Zumbitone – O toque de celular que os mais velhos não escutam

Da matéria no Estadão:

A nova modinha da garotada é o toque de celular que só pode ser ouvido por jovens, o ZUMBITONE:

MATÉRIA:
“Jovens driblam adultos com o Mosquitotone, toque de alta freqüência difícil de ser ouvido depois dos 40 anos

Paul Vitello
The New York Times

Na velha batalha entre adolescentes equem tem de tomar conta deles, os jovens encontraram uma nova arma que pode mudar o equilíbrio de poder no “front” da telefonia celular : um ringtone que muitos adultos não conseguem ouvir.

Em locais onde o uso do celular é proibido – na sala de aula, por exemplo – ele é perfeito para indicar a chegada de uma mensagem de texto sem que os mais velhos percebam.

“Quando ouvi falar disso não acreditei”, disse Donna Lewis, professora de tecnologia da Trinity School, em Manhattan. “Um dos garotos me deu uma cópia e a enviei para uma colega. Ela tocou para seus alunos. Todos puderam ouvir mas nem ela nem eu conseguimos.”

A tecnologia, que se baseia no fato de que muitos adultos gradualmente perdem sua capacidade auditiva para sons agudos, foi desenvolvida na Grã-Bretanha e só recentemente é que se espalhou pelos Estados Unidos – por meio da internet, naturalmente.

Na Trinity School, durante a aula, alguns estudantes começaram a testar os limites da nova tecnologia. Isso aconteceu em outras escolas e um local escolhido para o teste foi a sala da professora de matemática Michele Musorofiti, da Roslyn High School em Long Island.

Em Roslyn, como na maioria das escolas, os telefones celulares devem ser desligados durante as aulas. Em uma manhã de junho, porém, um celular tocou, um som agudíssimo de dar aflição para qualquer pessoa que conseguisse ouvir. Para surpresa dos estudantes, não só eles ouviram o som mas também a sua professora.

“De quem é esse telefone?”, perguntou ela, demonstrando que, aos 28 anos, seus ouvidos não perderam a sensibilidade para sons agudos e irritantes, embora aquela fosse uma tonalidade virtualmente inaudível.
“Você conseguiu ouvir?”, perguntou um dos alunos.

“Adultos não conseguem ouvir este toque”, disse outro. Na verdade, ela conseguira escutar o som do telefone, respondeu, e ordenou “agora, desligue o telefone”.

O toque do celular que ela escutou é uma derivação de uma invenção chamada Mosquito, desenvolvida no ano passado por uma empresa de segurança de Welsh, na Inglaterra, especialmente para aborrecer os adolescentes e agradar aos adultos, não o contrário.

Foi comercializado como um repelente ultra-sônico de jovens, uma espécie de campainha agudíssima de 17 quilohertz, e seu objetivo era ajudar os lojistas a dispersar os jovens que ficavam “fazendo hora” em frente de suas lojas, mas sem afetar os adultos.

O que está por trás da nova tecnologia é uma realidade biológica que os especialistas em audição qualificam como presbiacusia, ou perda auditiva decorrente do processo de envelhecimento. Embora a professora Musorofiti provavelmente ainda não tivesse esse problema, a maior parte dos adultos com mais de 40 ou 50 anos parece apresentar alguns sintomas.

Apesar de grande parte da comunicação humana ser realizada a uma freqüência na faixa de 200 a 8.000 hertz (considerando um hertz como uma unidade de freqüência igual a um ciclo por segundo), a capacidade de muitos adultos de ouvir freqüências mais altas do que essa começa a deteriorar quando entram na meia-idade. “É a anormalidade sensorial mais comum do mundo”, disse o Dr. Rick A. Friedman, médico cirurgião e pesquisador do House Ear Institute, em Los Angeles.

Contudo, numa espécie de jiu-jítsu tecnológico, alguém – uma pessoa desconhecida na época, provavelmente não afetada pela presbiacusia – percebeu que o Mosquito, que utiliza essa anormalidade para benefício dos adultos, poderia ser usado contra eles.

LINK para ouvir:

http://info.abril.com.br/celular/zumbitone/

Para baixar: Clique aqui com o botão direito e escolha salvar como 

Related Post

55 comentários em “Zumbitone – O toque de celular que os mais velhos não escutam”

  1. alguem passa o site pra baxa isso ae plz, eu entrei nesse:
    [quote post="1765"]MOnge
    Mar 27th, 2008 at 9:10 am Cite
    para qm quiser baixar…. http://download.npr.org/anon.npr-mp3/atc/atc_teenbuzz.mp3%5B/quote%5D

    mas abre o media player e não da pra baxa no pc
    ajuda aew

    vlw

  2. Ah há, tenho 47 e ouvi!
    Ufa! Pensei que alem de velho já tava surdo!
    E olha que os “zuvidus” já tão bombados de ouvir desde Led Zeppellin, Pink Floyd, a Ramstein.

  3. [quote comment="24312"]Ah há, tenho 47 e ouvi!
    Ufa! Pensei que alem de velho já tava surdo!
    E olha que os “zuvidus” já tão bombados de ouvir desde Led Zeppellin, Pink Floyd, a Ramstein.[/quote]

    Ramstein é bom demais cara!

  4. [quote comment="30465"]eu tenho 12 e naum ouvi so ouvi quando aumentei no maximo volume e quase nada ouvi. sera pq eu toco bateria.e sem proteção para zuvido :ohhyeahh:[/quote]

    Mal sinal… Se eu fosse vc comprava logo um protetor pro ouvido.

  5. Cara no computador algumas caixas de som nao reproduzem, a minha não reproduziu direito, dava como se estivesse tocando mas nao ouvia nada, dai fikei preocupado ne, so tenho 19 hahaha, mas ai quando passei pro celular ouvi…UFA 😀

  6. Ah há, tenho 47 e ouvi!
    Ufa! Pensei que alem de velho já tava surdo!
    E olha que as minhas “zoreiass” já tão bombadas por ouvir desde Led Zeppellin, Pink Floyd, DeepPurple, RICK WEIKMAN

    Somos uns dinossauros em forma.

  7. Socorro, sempre achei que ouvia muito, mas esse não consegui!
    e qdo liguei para ouvir, minha filha que estava estudando em outro cômodo da casa logo veio perguntar que barulho horrível era aquele… então eu disse: ‘não acredito que esteja escutando alguma coisa, eu não tô ouvindo nadaaa’ ela disse, desliga que tá horrível e não consigo estudar!!!
    Enfim, eu tenho 41 e não ouvi nada… :shocked: ; / Ela tem 16 e um ótimo ouvido jovem.

  8. Caraca o som mais chato… to ouvindo até agora…
    Tem como tirar da cabeça essa porra… que merda já faz dez minutos que eu ouvi e ainda naum saiu da cabeça… alguem me ajuda :wow:

  9. CARACA! Mto foda meu. Usei aqui, nem minha mãe nem meu tio perceberam. passei o toque pra um amigo meu, e nos dois colocamos como ringtone de mensagem, aí teve prova hoje, a gente tava trocando as respostas e a professora num percebia nada xD

  10. pqp

    ja tirei fais uns 10 minutos e aind ta ”piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii” na minha cabeça :sly:

  11. Eu baixei o arquivo e quando abri, escutei um chiado muito agudo. No mesmo instante, automaticamente todos os computadores do escritório desligaram. Eu fiquei desesperado, imaginando que a alta freqüência do arquivo tinha criado algum tipo de interferência nas máquinas. Já estava até imaginando o esporro que levaria quando descobrissem. Por sorte, o que aconteceu na verdade, foi que um funcionário esbarrou em um fio e desligou todas as máquinas, justamente no momento exato que eu abri o áudio. Que alívio.

  12. “Eu baixei o arquivo e quando abri, escutei um chiado muito agudo. No mesmo instante, automaticamente todos os computadores do escritório desligaram…” vei assim se me mata d rir :lol2:
    eh mto daora zua os +30 ngm scuta. Mas se os kra ai tao flanu q scutano moh rock e ouvi intao 100 problema vo morre e meu ouvido vai tah fununcianu. FLW gnt

  13. Eu ouvi(14anos) e chamei minha mae (45 anos)
    e ela ouviu ?
    porque com algumas pessoas +30 ouvem ??
    e outras nao ??
    O_o
    mais eu vou testar isso na escola haha 😎

  14. Ae povo, para provar que muda sim a frequencia, é somente vocês abrirem pelo programa Windows Media Player, clique com o botão direito do mouse, selecione Barras e ondas, e selecione Alcance.
    Quando o som for reproduzido, será mostrado uma especie de linha que se move no decorrer da mudança de frequencia, em uma musica normal, ela ocila um tanto devagar, e ja neste som esta linha estará se movento rapidamente.

  15. Tenho 31 anos e já fazem 10 anos que eu faço exame audiometrico e consta uma perda auditiva nos dois ouvidos. Abaixei esse ruido e ouço perfeitamente. Estranho mas é sério.

  16. Tenho 55 anos e ouvi tranquilamente. É irritante, mas audível. Se vc acha que sou velho, é bom saber que tenho a mesma idade do Bruce Willis e fazemos aniversário no mesmo dia. Hmmmmm….
    Deixa prá lá. Se vc quer ouvir bem até altas idades, faça o seguinte, meu velho, e depois me agradeça:

    – Jogue o lixo do mp3 no lixo da sua casa. Lugar de lixo é no lixo. O som é péssimo (vc só acha que é bom porque ouve enfiado lá dentro do ouvido). Como há muita compressão no som, o manezão vai aumentar o volume de tempos em tempos. Daí a uma hora começa a cansar o ouvido. Multiplique isso por 365 dias em que o manezão vai para p/ trabalho ou escola, e você terá a noção do perigo.

    – Junte algum dinheiro e compre um som de qualidade. Há aparelhos de boa qualidade de vários preços.

    – Evite qualquer show de rock ou DJ em que vc tenha que gritar para falar com alguém. Se vc saiu do lugar e o ouvido ficou abafado, meu caro, vc está a poucos passos de chegar aos 40 e não ouvir esse toque de celular. Claro que uma vez é pouco. O problema é fazer isso todo final de semana.

    – A moçada (nem tanto) da minha geração, que deve ser pai e mãe de muito marmanjo aqui, já não escuta bem por 2 motivos: ou mora em SP ou no RJ, as cidades mais barulhentas do Brasil, ou porque trabalharam com máquinas ou em locais muito barulhentos, sem proteção nos ouvidos, enquanto eram novos. Não havia isso na década de 60 e 70. Muita gente ficou prejudicada masi tarde. Até os 30 anos vai bem, depois a audição começa a cansar, se estão expostos a ruídos acima de 80 dB diariamente.

    – Isso não é difícil de entender, não é mesmo? SE um cara come açúcar a vida toda, chega uma hora em que o pâncreas diz: “Foda-se, cansei, porra!” A linguagem é chula, mas acho que ficou claro.

    – GUARDE ISSO, MOÇADA!: se vc está em uma danceteria, discoteca ou qqer lugar com som alto, e não consegue conversar, saiba que quanto mais tempo ficar lá mais cedo sua audição declinará. SE no diz seguinte tiver zumbido ou ouvido abafado, esse é o SINAL. Seu ouvido está querendo te dizer que aquele é o limite dele. Não ultrapasse.

    Ah… isso é bobagem… Enquanto vc tem 20 anos é mesmo!!! Mas, de tanto expor seu tímpano assim, após uns 10 anos haverá perda definitiva de parte da audição. DEFINITIVA, mané. Começa perdendo a sensibilidade para sons mais agudos como esse do celular. E vai descendo na escala de frenquencias. Mal sinal…

    Bom, não é para assustar também. Sabe porque sei dessas coisas? Porque sou médico e atendo cerca de 10 pessoas todos os dias com problemas nos ouvidos, que afetam o equilíbrio do corpo. Outro dia vi uma senhora com dificuldade para atravessar a rua. Para descer do passeio, precisou segurar no poste. Essa perda de equilíbrio (labirintite), pode ser resultado de audição danificada.

    Mas o mais chato é saber que, hoje, 53% das consultas que temos na clínica são DJs com os ouvidos já detonados. Muitos DJs e masterizadores de estúdios profissionais, antes dos 30 anos, e já com perdas DEFINITIVAS de aproximadamente 20 a 40%.

    E os caras acham que isso vai passar espontaneamente. É uma pena, mas terão que conviver com isso até o último dia na Terra. Precisamos de um Dr. House na clínica, para chamar esses caras à responsabilidade. Só ele consegue…

    A audição é normal quando os exames atestam percepção auditiva em torno de 100% até 95%. Abaixo de 80%, o sujeito já pode ser considerado deficiente auditivo e não recupera as perdas mais.

    Você gostaria de um dia ser chamado de “deficiente auditivo”. Isso lhe soa bem?…

    Meus heróis estão ficando surdos: PETE TOWSHEND (The Who) está 70% surdo, só tem 30% em um ouvido e quase 40% no outro. Ainda grava, mas com muita dificuldade, porque nesse nível, com pouco barulho surge uma surdez temporária. Ele grava até não ouvir mais nada, descansa 2 DIAS e volta ao estúdio para continuar. PHIL COLLINS está surdo de um ouvido, por causa do retorno auricular. E ERIC CLAPTON também está no mesmo barco.

    Se cuidem, garotas e rapaziada, para poderem ouvir que nem a avó de um cara aí de cima.
    E que nem esse que vos fala, que ainda ouve até 17000 Hz. Isso não é pouco não…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares