Velvet Ants

Sharing is caring!

Você já ouviu falar de formigas de veludo? As formigas de veludo são essas criaturas curiosas aqui em baixo:

So, You Think You're Having a Bad Hair Day?!"  A Thistledown Velvet Ant, also known as a "Cow Killer".  It isn't really an ant, but a wingless female wasp...This photograph was taken by Robert Jensen, aged 58, in the Mojave Desert, California.  Robert's son Chris, aged 22, found this one wondering around on the ground.  It is about 2 cm's in length.  The males are much smaller and do have wings.  The adults feed on nectar and water.  Their sting can be quite painful.. .PLEASE BYLINE: Robert Jensen/Solent News..© Solent News & Photo Agency.UK +44 (0) 2380 458800.

blue-velvet-ant

cow_ant

 

Uma coisa bem Gump sobre as velvet ants é que elas não são de veludo de verdade (isso é óbvio) e também não são formigas (o que não é tão óbvio assim).

Esses bichos são vespas!

As formigas de veludo (Mutillidae) não são formigas como eu disse, mas basta olhar para suas formas coloridonas e peludas para entender o apelido. Parecem pequenas formigas coloridas e peludas.

A família de vespas-Mutillidae é composta de mais de 3000 espécies e ilustra quão perto as vespas e as formigas estão realmente na cadeia evolutiva.

As formigas de veludo macho são aladas e parecem bem mais com as vespas comuns.

copy_of_velvet_ant_male2

O dimorfismo sexual (diferenças entre machos e fêmeas numa espécie) desses seres é tão grande que levou décadas até que se descobrisse que não eram animais diferentes.

Morde doído!

As formigas veludo fêmeas são notáveis ??não apenas por seu colorido lindo e atrativo, mas por sua picada tremendamente poderosa que é tão dolorosa que elas são apelidadas de “assassinas de vacas.”

Acredita-se que uma mordida dese bicho pode causar uma dor tão filhadaputesca que um boi morreria. Eu não sei se é pra isso tudo, mas confesso que não quero saber hehehe.

dasymutillaoccidentalis

Já as formigas veludo masculinas que embora pareçam muito com as vespas, não ferrão. Os exoesqueletos das formigas de veludo são tremendamente duros, a tal ponto que alguns entomologistas já teria encontrado dificuldades para perfurar as espécies com alfinetes. O revestimento duro e denso ajuda as fêmeas a invadir as tocas subterrâneas de abelhas e vespas, causando um fusuê épico. Elas adentram os ninhos e colocam seus ovos junto com os ovos das formigas e depois vão embora. Quando as larvas das formigas de veludo nascem, elas se refastelam, se alimentando dos ovos das formigas comuns antes de se metamorfosear na forma adulta e se aventurar no mundo.

velvetantx450

As formigas de veludo são encontrados em partes mais quentes do mundo, particularmente nos desertos. A maioria das espécies são “flamengo” em cores que predominam o vermelho e o preto.  Mas uma variedade de outras cores são conhecidos, incluindo azul, ouro, laranja e branco. Ao contrário das formigas e cupins sociais, as formigas de veludo são geralmente solitárias, juntando-se apenas para reproduzir com seus companheiros estranhamente alienígenas.

fonte

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.