Wombat, o bicho bizarro que faz cocô em CUBOS!

Uma pessoa me escreveu perguntando um troço muito engraçado que levei um tempo para cair a ficha de que não tava me zoando. Ao longo de uma década de blog de bizarrice, muitas pessoas me escreveram dando dicas de posts e perguntando coisas que me levaram a fazer toda sorte imaginável de pesquisas. Mas é a primeira vez que vou pesquisar um bicho que caga quadrado.

É verdade que o Wombat caga quadrado?

É. E o pior nem é isso.

Esse cara sorridente aqui em baixo, todo pimpão é o Wombat.

Prazer!
Prazer!

O wombat seria só mais um marsupial sem grande interesse para o mundo se não fosse por sua estranha habilidade de cagar em cubos.
Todas as noites, o wmbat faz um montinho de cocô que consiste em cerca de 80 a 100 cubinhos do tamanho de um cubo de gelo, com cerca de dois centímetros cúbicos.

Este é o cocô do Wombat (sério mesmo!)
Este é o cocô do Wombat (sério mesmo!)

Esta quantidade absurda de fezes quadradinhas não é apenas um fenômeno curioso da evolução do animal. isso tem, acredite se puder, uma função: O grande numero de cubos de cocô fedorento dos wombats ajudar o animal marcar seu território e reconhecer novos parceiros em potencial. Então, sim, podemos dizer que o sistema de acasalamento desse marsupial é um tanto quanto “2 girls 1 cup” (se você não sabe do que eu estou falando, agradeça a Deus!).

Um wombat é basicamente um marsupial solitário que vive no subsolo em uma toca e possui terrível visão. Ele enxerga mal pra caralho mesmo! Pensa no mister Magoo da natureza. Talvez por isso ele nunca dê mole de dia, pois seria presa fácil. Tendo hábitos noturnos, o wombat iguala em grande parte o seu problema de visão com seus potenciais predadores. Assim, em vez confiar nos olhos como muitos animais fazem, ele usa seu sentido do olfato para navegar na floresta e arbustos.
Assim, se ele enxerga pelo olfato poderoso (olha a napa de nariz que o bicho tem) é uma boa ideia que ele use também alguma maneira de demarcar territórios e mandar mensagens aos potenciais invasores usando o olfato. E é aí que entra a merdinha quadrada desse cara.
[wp_ad_camp_5]

Além de marcas de odores, ou aromas produzidos pelos hormônios que os animais liberam, os wombats curiosamente MONTAM CASTELINHOS DE COCÔ em lugares estratégicos, como alto de plantas, troncos ou pedras. Essa forma distinta de posicionar as fezes fez com que, ao longo de sua evolução eles começassem a faze cocôs quadradinhos, pois assim esses blocos conseguiriam manter as fezes no lugar em seus locais precários.

Mas se isso já parece excessivamente gump, a pergunta que não quer calar é: Que diabo de cu é esse que consegue fazer um cocô quadrado?
Para tentar responder a essa intrigante questão, um dos grandes mistérios insondáveis da humanidade, Robyn Lawrence, criou um modelo de aparelho e cólon digestivo de um wombat.

Como podemos ver pelo video da Robin, o segredo não está no ânus em si, mas numa parte que corresponde a parte final do intestino do Wombat que “modela” o bolo fecal com uma forma específica, e que é cortado pelos fortes músculos do esfíncter do animal, quebrando o cocô em pelotas de bases retas.

E se você acha que o show de bizarrice acaba aqui, errou. Acredite se puder existe uma empresa que percebeu um potencial comercial para o cocô quadrado do Wombat. Analisando a constinuição do cocô desse bicho, eles perceberam que o cocô era um amontoado bem prensado de fibras. E com isso, tiveram a ideia de fazer um PAPEL com a merda do wombat!

O papel de cocô

Darren Simpson, chefe da Creative Paper conta de onde surgiu a ideia de reciclar merda de wombat em papel:

“Em 2005 fizemos um papel com o cocô de canguru. O papel de cocô é uma ideia que já havia na África há muitos anos. Eles vêm usando esterco de elefante para fazer em papel”. Assim, Darrel Sabia que em teoria, seria viável, desde que o animal estivesse se alimentando com uma fibra vegetal. A ideia do cocô do wombat veio dos turistas.

“Conforme as pessoas foram chegando e vendo nosso papel de cocô de canguru, eles faziam perguntas como, ‘Você pode fazer isso a partir de cocô de frango? E de boi? ou “Você pode fazer isso a partir do cocô dos koalas? E assim foi até que vimos que a pergunta que mais tinha era sobre o cocô dos wombats. Então pensamos: ‘Bem, o cliente obviamente quer isso”, Vamos dar uma chance, e aí aconteceu de o cocô do Wombat realmente dar um resultado muito bom em termos de papel.”

O papel com aparência natural é um sucesso.

1608602-3x2-340x227

“Eu não posso imaginar que é de cocô! Parece bom”, disse um turista. “Eu pensei que seria marrom mas é branco, disse outro.”

Apesar do bom resultado, Simpson diz que existem algumas desvantagens para a produção do papel feito do cocô do wombat.

“Quando estamos fervendo, ele exala uma catinga horrível! Mas uma vez que tenha sido esterilizado e lavado corretamente, não há nenhum cheiro que fique no papel. O cocô é muito, muito limpo. É muito fibroso então basicamente uma vez que você quebrá-lo, basicamente, o que você vê é que parece que o animal acabou de grama e ejetou uma bola de grama moída.

Às vezes, o papel acaba verde brilhante, às vezes é marrom, mas ele sempre faz os turistas sorrirem.

fonte fonte

Related Post

11 comentários em “Wombat, o bicho bizarro que faz cocô em CUBOS!”

  1. Rachei de rir com o post e os comentários… Eu só conhecia o Vombate de uma enciclopédia da abril sobre animais, sempre achei o nome muito estranho, parece que usaram a lógica do Pokémon pra batizar o bicho… Mas vendo ele em movimento, achei muito simpático! Se não fosse a dita catinga dos infernos eu até adotava um. Aí eu cobraria ingresso pras pessoas verem ele cagar quadrado, seria show.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares