Qual a quantidade de água e de ar que existe no mundo?

Compartilhe

Você saberia dizer qual a quantidade de água e de ar que existe no planeta Terra?

Confesso que me espantei ao ver um exemplo das quantidades desses dois preciosos compostos que permitem nossa existência aqui no terceiro planeta após o sol. Veja:

cookearthwater88530 Qual a quantidade de água e de ar que existe no mundo?

Na imagem acima, temos toda a água em estado líquido do mundo reunida, em comparação com a Terra. São um bilhão, quatrocentos e oito milhões e setecentos mil quilômetros cúbicos de água. A bolinha menor, é a água potável do planeta.

Abaixo, temos todo o ar que existe no planeta comprimido na densidade da água. O resultado é esta massa esférica branca, ou seja, 5.140 trilhões de toneladas de ar.

ar Qual a quantidade de água e de ar que existe no mundo?

fonte
fonte

fonte

fonte

Artigos relacionados

10 comentários em “Qual a quantidade de água e de ar que existe no mundo?”

    • Pois é. Mas infelizmente isso é fato, meu amigo. A água doce não representa mais do que 3% desse total de água do planeta. E o pior é que apenas um terço desses 3% – presentes nos rios, lagos, lençóis freáticos superficiais e atmosfera – é acessível.Assim, na verdade, é menos do que esta bolinha minúscula aí. Pega ela divide em três e descarta duas partes. O que sobra é o que tem para toda a humanidade e animais.Saca só:
      http://img441.imageshack.us/img441/9161/aguadoce.gif

  1. Tenho uns dados aqui (US Geological Survey & NASA) que mostram: água do planeta (doce + salgada) esfera de 1.385 Km de diâmetro, água doce (superfície + subsolo) esfera de 406 Km de diâmetro e água doce superficial uma esfera de 58 Km de diâmetro. Se quer ter uma idéia grosseira do tamanho disso, olha para a Lua, divide por 3 a “cintura” dela e imagina uma bolinha nesse 1/3, isso seria toda a água do nosso planeta.

  2. será que eh verdade isso mesmo?
    pois não sabemos ao certo a profundidade exata dos oceanos!
    e tão pouco a quantidade de água das geleiras
    e nem das calotas polares!

  3. Nossa, assustador essa da água cara, deixa mais visível a real necessidade de cuidar da água, antes via ela com abundância, com essa bolinha posso imaginar o fim de tudo e de todos… Tenso…

  4. tiago… isso é conhecido sim… pelo menos estimado de maneira bem factivel… mas as fiuras estao bem ruins… em escalas diferentes a da agua e do ar… isso dificulta uma interpretacao grafica…

  5. E quanto à água subterrânea? Quem sabe quanto tem? Já ouviram falar do aquífero Guarany? Acho que este estudo é um pouco simplista. Na minha casa, ao cavar 3 metros de profundidade já se encontra água em abundância…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.