Preto no Branco. Ou pretão,pretão,dark tição no branco Michael Jackson

Imagine uma coisa preta. Agora imagine isso dez milhões de vezes mais preto. Pensou?

Então, isso ainda não é preto o suficiente para se igualar a coisa mais absurdamente preta que existe. Tão preta que o olho humano não consegue distinguir sua, digamos, pretitude.

Preto no Branco. Ou pretão,pretão,dark tição no branco Michael JacksonCientistas na Universidade Rice orgulham-se de ter criado a coisa mais preta da Terra, quiçá do universo ao desenvolver um carpete de fibras de nanotubos feitos de carbono que reflete apenas 0,045% de toda a luz apontada pra ele. Isso significa algo quatro vezes mais escuro que a substância ultra-preta anterior, desenvolvida em 2003 e mais de 100 vezes mais escuro que a cor da supermáquina. (aquele carro que conversava com o motorista do seriado dos anos 80)

O resultado da pesquisa foi publicado no periódico científico Nano Letters.

O carbono puro é uma das substâncias mais escuras da natureza.  Assim, o segredo do preto absoluto está em produzir uma superfície altamente corrugada em escala nanométrica, de modo que a luz seja aprisionada, evitando que ela colida com o objeto e reflita. Os nanotubos possuem um milionésimo de polegada e formam uma espécie de tapete com bilhões de tubinhos de carbono que engolem a luz.   Eles são muito estreitos, no entanto, seu comprimento é de cerca de 300.000 vezes a sua largura.

Uma vez que você descobriu a superfície mais preta, qual seria a mais branca? Liquid Paper? Roupa lavada com Vanish poder O2? A pele do Michael Jackson?

Não.

Quem lê o Mundo Gump a mais tempo vai saber que a superfície mais escalafobéticamente branca disponível na Terra está nas costas de um singelo besouro. Trata-se do besouro Cyphochilus.

Preto no Branco. Ou pretão,pretão,dark tição no branco Michael Jackson A descoberta é creditada aos pesquisadores da Universidade de Exeter e Imerys Minerals Ltd, segundo publicou a Science em 19 de jan. de 2007. O funcionamento do branco segue um princípio similar ao preto-pretão. As costas do besouro é forrada com uma camada de penugem fina.  Mas quando eu digo fina, pense em uma coisa tão fina, mas tão fina, que é 200 vezes menor que um milímetro, ou seja, 10 vezes mais fino que o mais fino fio de cabelo humano jamais conseguiria ser.  Esta penugem tem uma forma específica que faz com que a luz seja refletida por ela em todos os espectros, o que significa uma emissão absolutamente branca. Para o papel, o leite ou qualquer coisa pintada se igualar ao besouro, ela deveria ser duas vezes mais branca do que é.

Fonte 

Fonte 

Related Post

16 comentários em “Preto no Branco. Ou pretão,pretão,dark tição no branco Michael Jackson”

  1. [quote comment=""]Algo bom para fazer células foto-voltáicas já que a eficiência das mesmas não é maior por causa da reflexão da luz.[/quote]
    Sim, tem um monte de aplicação legal. Para criar aquecedores solares também. Quanto mais luz o material pode absorver mais ele esquenta.

  2. [quote post="1578"]Heheh, chorei de rir com o “dark tição” do título…[/quote]

    Milagre! Ananias está de volta aos comentários!

    Cara e o nosso café hein? Não esqueci não.

  3. Dizem que a maior parte das coisas no Universom é feita basicamente de CARBONO.
    Inclusive nós.
    Um exemplo, eu faço tipo um terrário, pego um vidro, coloco areia, um pouco de cinza de churrasqueira ( que lógicamente é carbono ), coloco ali algumas plantas ou qualquer vegetal com raiz, ,mais um pouquinho de água e fecho o vidro.
    É o bastante para o vegetal viver ali para sempre, realizando o ciclo vital dentro do vidro.
    Já tenho espécimes vivendo há muitos anos dentro diversos vidros.
    O besouro é bonitinho. Não conhecia.

  4. [quote post="1578"]Olhando assim nem parece tao preto =D[/quote]

    È pq ele transcende a capacidade do monitor de mostrar a cor. Até dos nossos olhos de percebê-la. Só da pra saber isso aí usando sofisticados equipamentos óticos.

  5. Fala Philipe

    Deixei de comentar (por preguiça + trabalho + viagens) mas nunca de ler, passo por aqui umas 2x por dia.

    Tô esperando nosso café, é só marcar o dia.

    Abração.

  6. Muito util essas informações…. Ah nem tanto, mas o blog é bacana, e se você for mais bacana ainda eu queria algumas informações sobre como você fez pra traduzir o blog em várias lignuas???
    Acho muito interessante se fazer isso num blog..
    hehehe
    Até mais ver..e da uma conferidinha no meu tbm

  7. [quote comment="8580"]Muito util essas informações…. Ah nem tanto, mas o blog é bacana, e se você for mais bacana ainda eu queria algumas informações sobre como você fez pra traduzir o blog em várias lignuas???
    Acho muito interessante se fazer isso num blog..
    hehehe
    Até mais ver..e da uma conferidinha no meu tbm[/quote]

    Eu uso um script que joga a pagina em questão para tradutores on line.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares