O peixe mais gostoso do mundo é traiçoeiro

Você já parou para pensar em quantas espécies de peixe existem?

Estima-se que existam cerca de 30.000 espécies de peixes diferentes. Dois terços deles, vivem nos oceanos, em profundidades variadas. Somente uma parcela desses, serve efetivamente para a alimentação humana.

Você já se perguntou qual deles será o mais gostoso? Eu já. E fui atrás para descobrir.

Isso não dá uma resposta fácil, porque gosto é uma questão individual. O que eu posso achar gostoso, você pode achar horrível, e assim é o mundo. Tem gente até que gosta de funk né? Gosto como se diz, não se discute. Mas ainda assim, podemos dizer com alguma margem de certeza que existem peixes que são mais gostosos que outros, porque na média, são considerados assim. O atum, a cavala, o salmão, o linguado…  Todos esses são peixes considerados muito gostosos e é graças ao seu sabor (que impacta em sua demanda) que seu preço sobe no mercado, e é isso que faz com que um peixe muito gostoso, corra risco de extinção, pois tenderá a ser pescado predatoriamente de maneira inconsequente até que ele seja extinto. Isso é o que provavelmente vai acontecer com o atum ainda neste século.

Pessoalmente, nunca comi muito peixe para dizer qual é realmente o melhor, mas posso dizer que um os peixes mais gostosos que já comi na vida (com um cagaço de fazer dó) foi um peixe venenosíssimo chamado baiacu. Sim, eu já comi um baiacu e esse tipo de peixe é o único peixe que o imperador japonês não pode comer por força de lei. Isso porque muita gente que come o baiacu mal preparado vai “dessa pra melhor”. O baiacu tem um dos venenos mais mortais do mundo, de modo que algumas espécies desse peixinho podem matar mais de cem pessoas somente com um pedaço de sua carne. Mas pense, se alguém ainda se arrisca sabendo disso, é porque a carne deve ser muito gostosa, né?

Mas por melhor que seja sua carne, o baiacu está longe de ocupar o pódio do peixe mais gostoso. Sem duvida, todos esses peixes que eu citei até agora são bem gostosos, mas ao que parece, não conseguem disputar com o  Oilfish (Ruvettus pretiosus) e o Escolar (Lepidocybium flavobrunneum).

Este é o Escolar
Este é o Escolar
Olha aqui o Oilfish.
Olha aqui o Oilfish.

Esses dois são considerados como os peixes mais saborosos do mundo. 

Mas, como nada nesse mundo vem fácil, comer os peixes mais deliciosos do mundo pode acarretar em certos “efeitos colaterais”. 

Prepare o papel higiênico!

Com um número tão grande de espécies em perigo de extinção e outras que apresentam claros riscos à saúde devido ao seu alto teor de mercúrio, a indústria de frutos do mar necessita de alternativas que unam um sabor sensacional a um custo baixo, sustentável e saudável para consumir. 

O Oilfish e o escolar parecem escolhas perfeitas.  Seu consumo vem crescendo em varios restaurantes do mundo, mas  há um pequeno segredo sujo que aqueles que vendem estes animais às vezes se “esquecem” de revelar: Os dois causam uma explosiva, épica, monstruosa e degradante, diarréia oleosa de cor laranja. Basta você comer, e…

Eu sei que não parece uma boa ideia, mas há uma maneira de evitar este efeito colateral constrangedor e altamente desconfortável. Os peixes são seguros para comer se forem consumidos em porções menores do que 170 gramas, mas a maioria das pessoas que come simplesmente não sabe disso. Além do mais, os peixes são tão malditamente  deliciosos, que a galera que come se refastela com porções enormes.

Dica: Não coma no almoço entre duas reuniões de trabalho! 

 As pessoas que realmente passaram por esse tipo de provação relataram diarréias monumentais oleosas que são impossíveis de controlar e muitas vezes levam a acidentes embaraçosos.

Mas por que o peixe causa isso?

Aparentemente, o organismo deles sofreu uma mutação e eles não podem metabolizar os ésteres de cera encontrados naturalmente em sua dieta. Os ésteres, que são muito semelhantes ao óleo de rícino ou óleos minerais,  dão à carne uma textura oleosa distinta, melhoram radicalmente o sabor dela, mas também causam os sintomas gastrointestinais.

Escolar e o Oilfish  tem um teor de éster de cera na carne de cerca de 25%. Esse produto, em quantidades suficientes, atua como um poderosíssimo laxante natural. 

 

 

Carne branca, firme e com a gordura "do mal"
Carne branca, firme e com a gordura “do mal”

Há ate um nome para a diarréia desse peixe! É uma condição chamada  keriorrhea (palavra grega para “fluxo de cera”) e é muito semelhante à diarréia que aposto que você conhece bem. A keriorréia se fifere porque nela,  o corpo expele somente um óleo laranja em vez de fazer cocô líquido.

O início dos momentos mais infelizes de sua existência começarão entre 30 minutos e 36 horas após comer o peixinho. Quanto mais você comeu, pior vai ser o perrengue no vaso. E agradeça ao seu Deus se for no vaso! O troço chega de supetão. Se você estiver num ônibus, ou no altar se casando… Ffffuuuuu!

 Sintomas associados podem incluir dores de estômago, diarréia, dores de cabeça, náuseas, vômitos e aquilo que só poderia ter sido criado pelo Diabo, que se chama cientificamente de “vazamento anal”.

Foi graças ao efeito colateral do peixe que alguns países como Japão e a Itália proibiram a importação e a venda desses peixes! O Canadá, Suécia e Dinamarca exigem que ele seja vendido com rótulos de advertência. 

Nos EUA, o Food and Drug Administration alertou os consumidores sobre os perigos de comer Oilfish, mas suspendeu a proibição em 1992, porque o peixe realmente é não-tóxico e não apresenta nenhum risco para a saúde, além de uma caganeira que você jamais esquecerá. Bom, é um preço a pagar por comer muito um animal tão gostoso.

Tem gente que não está nem, aí com explosões de gel laranja nas cuecas. Graças ao sabor desses peixes, eles são populares em vários países asiáticos, onde são consumidos indiscriminadamente.

Agora imagina o que deve ser um bilhão de chineses tendo dirraéia de peixe. Que coisa mais linda. 

 fonte fonte fonte

Related Post

24 comentários em “O peixe mais gostoso do mundo é traiçoeiro”

  1. Cara que bizarro, eu estou com uma sensação de que li esse texto antes em algum lugar. E tive esta mesma sensação com o post do milho. Sei lá como se eu ja tivesse lido exatamente essas palavras em algum outro lugar. Ai, fui para um pouco e ver os sites que frequento normalmente (sou um pouco metodico, e me limito a alguns sites diariamente ate por falta de tempo) e não consigo encontrar de onde eu li isso.
    Falha na matrix? To ficando louco?

    • Cara, tb tive a mesma sensação com o post do milho!! Mas não to querendo insinuar que o mundogump tá copiando outros sites. O mundo gump é excelente!!!! Mas q eu tb tive a impressão de ter visto o post do milho colorido em outro lugar, isso eu tive!!

      Sem tirar os méritos desse excelente site, pelamordedeus!

      • Olá Roberto e Darux. Provavelmente vocês devem ter visto o post do milho em outro blog sim, porque ele saiu numa materia do Daily Mail (que esta linkada aí no fim do post) e quando isso acontece, diversos outros blogs repercutem a notícia, o que é diferente de se apropriar dela, o que é algo odioso. Eu só fui ver a materia do Daily Mail procurando as infos sobre este milho, após ver uma foto dele no meu face que foi compartilhada (acho que pelo Hermínio Neto) da página do face 10000 de pictures. Então, como a materia do daily mail foi republicada em muitos lugares, vocês podem ter visto algum desses blogs republicando ela, o que não significa nem que eu copiei eles e nem que eles me copiaram, apenas usamos uma informação de um jornal que é uma fonte comum. Geralmente, nunca me contento em só repercurtir a notícia, eu vou atras de umas bizarrices extras para melhorar o conteúdo, como os milhos preto, branco, vermelho, azul… Enfim.
        Sempre que eu uso uma fonte para compor o post, eu linko para ela no fim do post com follow, porque é o mínimo que eu posso fazer, né?

  2. Em breve: “O dia em que me caguei 3″…rs.

    Valeu, Philipe! Muito legal o post.

    Mas diz aí: Vai me dizer que não bateu uma vontade de experimentar para ver se o peixe é tão bom mesmo?!?!

    Abraços!

    Fábio.

    • Ronaldo, o baiacu, ou “fugu” apresenta um veneno chamado Tetrodotoxina, que se acumula, por níveis de quantidade, nas ovas (fêmeas), fígado e pele, e não apenas no fígado. Essa toxina, salvo engano, é comum também aos peixes pedra e escorpião. Remover apenas o fígado pode garantir a “passagem só de ida”…

      • Tá certo. É isso mesmo, mas temos tb que saber que o potencial de veneno varia de acordo com a especie de baiacu. O baiacu japonês parece que é o pior deles. Você sabe que a carne pode ser venenosa porque ao começar a comer sua boca começa a ficar anestesiada.
        Ao que parece, é com a toxina do baiacu entre outras toxinas de sapos, que os feiticeiros do haiti faziam as poções de tornar pessoas em zumbis.

  3. Senhor do anel – O retorno do Rei … 1, 2, 3 … n vezes … XD

    se bem que hoje foi mais pra “O Chamado Selvagem (The call of the Wild)” do que para “Chamado da natureza”.

    sim, minha manhã foi uma /\/\ERDA e nem comi esses peixes … XD
    minhas pernas e abdômen estão cansados até agora … e o que não foi, voltou por cima …

  4. Fiquei imaginando o inimigo se enfiltrar no refeitório do adversario e preparar essa maravilha para servir aos consumiêrs antes da atividade de combate, como competoçoes esportivas ou até mesmo confronto armado! kkkkkkkkkk.
    Taí uma arma,no mínimo inusitada e inesperada!

  5. Philipe, pelo que vi, o efeito de ingerir grandes quantidades deste peixe, é exatamente o mesmo de ingerir a substancia orlistat (do remedio xenical e lipblock), que eu inclusive faço uso. Mas com o tempo, o corpo acostuma e voce para de ter esse sintoma, a nao ser que voce coma uma coisa muito gordurosa e tome o medicamento (que tira 30% da gordura do aliemento) e voce ve ela saindo na privada, laranjinha e oleosa, exatamente desse jeito. Voce ate poderia complementar o post, falando sobre isso.

    • E isso deve emagrecer mesmo, porque quando eu tenho colica intestinal por comer porcaria de rua eu geralmente perco 1 ou 2 kg. (se vomitar perco mais, hehe)

  6. Galera, o peixe é bom. Comi 3 Temakis enormes do peixe prego defumado e tô sentada nesse exato momento na privada com diarreia. Hahaha sem brincadeira.
    Hoje foi o dia inteiro. O famoso peidei mas me caguei meio amarelo / laranja. Mas valeu a pena. O peixe é bom bagarai. Hahahah

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares