14 BIS

Minha família é de Petrópolis. O meu antepassado, Magnus Kling morreu ajudando na construção da cidade. (uma palmeira gigante caiu em cima dele) Até hoje o nome da minha família está no monumento aos imigrantes alemães que fundaram Petrópolis.
Minha bisavó, conta a meu avô, teve um namorico com Santos Dumont, de quem foi amiga quando ele morou lá em Petrópolis. Talvez por conta dessa história, que sempre escuto contar desde que era menino, tenho uma enorme admiração pela figura de Santos Dumont. Um cara visionário. Se empenhou em construir o avião e depois de muitas aventuras obteve sucesso.
Me incomoda profundamente ( e também a grande maioria dos brasileiros) o fato dos americanos afirmarem na maior CARA DE PAU que quem inventou o primeiro avião foram os irmãos Wright. Pra provar eles tem apenas o relato histórico de UMA testemunha e uma foto questionável.
Some-se a isso o fato de que o “avião” dos irmãos Wright voou com o disparo de uma catapulta.
Ora, francamente, com catapulta até anão de circo voa, meu chapa. Tio Sam que me perdoe, mas NÓS, OS BRASILEIROS QUE INVENTAMOS O AVIÃO.
A mídia americana, dona de quase tudo que passa na TV, sobretudo nos prentensos canais informativos, como o Discovery Channel, History Channel e etc perpetuam a mentira, apoiados por institições tão americanas como o BIG MAC, e do porte do Smithsonian Institute.
VEja só:

THE ORIGINAL WRIGHT BROTHERS AEROPLANE
THE WORLD’S FIRST POWER-DRIVEN,
HEAVIER-THAN-AIR MACHINE IN WHICH MAN
MADE FREE, CONTROLLED, AND SUSTAINED FLIGHT
INVENTED AND BUILT BY WILBUR AND ORVILLE WRIGHT
FLOWN BY THEM AT KITTY HAWK, NORTH CAROLINA
DECEMBER 17, 1903
BY ORIGINAL SCIENTIFIC RESEARCH THE WRIGHT BROTHERS
DISCOVERED THE PRINCIPLES OF HUMAN FLIGHT
AS INVENTORS, BUILDERS, AND FLYERS THEY
FURTHER DEVELOPED THE AEROPLANE,
TAUGHT MAN TO FLY, AND OPENED
THE ERA OF AVIATION

– Inscription on the 1903 flyer at the Smithsonian Institution

Eu fico puto quando vejo essas merdas, porque vamos ver: Irmãos Wright? Eles inventaram mais o quê além dessa bala de catapulta com asinhas que voou no máximo alguns metros?
Já Santos Dumont, o inventor do chuveiro, do relógio de pulso, dos inúmeros balões dirigíveis que construiu e até deu voltas em torno da Torre Eiffel sob o olhar de centenas de pessoas estupefactas.
Qualquer pessoa mais consciente vai perceber que Santos Dumont tinha uma história de vida que era condizente com o feito que se propôs. Chama-se Coerência Histórica.
Então outro dia passou no Discovery a construção de uma réplica exata do “avião” dos irmãos Wright. Eu fiquei atento esperando o momento em que o suposto avião iria voar.
Não voou. O programa terminou sem o mais importante. Sem o qual as dúvidas que beneficiam os americanos que se auto-intitulam os pais da aviação poderiam ser esclarecidas.
Mas não. O avião-réplica deles não voou.
O Brasil construiu uma réplica exata do 14 bis e ele voou.
Aqui estão em primeiríssima mão os vídeos do avião de Santos Duomont – voando.
Não há dúvidas, a parada voa.
Aproveitando, no meio do vídeo o mecânico que ajudou a construir manda uma mensagem aos americanos. Faço minhas as palavras dele.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Informamos que este BlogStars estará concorrendo ao selo dourado do dia 22/Maio/2006 à 28/Maio/2006 – Confira no site blogstars.com.br !

    Observação : O BlogStars que ficar na segunda colocação no final da votação da semana voltará a concorrer durante a próxima semana – valido apenas para 2 (duas) semanas seguidas.

  2. Kleber, você não é obrigado a entender de aviação. Vamos lá:

    Um ultraleve é um avião que voa a baixa velocidade. è um avião. è mais pesado que o ar. Carrega um passageiro ou mais. Atende aos objetivos da época. Não havia como criar de cara um boing 747.
    Em segundo lugar, os irmãos Wright, que fabricavam bicicletas, usavam uma catapulta de disparo para lançar o avião-projétil a uma distância máxima de 37 metros, quando o vento ajudava. Até hoje não temos aviões que voam assim.
    Os próprios irmãos Wright foram ridicularizados pela mídia e por centenas de pessoas quando tentaram sem sucesso repetir a experiência que lhes dá o crédito. Por que será? Por que simplesmente aquilo foi um hoax. Não funciona.
    Em terceiro lugar, O avião fabricado pelos irmãos Wright chamava-se Flyer, (Voador), um biplano. O piloto ficava deitado na asa inferior do avião. O motor localizava-se à direita do piloto, e fazia girar duas hélices localizadas entre as asas. O sistema de wing warping consistia em cordas atadas às pontas da asas que podiam ser puxadas ou afrouxadas pelo piloto, assim podendo fazer o avião girar em seu eixo longitudional ou no seu eixo vertical, permitindo o controle do avião ao comando do piloto. O método chamado de wing warping – praticamente não foi usado na história da aviação, mas que funcionou nas baixas velocidades que este avião supostamente voou.
    Nos aviões modernos o motor não fica ao lado da cabeine, a decolagem não tem trilhos nem catapultas, os sistemas de hélices não ficam entre as asas.
    O 14 bis decola direto da pista, percorrendo uma trajetória retilínia com aceleração constante, tem tamanho absolutamente maior que a engenhoca dos fabricantes de bicicleta, usa flaps, percorre distâncias enormes na inauguração foi 220 metros, em comparação com os pífios 37 metros em 12 segundos dos Wright, com incrível facilidade. Não é por outro motivo que é considerado por várias pessoas como o primeiro vôo bem sucedido de um avião. Quando este vôo foi realizado, o pouco conhecimento e o descrédito dado aos vôos dos Irmãos Wright pela mídia internacional fizeram com que o 14-Bis de Santos Dumont fosse considerado então pela mídia francesa e mundial, o primeiro avião a decolar por meios próprios.
    Santos Dumont, após o 14-Bis, inventaria o primeiro ultraleve, o Demoiselle, a última aeronave desenvolvida por ele. Este, além disso, realizaria também importantes avanços na controlabilidade de aviões, como o uso efetivo de ailerons em suas aeronaves, por exemplo. NO caso do Deimoselle você está certo. Ele inventou mesmo o ultraleve. E voava bem o treco. Eu tenho videos exclsuivos do deimoselle voando aqui. ( Os originais da época, com o Santos Dumont. Se quiser, eu posto)

  3. Pô, é verdade isso, viu.

    Esse pessoal que fica brigando que os Irmãos Wright quem inventaram o avião precisariam de uma aula, além de bons modos, de aviação também.

    Não é possível que não se admita essa simples verdade. Qual é o problema de que um brasileiro invente algo importante para a humanidade?

    É um pouco de preconceito, isso, também, não é verdade?

    Abraço!

    PS: Não sabia que Santos Dumont tinha inventado o chuveiro!

  4. Cara, quem inventou o aviao foi Santos Dumont, nao fomos “nos os brasileiros”. Como eh que alguem pode ficar ofendido com uma coisa dessas?

  5. Po anônimo… O Santos Dumont era um dos nossos meu. Quer dizer que você não tem orgulho de um brasileiro que se destaca lá fora? Ou tem uma importância crucial para a história da humanidade? É nosso povo, nosso país, a nossa nação.

    Nenhum americano besta tem o direito de deturpar a história assim. E isto é o que eles mais fazem nas escolas por lá.

    Santos Dumont era tão diferente dos interesseiros irmãos Wright, que terminou sua vida da forma triste como foi, por ver sua criação sendo utilizada nas guerras para trucidar pessoas.

    E foi contra americanos, e não contra brasileiros, que o avião foi utilizado como míssil em plena Nova York para acabar com milhares de vidas.

    Santos Dumont levantou uma plaquinha lá em cima, dizendo: “Filma eu Galvão! Eu já sabia!”

  6. Santos Dumont inventou o dirigível, o avião, não exatamente o chuveiro, mas a regulagem quente-frio do chuveiro, a porta de correr e muitas outras coisas, como o hangar, o ultraleve, o simulador de vôo, o aeroporto e a palavra “airport” (em inglês!), o horizonte artificial, o uso do alumínio, da roda e do motor a explosão em aeronaves, o “cálculo de área alar” e a “relação peso x potência”, até hoje utilizados na indústria aeronáutica. Além disso, em 1904, Santos Dumont encomendou a seu amigo joalheiro Luis Cartier o primeiro relógio de pulso masculino.
    Mas o que eu quero falar não é isso. O avião não pode ser creditado apenas a Santos Dumont, o gênio. Eu seria obtuso se pensasse assim. Santos dumont foi um elemento entre muitos outros, de diversos países que trabalhavam trocando idéias e experiências e isso deu resultado no avião.
    Não é ele um sábio magico que fez surgir o avião do nada. Ele teve ajuda de muita gente, de vários países. POr saber disso Santos Dumont não patenteava seus inventos, doava-os de papel passado à humanidade.
    Ao Contrário dele, os Irmãos Wright postergaram a aprensetação do suposto avião deles para tentar resguardar para si a patente do invento.
    É como na vida. Uns buscam a fortuna, outros a fama, e muitos poucos a realização de seu desafio pessoal.
    Esta lição é talvez mais importante que o invento do avião.

  7. Boníssimo post Philipe! Na boa, eu sempre me perguntei o por que de esses americanos hipócritas pleitearem para si uma invenção que todos sabem que não são deles.

    Santos Dumont era O Cara da época. Grande parte da fama de Petrópolis eu acho que se deve a ele inclusive.

    Só acho que Santos Dumont é pouco reconhecido pelos próprios brasileiros. Gente! Brasil não é só futebol não valeu!

    Abraço! Valeu pelo link aqui! Tá linkado lá também!

  8. Olá! Fui obrigada a deixar um comentário, pq americano tem mania de pegar tudo pra eles!!
    Vc já viu aquele e-mail q tem a parte escaneada d um livro de uma escola de lá, onde mostra q a amazônia PERTENCE AOS EUA????????
    Ridículo!!!

  9. Analisando pelo aspecto dos direitos internacionais percebo que as leis de patentes, bem como alguns dos nossos brasileiros são flexíveis com a produção de inventos, artigos ou qualquer invencionicezinha que seja de orgem americana

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos