fbpx

ciência, Curiosidades

Anel de fumaça vulcânica

Escrito por Philipe Kling David · 1 Minutos de leitura >

Olha só que curioso este anel de fumaça vulcânica. Tá aí algo que não se vê todo dia, né?

O diâmetro deste anel, produzido pelo vulcão é algo entre 1 e 2 km. Trata-se de um fenômeno raríssimo, em que o vulcão expele a fumaça de uma só vez, e afetado pela forma geológica da boca do vulcão, ela some como um anel.

O processo é similar aos anéis de fumaça de cigarro, um truque bastante popular em mesas de bar, só que numa escala gigantesca.

Em 2001 os pesquisadores e fotógrafos de vulcões Steve & Donna O’Meara fizeram esta incrível foto de um anel de fumaça expelido pelo vulcão Eyjafjallajokull :


Embora sejam fenômenos atmosféricos raros, os anéis de fumaça dos vulcões são registrados por fotógrafos profissionais e até mesmo cinegrafistas. Veja só este curioso anel produzido pelo Monte Etna:

O vulcão islandês de nome bizarro, Eyjafjallajokull, causou um grande problema no transporte aéreo recentemente, ao expelir grande volume de gases e partículas de cinza na atmosfera, mas ele também presenteou os fotógrafos, como o sortudo professor José Licciardi que estava na hora, local e momentos certos para registrar o fenômeno que durou apenas cinco minutos. O resultado são imagens com belos anéis voadores:

Anéis de fumaça são fenômenos bastante curiosos, que podem ser produzidos artificialmente também.

Existe um brinquedo chamado vortex ring toy, que produz fumaça e gera um vórtice de ar, que libera um anel como se fosse um tiro. Veja:

Usando o mesmo princípio do anel de vórtice, que foi explicado pela primeira vez pelo físico alemão Hermann von Helmholtz,em um artigo de 1867, existem equipamentos de grande escala, que produzem perfeitos anéis de fumaça colorida. Geralmente são um recurso usado para atrair a atenção das pessoas para eventos como shows, exposições, feiras, etc.

Embora os anéis de fumaça artificialmente produzidos sejam legais, não se comparam ao espetáculo que é ver uma coisa dessas surgir da gigantesca boca de um vulcão. Um fenômeno curioso e também bastante intrigante são os anéis de bolhas, produzidos pelos golfinhos. Aparentemente isso é um truque que eles inventaram só para se divertir.

Olha só que maneiro:

fonte fonte fonte

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

Sabethe: O mosquito com design

em animais, Curiosidades
  ·   2 Minutos de leitura

2 respostas para “Anel de fumaça vulcânica”

  1. Muito show mesmo. Parabéns pelo blog Philipe. E estamos esperando mais Zumbi. A história está ÓTIMA! Parabéns por tudo mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.