Ratinho no espeto. Tá servido?

Um prato muito apreciado na República do Maláui, ao sul do continente africano.

Ratinho no espeto
Ratinho no espeto

Eles podem ser cozidos, fritos ou apenas salgados para manter o seu sabor original. Ratos no espeto são apreciados e vendidos nas delicatessen das cidades. Graças ao estranho costume, toda uma cadeia produtiva de ratos no espeto surgiu. Não é mole capturar os pequenos camundongos em meio ao mato.

Caça ao rato
Caça ao rato

Embora muitos ainda sejam obtidos no mais primitivo mano a mano, hoje muitos capturadores de rato pegam os seus com armadilhas primitivas, como potes cheios de água enterrados. Os ratos caem nos potes e não conseguem sair, morrendo afogados.
Em geral, os ratos são capturados em meio às plantações de milho e a caça ao rato funciona equilibrando a balança alimentar nessas regiões, pois além de uma fonte de pura proteína, cada rato fora do circuito representa mais milho para a população humana local.

Fazendo o rango
Fazendo o rango

A República do Maláui é um dos países mais pobres do mundo e sua população de 12 milhões sofre com graves problemas de desnutrição, doenças e sazonal falta de alimento.

Fonte

Related Post

11 comentários em “Ratinho no espeto. Tá servido?”

  1. Isto me lembra a reportagem que passou numa emissora nacional, a mamãe plim-plim, sobre o pessoal do Haiti. Todo mundo sabe que o pessoal de lá está morrendo de fome, na mais desumana miséria, na maior vilaniq que um ser humano é capaz de suportar.

    A moçada lá não tem nem os ratos no espeto pra comer, comem uma mistura de barro, água suja e manteiga, na doce ilusão de ter algum “peso” no estômago. É de cortar o coração. Eu sinceramente não acho intessante a idéia de saber que tem gente morrendo de fome, comendo rato como se fosse iguaria e que isso fosse visto apenas como um esboço cultural.

    É uma pena.

    • não sei lá no maláui, kamperbmx, mas em vários lugares do mundo o povo come cada coisa… tu já viu o “comidas exóticas”? é de revirar o estômago.

  2. Nossa, isso me lembra o desenho Shrek, em que ele tá acampado com a Fiona e diz: Rato de Arbusto, feito no espeto.

    Sempre achei que fosse coisa de filme isso x.x

  3. Olás! Bom demais seu blog estar de volta.Ficar sem internet é chato mesmo…ôu, sei lá..Esta de comer rato do mato até que dá para engolir…^Não vejo problemas nisso aí.È um roedor como outro qualquer…O gosto deve ser até bom….Coelho,paca,capivara,Gambá,etc..Deve ser tudo muito parecido.O problema é a ligação que a gente faz com os ratos de cidade..,Aquele de esgoto Cheio de merda e doenças…Aquele sim é difícil de engolir.Bom,é isso aí.Vida longa para o Blog…

  4. hehehe, muito bom o post! sinceramente, não tenho e nem quero experimentar um desses…dizem que tem gosto de frango…alias, todos esses bixos “exóticos” as pessoas dizem que tem gosto de frango..cobra, cachorro, tartaruga e etc.

    Sucesso ae

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares