Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Em 2015 foi demolido um dos restaurantes mais curiosos do mundo. Ele não existe mais, mas isso não tornou sua ideia curiosa o suficiente para que não aparecesse por aqui.

O restaurante que ficava empoleirado numa árvore era em Okinawa.  No meio da cidade estava uma árvore gigante e sobre ela, o restaurante, sobre a gigantesca árvore Banyon erguida majestosamente no meio de uma movimentada rede urbana.

O lugar se chamava casa da árvore Gajumaru, e oferecia uma experiência gastronômica única com vista para a cidade e o belo Porto de Naha.

Acessado por uma escada em espiral, os clientes podiam sentir que estavam viajando para outro mundo, mais natural e antigo, apenas alguns andares acima das ruas movimentadas de Okinawa.

A bela vista das amplas janelas panorâmicas do restaurante e varandas arejadas é ao mesmo tempo surreal e hipnotizante. Ladeada por membros gigantescos que agarram o restaurante aparentemente minúsculo em suas palmas como dedos da mão do Godzilla recém saído do mar bem ali na frente,  as imagens, sons e movimentos da cidade abaixo estão sempre presentes, mas pareciam estar a quilômetros de distância. Além disso, as águas calmas do Porto de Naha tornariam esta vista ideal para qualquer restaurante, muito menos um situado no alto de uma única árvore, lembrando os clientes da natureza surpreendente que existiu uma vez, e ainda circunda, sua bela cidade.

 

Infelizmente toda a estrutura foi demolida em 2015, eu não sei por que motivo. Eu fiz este post ao dar de cara com a foto do restaurante, porque fiquei absolutamente chocado com o tamanho do tronco da árvore. A principio cheguei a pensar que era mesmo uma centenária figueira, mas depois vi que tratava-se de uma replica de concreto, muito bem feita.

 Gajumaru é uma árvore que “anda” onde vive um espírito, kijimuna . Também é conhecido pelo nome de “Banyan chinês” ou, simplesmente, árvore “Banyan”. Seu sistema radicular acima do solo fornece força e estabilidade contra fortes ventos de tufão e, por isso, é frequentemente plantado como um cinturão de abrigo ao redor das casas.

O acesso se dava por essa escada em caracol.

A árvore era tão colossal que instalaram um ELEVADOR nela.

Uma vez lá dentro era um restaurante bem normal, apesar de não ser muito grande o salão comportava mais mesas do que eu poderia imaginar.

O grande destaque era a vista:

Enfim, era uma ideia bem legal, não sei o que levou à demolição do complexo. Mas fica a ideia para um restaurante turístico. Bom para lugares com vistas espetaculares, tipo Campos do Jordão.

Caso você saiba por que ele foi demolido, conta aí nos comentários? Valeu!

Jantar numa árvore?

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Alerta: Conteúdo protegido !!