Transforme seu rosto em chocolate

Como eu sempre digo, a impressão 3d parece ser a bola da vez tecnológica. Páscoa é época em que todo mundo se empanturra de comer chocolate, e juntando essas duas coisas temos essa curiosa notícia abaixo.

Não é exatamente uma novidade, uma vez que essa tecnologia debutou no Japão no dia dos namorados do ano passado. Os fãs de chocolate tem gastado com vontade, para fazer a cabeça de suas namoradas com ele. Para isso são usados um scanner 3d e uma impressora 3d.

Os participantes de um evento em Tóquio disseram que ficaram surpresos com o quão realista as esculturas em miniatura são. “Dá pena de comer”.

A impressão em 3D, é fundamental para o sucesso do processo. Pelo video, me pareceu que em vez de imprimir em cocolate, ela faz um contra-molde que é replicado em silicone de secagem rapida. Assim, ao invés do cara ganhar só uma cabeça de chocolate onde comeu, acabou, ele fica com o molde e pode fazer replicas de sua cabeça para vender ou dar para os amigos. Engenhoso.

timthumb

Então tudo que você tem a fazer é preencher o molde com chocolate, coloque um palito ali, deixe endurecer e Voila… Você vai ficar imortalizado num mini-mim de chocolate. Interessante, afinal que nunca sonhou em comer a sua própria cabeça?

DSC07897_verge_super_wide

Esses chocolates em particular, que foram feitas em uma oficina em Tóquio, são do tamanho de uma mordida. Mas é interessante notar que o scanner, sempre fez uma varredura completa do corpo de cada pessoa, mesmo que o molde seja apenas dos seus rostos. Esse scanner é gigantesco e custa uma fortuna (sei porque ja trabalhei com ele). Os rostos são separados dos corpos digitalizados em 3d e são trabalhados antes de serem enviadas para a impressora, que criará os moldes.

3d-printing-chocolate-face-3
Eu acho que é bem viável fazer uma coisa similar usando um kinect do Xbox adaptado para digitalizar uma pessoa. Veja como dá pra fazer isso:

Ah mas eu não tenho um kinect… No problem, amiguinho. Acredite se puder, dá pra fazer um scan 3d bastante detalhado usando um celular!

Como podemos ver pelo video, tudo que você precisará é uma cadeira dessas giratórias de escritório. Ponha seu amigo nela mantenha-o parado sem se mover e comece a fotografar feito louco, girando a cadeira para que o fundo seja sempre branco, como uma parede. Isso ajudará nos cálculos mais tarde. Quanto mais fotos e mais ângulo, melhor. Depois um programa gratuito pega todas essas fotos e vai analisando uma a uma, ligando pontos de referência. Assim, por construção associativa via fotogrametria, o programa consegue mensurar dimensões e reconstrói o objeto 3d como nosso cérebro passou milhões de anos se desenvolvendo para conseguir.

Softwares que você vai precisar: Visual (versão CUDA se você usar nVidia) SFM http://ccwu.me/vsfm/

CMVS para Windows http://www.di.ens.fr/cmvs/

MeshLab http://meshlab.sourceforge.net/

Uma vez de posse do modelo, você precisará de uma impressora 3d para fazer seu rosto. Elas custam caro e são inacessíveis para a maioria das pessoas, (algo que vem mudando com o tempo) mas felizmente existem algumas empresas que são como bureaus de impressão 3d.  (aqui tem outra empresa)

Você manda o arquivo do modelo em formato tridimensional e eles te enviam pelo correio a cabecinha já impressa. Depois é só fazer o molde com silicone. (não é qualquer silicone não, hein?)  E depois é derramar chocolate e começar a se copiar.

Related Post

3 comentários em “Transforme seu rosto em chocolate”

  1. Excelente post! Mas, com esses softwares não é possível, após escanear seu arquivo 3d, gerar o “negativo” para o molde e já manda direto à empresa que imprime em 3d ? Assim o usuário evita a fase de produzir, manualmente, o molde em silicone.

    • Nesse caso a impressora teria que usar algum suprimento que fosse flexível. Você sempre faz um molde flexível para copiar coisas rígidas, como o chocolate. Se fizer o molde de plastico ABS o chocolate ficará preso dentro dele para todo sempre.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares