivo de amplificador de luz. Mas agora muitos binóculos equipados com tal cor e são geralmente completamente multi revestidos. A técnica de revestimento é a mesma do que no tratamento revestido com Azul, mas na utilização prática os resultados dificilmente podem ser vistos como uma vantagem.
Binóculos

Ocular

O segundo número na fórmula (Exemplo: 7X50) indica o diâmetro da lente da frente em milímetros. Quanto maior for a lente objetiva, mais luz entra no binoculo e mais clara a imagem.

Em 6-8 da ampliação é 20-32 mm
em 7-9 da ampliação é 35-50 milímetros
em 10-36 da ampliação é 50-70 milímetros

Normalmente a duplicação do tamanho no diâmetro das lentes quadruplica a capacidade de captação de luz. Mas, na realidade, o tamanho da lente devem ser considerado juntamente com a lente de saída e do uso pretendido.

A luz transmitida

Isto refere-se à qualidade da ótica ou a sua capacidade para entregar um máximo de luz. Quanto maior for o diâmetro da objetiva, mais luz entra, porém, mais pesado e maior o binóculo fica.

BRILHO

O brilho de uma imagem depende de vários fatores:
Ampliação aplicado à imagem na ocular;
Intensidade da luz que vem do objeto que está sendo visto
tamanho Diâmetro da lente e sua captação de luz.
O tipo e a qualidade do vidro usado para fabricar a lente.
A perda de luz por transmissão e reflexão ao passar pelo instrumento.

Índice relativo de BRILHO (RBI)

O índice de luminosidade relativa ou RBI é usado como uma comparação entre o brilho da imagem, mas ele tem limitações severas como discutido abaixo. Esse valor é determinado pela raiz quadrada da lente de saída. Um RBI de 25 ou mais é considerado útil em condições de baixa luminosidade. Em condições de luz brilhante, um RBI de 9 não teria nenhuma vantagem de brilho em relação a um de 50.

RBI = Diâmetro / Potência = lente de saída x raiz quadrada.
Exemplo: 7×50 binóculo 50/7 = 7,14 x 7,14 = 50,98 = brilho relativo.

O fator de crepúsculo

fator de Crepúsculo é uma medida de visualização de nitidez e detalhes de imagem em condições de pouca luz. Quanto maior o fator de crepúsculo, mais eficiente é o aparelho em baixa condição de luz. Esta indicação tem algumas limitações. Para calcular o fator de crepúsculo, pegue a raiz quadrada da ampliação multiplicada pelo diâmetro da lente de entrada.

Exemplo em um binóculo 7X42.
TWILIGHT FACTOR 7×42 = 294 (raiz quadrada) = 17,14 = fator crepúsculo

Esta fórmula leva ampliações mais em conta do que o índice de luminosidade relativa e é uma indicação melhor para a qualidade do brilho. Ao observar mais detalhadamente um objeto distante, você procurará obter um maior contraste e, portanto, terá que comprometer a ampliação e o diâmetro da lente objetiva.

O campo de visão

O campo de visão é definido pela largura em pés ou metros da área visível a 1000 metros. Quanto maior a ampliação, mais estreito é o campo de visão.
Um amplo campo de visão é recomendado para acompanhar eventos de ação, como esportes. Binóculos com um amplo campo de visão geralmente têm um aumento entre 2 e 6. Alguns binóculos oferecem oculares grande angular que aumentam o campo de visão em comparação com as lentes oculares convencionais.

A pupila de saída

Esta lente refere-se ao tamanho do círculo de luz visível na ocular de um binóculo na forma de um disco. Quanto maior a pupila de saída, mais brilhante e nítida a imagem.

Para determinar o tamanho, basta dividir o diâmetro da objetiva pela ampliação:

Exemplo: um binóculo de 7X50 = 50/7 = 7,14 mm

Desde que a pupila do olho humano médio abre aproximadamente 2-3mm na luz do dia e até 7mm na noite a pupila ideal da saída em binóculos não deve ser menos do que 2 milímetros mas não mais de 7mm porque o olho humano não pode perceber vantagem em valores acima dessa marca.

LER

Ler significa fator de alívio no olho. Esta é a distância que um binóculo pode ser mantido longe do olho humano e ainda apresentar o pleno campo de visão.
O LER é ideal quanto maior for seu índice. Maior LER = alívio no olhar e mais conforto na observação. Como você pode prever, binóculos com lentes oculares maiores são mais caros, mas oferecem maior qualidade e mais conforto de visualização.

IPD ou Distancia inter-pupilas

A distância entre os olhos varia de uma pessoa para a outra e a maioria dos binóculos permitem fazer um ajuste, trazendo os tubos do binóculo mais juntos ou separados.

Ajuste de dioptria

A maioria dos binóculos têm essa opção em um dos oculares, principalmente no lado direito. Ele permite compensar a diferença de visão entre os dois olhos e é usado ao focar.

FOCO

Há três tipos principais de sistemas de focagem estão sendo usados em um binóculos hoje.

  • CENTER FOCUS
  • INDIVIDUAL FOCUS
  • AUTO FOCO/Foco livre

CENTER FOCUS
Primeiro, feche o olho direito e usando o foco central ajustar até ver uma imagem nítida. Em seguida, feche o olho esquerdo e abra o olho direito e ajuste a dioptria direita da ocular até obter o foco perfeito.

Individual FOCUS
Individual com foco permite um ajuste de focagem muito precisa, mas requer para ajustar o oculares esquerda e direita individualmente.

AUTO FOCO – Foco livre
Estes são binóculos livres de foco que oferecem uma imagem instantânea e só vai ser de interesse durante atividades esportivas ou de certas atividades ao ar livre.

Binóculos

Tipos de prisma

O sistema de prisma de um binoculo reduz o tamanho necessário para fornecer o comprimento focal.
Ele transforma a imagem que está de cabeça para baixo para o lado direito para cima

Existem três tipos mais comuns de construção do prisma:

  • Prisma de telhado
  • PRISMA PORRO
  • REVERSO PORRO

TELHADO: Os prismas se sobrepõem e estão alinhados permitindo ter uma construção esbelta
PORRO: A lente compensada da ocular oferece uma maior percepção de profundidade e campo de visão
INVERSO: As lentes são compensados a partir da ocular de forma horizontal Reduzindo o tamanho total da construção em cerca de 30% em comparação com o racional prisma porro.

A qualidade do prisma

Os padrões mais comuns de qualidade de prismas são expressas assim:

BAK-4 prismas são feitos de vidro de bário (Densidade Superior)
BAK-7 prisma são feitos de boro-silicato

A diferença é que os prismas BAK 4 têm uma maior densidade de vidro eliminando mais dispersão de luz e oferecendo imagens mais nítidas.
Seguindo as etapas abaixo você seria capaz de determinar se o seu binoculo tem um prisma BAK-4 ou BK-7:

Segure o binóculo em 10 a 15 ° de ângulo e cerca de 30 a 50 centímetros de distância do olho
Se você vê quadrados na forma de tamanho da lente / sombras aparecem na pupila de saída que significa que você tem BK-7
Se você ver um círculo completo de 360 ° Aparecer na pupila de saída você pode ter certeza que você tem BAK-4

Adaptador de Tripé

Binóculos
Geralmente todos os binóculos com ampliações acima de 10 são adaptaveis a tripés.
Os critérios mais comuns na escolha dos binóculos podem ser resumidos:

A observação de pássaros
Binóculos
Para observação de aves um modelo 8×21 pode ser bom em um dia brilhante para a observação de uma ave de aproximadamente 3 a 6 metros de distância. Mas, se você estiver observando um ninho de águia a 800 metros de distância, um modelo 15×70, 12×50, 20×50 em um tripé pode ser suficiente. Na prática, você esperaria encontrar diferentes condições de luz e esperar passar da focagem distante para a focagem muito próxima. Sob essas condições, é recomendável considerar os seguintes binóculoso:
8×32 8×42 8×56 10X42 7X50

Atividades esportivas
Binóculos
Para esportes, se você estiver em um estádio, dependendo de onde os assentos estão localizados, se você está entre o meio e as primeiras linhas que preferem 8×21 8×32 7×35, enquanto que se você está sentado entre o meio e a parte superior, você acharia mais util os de 10X42 10X50.
Dependendo da hora do evento, no final da tarde ou no início da noite, você precisaria dum binóculo com uma lente de objetiva maior para melhor visualização.

Binóculo para astronomia
Binóculos
Os binóculos para a astronomia, começam com um modelo 7×50, que pode ser bom para observar a lua. Para ver mais detalhes sobre planetas, você precisará de um maior e mais poderoso, como um 8×56, 9×63, 12×50, 15×70 ou 25-45×100. Naturalmente, um tripé será necessário para os binóculos maiores devido ao tamanho, peso e ampliação. Escolha um binóculo que tenha 5 mm de pupila de saída ou mais para melhor visualização.

Se você vai acampar ou viajar
Binóculos
Pior troço que tem é levar bagulho grande e pesado ocupando espaço precioso na sua mochila. Ainda mais se vc deu uma de doido e vai subir Macchu Picchu ou o Aconcágua. Assim, para a mochila, você pode querer manter o seu peso a um mínimo e preferem levar um par de binóculos compactos, como uma 8×21, 8×25, 10×25 ou 12×25 ou até mesmo um monocular. No entanto, se você leva a sério a observação de paisagens ou vida selvagem, você pode não se importar com o peso extra de 7×50, 8×40, 8×32, 8×42, a fim de obter mais ampliação e/ou melhor resolução ou capacidade de coleta de luz.

Binóculos para passeios de barco e iatismo
Binóculos
Para a maioria dos proprietários de barcos ou aqueles observando perto da água os binóculos ideais serão os impermeáveis de 7×50. Eles oferecem um bom desempenho sob condições de pouca luz e, ao mesmo tempo, oferece um campo de visão muito bom e uma estabilização muito boa. Para algumas pessoas um 10X42 e 10X50 é uma boa alternativa. Tenha em mente que quanto maior o poder de ampliação, menor a capacidade de estabilização.

Outros binóculos curiosos

Existem alguns binóculos incomuns, que geralmente são usados em nível profissional.

Binóculos

Binóculos

Binóculos

Binóculos

Binóculos

Binóculos

Dicas finais

O binóculo ideal não existe, o consumidor precisa decidir sobre o peso e uso do que vai comprar. Idealmente um consumidor pode ter 3 tipos diferentes de binóculos: compactos, exterior, observação geral. No entanto sabemos que por desconhecimento e principalmente dindim, isso não e possível. A maioria das pessoas não sabe muito sobre binóculos, nem um balconista de loja média. Assim, antes que você faça uma compra errada, pare um minuto e planeje para o que você pensa usar os binóculos. Isso evitará a frustração.

 

fonte

Comments

comments

Luminária Ufo

6 comentários em “Binóculos: Dicas e informações para saber antes de comprar”

  1. Muito bom esse ultimo com vodca dentro.
    Aqui no meu trabalho utilizamos com frequência binóculos para confirmar visada entre repetidores e clientes finais (trabalho com internet por rádio), e mesmo assim nunca havia lido nada técnico sobre esses instrumentos. Vou guardar esse artigo para apreciar depois.
    Valeu man.

    Responder
  2. Gostei, principalmente quando diz que os próprios vendedores não sabe informar os dados da peça que está vendendo, já fui militar, hj veterano gosto de binóculos gostaria de requisitar um infra-vermelho, se souber como fazer aceito a dica.

    Responder
  3. Boa noite,
    Binoculos de lentes azul, laranja, vermelha, verde… em seu uso, se encherga na respectiva cor ou não, a imagem é nitida e clara?
    Eu vou enchengar laranja a imagem ou não? ou que seja outra cor de lente!

    Obrigado!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.