Tomate preto: Você encara?

Imagina você pedindo uma salada no restaurante e quando chega no teu prato, o tomate tá preto.

Isso poderá virar verdade um futuro próximo, já que os tomates pretos vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, não só pelas suas características estranhas mas pelo que ele contém!

O ‘Indigo Rose’ é uma basicamente uma nova variedade de tomate. O fruto é  preto, num tom vermelho-púrpura por fora e muito suculento por dentro. O preto em alimentos não costuma ser algo muito atraente, mas tomates pretos além de serem muito saborosos, são também altamente ricos em antioxidantes.

O Indigo Rose é uma espécie cruzada entre tomates vermelhos e roxos, e é o mais recente “superalimento” a chegar ao mercado mundial.

black-tomatoes

O fruto do tomate roxo foi primeiro modificado por cientistas nos Estados Unidos, e contém um antioxidante chamado antocianina especial.

A antocianina é responsável pelo combate a doenças como diabetes e obesidade, e é o principal componente que pigmenta este tomate com sua cor roxa. Ao aumentar os niveis dela, o tomate escureceu. è um processo bem simples, pois quando os tomates roxos são misturados com os vermelhos regulares, a espécie resultante é o tomate preto.

black-tomatoes5-550x366

Os tomates pretos foram criados pela primeira vez pelo Professor Jim Myers, da Universidade de Oregon, durante um estudo de pós-graduação sobre os benefícios do tomate na saúde. Quando descobriram que os tomates roxos continham elevadas doses de antocianina, que também fornecem a cor roxa cor para blueberries e amoras, eles decidiram cruzar-los com algumas espécies vermelhas selvagens. Eventualmente, eles chegaram a cepa de frutos pretos.
“Esta é a primeira variedade melhorada de tomate no mundo que tem antocianinas em seus frutos”, disse o professor Myers. “Esta criação levará a uma melhor compreensão sobre como os antioxidantes expressos nos tomates e podem contribuir para a saúde humana.  A antocianina têm muitos efeitos variados sobre a saúde humana, mas ao mesmo tempo elas são poderosos antioxidantes, pelo menos no tubo de ensaio, e nós realmente não sabemos ainda se eles terão um efeito antioxidante sobre o corpo humano “, acrescentou.

Sutton Seeds, uma empresa sediada em Devon County, tem garantido o direito de começar a vender as novas metrizes, pela primeira vez no Reino Unido.

O gerente de produto Assistente Alfie Jackson disse: “Há alguns tomates de cor escura, mas o Indigo Rose é o único tomate preto de verdade e atualmente é o mais escuro que já foi criado. Eles não são tão doce como tomates normais e têm um sabor mais salgado, dessa forma, ele é bom assado ou consumidos em saladas. “

Então, o que faz com que o Indigo Rose tão diferente de outras espécies de tomate escuros? De acordo com Myers, está tudo nos genes. “Se você quer um tomate muito, muito roxo que pode ser tão negro como uma berinjela, dê ao Indigo Rose uma chance”, disse ele. “Os outros,  chamados tomates roxos têm a cor escura só por fora, Por dentro são verdes, o que impede a quebra de clorofila normal.”

 

black-tomatoes3-550x412

 

“As pessoas estão apaixonadas pelos tomates pretos”, acrescentou, ao comentar sobre o gosto da variedade preto. “A cor púrpura atrai o seu interesse e porque é extraordinário, as pessoas tendem a esperar sabor impressionante também. Ela tem um bom equilíbrio entre açúcares e ácidos e tem gosto de um tomate. As antocianinas são essencialmente de gosto ruim. ”

Durante o processo de crescimento, estes tomates começam verdes, como um tomate normal. Ele só vai ganhar sua cor preta quando exposto à luz solar. Isto é porque as antocianinas são produzidos na fruta somente quando a luz atinge a superfície. “Se você pegar um Rose Indigo e expor a área não-púrpura à luz solar, ele vai ficar roxo em cerca de uma semana”, disse Myers.

No Estado de Oregon, a primeira data de amadurecimento é de cerca de 91 dias após o plantio. Estes tomates pretos dão um bom rendimento, e Myers insiste que eles não são OGM (organismos geneticamente modificados).

De fato, eles não são transgênicos. São basicamente  o cruzamento de duas espécies feitas de forma natural.

Agora que o Indigo Rose foi lançado com sucesso aos mercados consumidores, Myers e sua equipe já estão pensando em seu próximo grande projeto. Eles pretendem criar tomatinhos cereja pretos, para ampliar a série Indigo Rose.  Levará três anos para produzir esses novos-tomates que certamente também serão pretos e com um sabor  muito marcante.

Tá perfeito para acompanhar aquele frangão preto. 

fonte

Related Post

7 comentários em “Tomate preto: Você encara?”

  1. Não é a primeira vez que os tomates mudam de cor (na cultura popular), afinal.
    As primeiras variedades de tomate “descobertas” no desbravamento das Américas e levadas até a Europa eram de um amarelo dourado. Não é à toa que na Itália sua designação, pomodoro, deriva de pomo d’oro, ou “maça de ouro”. Não eram tidos sequer como comestíveis, mas sim como plantas ornamentais da jardinagem.
    Foi somente quanto alguns Napolitanos começaram a se aventurar com o fruto na comida, colocando-os em fatias sobre seus pães, é que a ideia de o tomate como fruta comestível começou a ganhar popularidade.
    Não fica difícil vislumbrar onde esta onda de tomate sobre o pão foi dar…

  2. Legal. Lembrei da berinjela logo de cara, que também tem propriedades emagrecedoras entre outras.
    Como gosto de cultivar alguma coisa o tempo todo, já fiquei apaixonado por esses tomates pretos. Eles são realmente muito atreaentes.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares