O Trabalho de RG Harris é exatamente a “cara” das ilustrações dos anos 50 e início dos 60.
Robert George Harris nasceu em 9 de setembro de 1911 em Kansas City, Missouri. Seus pais eram Lena M. Harris e Harry G. Harris. O pai era vendedor da Ladies Millinery em Kansas City. Eles tiveram dois filhos, Robert, e uma irmã mais nova, Virginia. Eles moravam na 34 East Fifty-Fourth Street.
Robert Harris estudou no Kansas City Art Institute desde os quatorze anos, e em 1929 estudou sob a tutela de Monte Crews. Emery Clarke , John Falter e Richard Lyon também eram estudantes de arte lá na mesma época.
Em 1933, ele deixou Kansas City e dirigiu uma motocicleta até Nova York. Ele abriu um estúdio de arte em New Rochelle, na 560 Main Street. Ele dividia o espaço com John Falter, Emery Clarke e Richard Lyon. Charles LaSalle , John Scott e Graves Gladney também eram vizinhos. Ele estudou com Harvey Dunn na Grand Central School of Art e com George Bridgman na Art Students League.
Seus primeiros trabalhos publicados foram ilustrações de histórias para a Street & Smith’s Western Story . Ele passou a pintar capas para Complete Stories, Double Action Western, Doc Savage, Pete Rice Western, Thrilling Adventures, Western Round-Up, Western Story e Wild West Weekly.
Em 1935, ele se casou com Marjorie Elenora King, que também havia sido aluna do Kansas City Art Institute. Em 1939, eles se mudaram para Larchmont, NY, onde seu filho Craig nasceu. Então, em 1941, eles se mudaram para Westport, CT, onde sua filha Marcia nasceu mais tarde.
Em 1937, ele foi contratado pela American Artists Agency, que o ajudou a sair das revistas pulp para ilustrar revistas consideradas mais sofisticadas. Ele trabalhou para Cosmopolitan, Good Housekeeping, Ladies Home Journal, Liberty, McCall’s, Redbook e The Saturday Evening Post .
Durante a Segunda Guerra Mundial, ele se voluntariou para se juntar ao USO Artists For Freedom Project , que foi organizado pela NY Society of Illustrators para reunir mais de 200 artistas para desenhar milhares de esboços de retratos de soldados feridos se recuperando em hospitais militares. Harris visitou hospitais em Nova York, Connecticut, Virgínia e Carolina do Norte.
Depois da guerra, ele continuou a pintar para revistas de luxo. Ele também trabalhou em publicidade para Coca-Cola, Cannon Sheets e outras marcas famosas.
Em 1953, ele se mudou para Scottsdale, Arizona, e continuou a trabalhar como ilustrador até 1961, quando começou a se concentrar em uma nova carreira como retratista.
Em 1970, ele se mudou para Carefree, Arizona, e continuou a pintar retratos importantes até sua aposentadoria em 1989.
Robert Harris morreu aos 96 anos em 23 de dezembro de 2007.
Galeria de trabalhos
R.G. Harris – Harry Anderson Art