Vão malhar o Judas e larguem do meu pé!

Compartilhe

Tem certos momentos indescritíveis na vida do dono de um blog como o Mundo Gump que não tem preço.
Eu recebi uma mensagem de um blogueiro parceiro lá do blog Gravateiros que dizia mais ou menos assim:

Douglas Gravateiro deixou um novo comentário sobre a sua postagem “Fatos sobre a Dercy Gonçalves“:

Dae Phillipe, blz!?

Estão te malhando na lista da Blogosfera e em alguns blogs (http://www.dudutomaselli.com/plagio-e-plagio-simples-assim)

pq vc plagiou esse post do Novo-Mundo, blog do Rafael Slonik

http://novo-mundo.org/log/2006/06/02/fatos-sobre-dercy-goncalves/

Então, nada mais natural que eu vá até o tal blog onde estão me malhando para ver, certo?
E lá estava um belo texto com trechos da lei de direitos autorais ( que conheço bem, né Dj Marlboro?) dizendo que eu chupei um post ipsis litteris do tal blog novo mundo ( que eu nem sabia da existência, diga-se de passagem, e é bem legal pelo pouco que eu vi. )
Ora, basta olhar o post no novo mundo e olhar o do mundo gump para ver que são diferentes, afinal eu e os leitores do Mundo Gump adicionamos varios fatos sobre a Dercy.
Gente, eu não vou explicar tudo de novo. A explicação está lá no blog do cara que me cita como exemplo de plágio. Pra sua comodidade, vou colar aqui também:

Olá. Eu sou o acusado-julgado-condenado de ter plagiado o tal do Rafael do blog novo mundo, que eu só vim conhecer quando recebi uma mensagem do Douglas do gravateiros falando sobre isso.
Sabe, não é legal descobrir que estão falando mal da gente por trás. Ninguém normal deve gostar disso.
Eu acho que seria bem mais produtivo se tivessem me mandando uma mensagem convidando-me para discutir abertamente o assunto na blogsfera ao invés de me colocar no meio da roda sem que eu nem ao menos soubesse que a roda existia.
Eu não entrei aqui para me denfender, até porque este não seria o lugar ideal. Mas eu tenho que dizer umas coisas.
1- Eu não copiei isso do blog do rafael, porque eu não conhecia este blog até há 2 min atrás.
2- Eu recebi isso num spam. O material chegou para mim no meio de piadas. Piadas normalmente não são creditadas autoria por serem elemento de domínio público.
3- Eu citaria a fonte sem absolutamente o menor problema se a conhecesse. Mas quem me garante que o Rafael criou isso? Eu vi milhares e milhares de fatos sobre o Chuck Norris e não vi nenhhum crédito ao lado de cada fato. Por que cargas d´água os fatos sobre a Dercy deveriam ter o autor no Rodapé se eles já estão rodando a internet sem? MAs eu concordo que se o cara criou, deve ter o credito. É direito dele.
4- O post do Mundo Gump ( para quem teve saco de ler) não é igual ao do alegado autor. Eu mesmo bolei um monte de fatos sobre ela engrossando a lista e os leitores do meu blog sugeriram outros fatos. Então não é uma cópia ipsis liiteris – sem tirar nem por, porquê de fato, eu pus. Daí peço que você gentilmente faça a correção no seu texto, porque isso não é procedente e não é legal criticar alguém sem apurar os fatos, né? Não dá trabalho. Basta ir em www.mundogump.blogspot.com e olhar a postagem a que você se refere e comparar.
5- Você dá uma bonita lição de moral. Eu tinha que ir no google procurar o autor antes de postar. Mas calma aí. Estar em primeiro lugar no google prova o quê, cara-pálida? É garantia de autoria? O cara escreve um jornal de bairro. Alguém lê, gosta e tasca no blog dele e o crédito de autor pelo google é de quem? O google agora é o escritório central de direitos autorais? Se eu fosse procurar a autoria deste post e encontrasse o mesmo neste blog e citasse ele como fonte e se por ventura ele não fosse a fonte original, eu não estaria sendo leviano?

Bem, no mais é isso. Quero dizer que não sou o canalha que pintam aí. Aliás tenho orgulho de ter uma mente criativa o suficiente para não precisar copiar posts alheios. Eu sei que isso acontece mesmo, e que é um efeito colateral das boas idéias. Fui erroneamente apontado como um exemplo de práticas escrotas que acontecem por aí. Eu mesmo já recebi varios spams com textos meus sem os creditos de autoria e algumas vezes com outros nomes como aotor. Eu não me aborreço muito com isso. É legal colocar o código de direitos autorais para as pessoas consultarem. Eu conheço bem. Já ganhei processos de direitos autorais e precisei estudar o assunto direitinho.
Qualquer dúvida, me mande um email e resolvemos isso.
[email protected]

Então este post tem como única finalidade dizer para todo mundo, seja para os pela-sacos e para os manés, para os leitores e os criativos autores, que caso você passe por uma situação como a do autor – que deveria ser o interessado em reclamar a paternidade do post e não o fez – que mande um email pra mim que eu coloco seu crédito, pô. Mas não precisa pegar e me esculachar num clubinho feliz qualquer como exemplo de escroque pós-moderno.
Eu recebo no barato uns 200 emails/dia. Uma boa parte deles é de contribuições de amigos com piadas e coisas estranhas. Piadas no geral, não são acompanhadas de créditos, e essas coisas podem acontecer. E se acontecerem de novo a culpa não é minha. Dar créditos não me custa dinheiro. E eu não preciso me vangloriar com idéia de ninguém, porque sem falsa modésitia, eu sou mais as minhas.
Não sou um criminoso, porra. Larga de preguiça e manda um email, valeu? Fui.

7 comentários em “Vão malhar o Judas e larguem do meu pé!”

  1. Olá!

    Eu não li os dois textos que, supostamente foram plagiados, mas diante do seu texto e dos seus argumentos, considero que você é inocente na parada!

    Realmente a primeira coisa de quem se julga plagiado e averiguar com o supost plagiador e só depois jogar no ventilador!

    Mas é sempre bom citar quando foi recebido por e-mail…. não custa nada citar a fonte!

    []’s

  2. Phillipe,

    Perae…
    Acho que vc está completamente enganado.

    Fui eu quem te avisou que havia este plagio…depois de todos estarem te malhando.

    Eu te defendi a todo custo na lista dizendo que piadas nunca têm dono…pois vagam na internet sem identificação..

    Ouvi muito deles por defender você.
    E fiz isso por ser seu parceiro e saber que não há nada de errado no seu blog.

    Agora, acho que você se equivocou em deixar aquele comentário no meu blog…

    Se teve alguém que te defendeu, esse alguém fui eu…

    Inclusive garanto que muitos na lista devem estar pensando: “Bem feito, quem mandou defende-lo”

    Vou deixar seu comentário agressivo no Gravateiros, até que você tenha a bondade de ir lá se redimir…pois você cometeu um engano…não foi eu quem levantou a bola.

    Quem fez isso foi o próprio Rafael…

    Fiquei um pouco decepcionado com isso agora…

  3. Esquenta não Gravateiro. Pelo que eu entendi o Philipe deve ter errado o blog!

    Ele não registrou o texto em lugar nenhum oficial, não publicou em jornal algum que prove fisicamente a autoria. Google não vale nada juridicamente. Então jogou na web é de domínio público, o crédito é mera formalidade e ética entre blogeiros. É diferente de fotografia que tem como provar a autoria pelo negativo ou arquivo original não tratado.

    Se o cara ficar de babaquice, eu acho que um bom “Não plagiei p*rra nenhuma. Vai tomar no olho do seu c*!” Bem alá Dercy Gonçalves cairia melhor. =)

  4. Oi Phillipe!
    Compreendo que tenhas posto isso do “copiar o conteúdo é prejudicial à saúde!”, mas será que poderias mudar isso para permitir abrir links numa nova janela? É que assim posso deixar as fotos e textos de um post a carregar enquanto acabo de ler um outro. Senão é dose ficara a copiar o link n vezes…
    Veja isso ai se faz favor…
    Obrigadao!

  5. [quote comment="27215"]Oi Phillipe!
    Compreendo que tenhas posto isso do “copiar o conteúdo é prejudicial à saúde!”, mas será que poderias mudar isso para permitir abrir links numa nova janela? É que assim posso deixar as fotos e textos de um post a carregar enquanto acabo de ler um outro. Senão é dose ficara a copiar o link n vezes…
    Veja isso ai se faz favor…
    Obrigadao![/quote]

    È só clicar com o botão do meio (rodinha) sobre o link.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.