Arqueólogos que escavam o antigo assentamento egípcio de Taposiris Magna encontraram uma múmia de 2.000 anos com uma língua de ouro.
Os pesquisadores sugerem que a língua do homem foi substituída por ouro durante o embalsamamento para que o falecido pudesse falar com Osíris na vida após a morte.
Acreditava-se que Osiris governa o submundo e julga as almas dos que partiram. Portanto, a língua de ouro de uma pessoa que morreu há cerca de 2 mil anos, talvez, o teria permitido convencer Orisis a mostrar misericórdia.
Arqueólogos liderados por Kathleen Martinez da República Dominicana descobriram a múmia em um dos 16 túmulos em Taposiris Magna, onde há templos dedicados a Osíris e Ísis, a deusa que era esposa e irmã de Osíris. Anteriormente, os arqueólogos descobriram um tesouro de moedas decoradas com o rosto de Cleópatra VII, o que sugere que os templos foram usados durante o reinado da rainha.
Os 15 cemitérios restantes também datam de cerca de 2 mil anos atrás e contêm tesouros notáveis.
Em um deles, a maior parte da múmia da mulher está coberta com uma máscara mortuária retratando-a sorrindo em um cocar.
Mais duas múmias foram encontradas junto com os restos dos pergaminhos, que os cientistas estão atualmente analisando e decifrando, bem como joias de ouro com Osíris.
Os pesquisadores também encontraram várias estátuas representando pessoas enterradas no local.
Eles estão tão bem preservados que você ainda pode ver penteados e chapéus neles.
E embora os arqueólogos ainda não saibam a data exata do sepultamento, eles dizem que as pessoas viviam na época em que o Egito era governado por Ptolomeu (304 aC – 30 aC), que eram descendentes de um dos líderes militares de Alexandre, o Grande, ou o Império Romano, que conquistou o país após a morte de Cleópatra VII em 30 AC.
Eu não sei, mas acho que deviam levar em conta a possibilidade do defunto ter sido um grande cantor também.
Falando nessas múmias do período grego, talvez te interesse esse meu post sobre incríveis pinturas mortuárias feitos nos caixões ali da época e esse sobre mascaras mortuárias.