Pé grande gravado em vídeo?

Volta e meia falamos sobre o pé grande aqui no Blog. Dessa vez a polêmica sobre o misterioso macaco enorme e peludo que habita as florestas (cada vez menores) dos EUA, Canadá e Alaska ressurgiu quando um grupo de jovens filmava com um iphone a sua travessia pela floresta até um rio. O bicho só foi descoberto depois que o video passou num monitor maior e ele foi notado passando entre as plantas ao longe, no meio do mato.

Veja:

Embora o video não tenha sido ainda uma fraude comprovada, isso não é impossível. Os membros me parecem numa proporção humana e o movimento é bastante humano também. Mas seriam todas as observações da criatura o resultado de fraudes? Segundo os pesquisadores Loren Coleman e Diane Stocking, de 70 a 80% de todos os videos de registros do pé grande são fajutos.
O Pé grande está numa condição parecida em certos aspectos à dos discos voadores. Muita gente diz que viu mas uma prova conclusiva e definitiva nunca apareceu.

Pé grande gravado em vídeo?
Mapa da incidência de observações do pé grande nos EUA

O pé grande ou Sasquatch é tão antigo quanto a colonização da América. Quando os europeus lá chegaram, a criatura peluda já fazia parte do imaginário indígena. Será isso só uma coincidência? Talvez.

Os estudiosos de criptozoologia argumentam que o animal pode ser um grupo hominídeo primitivo que se mantém isolado graças a seu comportamento arredio. Tão arredio que poucas vezes foi registrado além de manchas sumindo entre as plantas. Mas há quem pense que eles nem sempre são arredios. Existem pessoas que registraram casos do próprio rapto por famílias de sasquatch no século XIX.

Segundo os relatos de pessoas que teriam visto a criatura, na maioria dos casos, elas descrevem um primata bípede muito alto (entre 2 a 4,5 m). Geralmente é coberto por pêlos de cor marrom avermelhada e seu rosto é uma mistura de gorila e ser humano. Algumas pessoas testemunham um forte odor desagradável, enquanto outras dizem que a criatura não exala cheiro.

Se existe ou não, eu não sei dizer, mas certa vez vi um documentário de um primatologista que se enfurnou numa selva impenetrável perto da Índia, e disse que lá tem uma coisa peluda que ele já viu várias vezes. Uma equipe foi lá e realmente filmaram um troço peludo grande correndo no meio do mato. Existem varios grupos de estudo que estão tentando encontrar mais indícios do pé grande. Um indício bastante interessante é uma cabana de caçador que existe numa floresta do Alasca. Uma equipe do History Channel esteve lá, pois o caçador disse que foi atacado por um pé grande, que balançou a cabana de um jeito que ele pensou que ela fosse desabar. Ele então colocou uma tábua com pregos e parafusos perto do lugar em que a criatura esteve, e ela retornou naquela noite, furando o pé. O cara disse que o bicho soltou um urro absurdo e começou a socar a cabana, e então fugiu para a mata. No dia seguinte havia sangue, tecidos e pêlos na tabua. O material foi levado para exames de DNA, mas resultou inconclusivo para a maioria dos animais conhecidos.

Por outro lado, as hipóteses de um mamífero de grande porte vagando nas florestas é bastante improvável, até porque nas florestas do hemisfério norte faz um inverno que congela tudo. O argumento dos céticos que a matriz biológica do ambiente em que o Pé grande é visto não suportaria um grupo de primatas de tal dimensão é bastante sólido. Fotos, videos e registros deste tipo, tornam as coisas mais interessantes.

Related Post

12 comentários em “Pé grande gravado em vídeo?”

  1. “cara, pega a clareira com o canto da tela que eu vou passar com a fantasia correndo”

    pelo menos o discovery channel tem um novo video pra mostrar no próximo bloco

  2. ola philipe…to comentando akee de novo,vc pode faze um tutorial de como faze escultura em durepox??(eu ateh consegui,mas o corpo eh dificil de fazer).E outra coisa,qual eh uma massa boa e barata q de pra assar como a super sculpey???
    Abr.

  3. O Próprio comportamento do bicho é estranho, um animal selvagem geralmente tem boa audição e olfato. O pé grande teria percebido a presença das pessoas facilmente e teria se escondido atacado ou observado a distancia e não passado ao fundo como alguém que vai displicentemente  ao mercado. 

  4. Assim como as histórias do Verme da Mongólia, Monstro do Lago Ness, Lobisomem, Mokele Mbembe, etc…
    Acredito que se o vídeo não é fraude, é apenas uma pessoa que passou ali atrás…
    Se essa coisa existisse mesmo, acho que já teríamos pego ela… Entretanto, é intrigante saber que criaturas como a Lula Gigante era um mito, uma lenda de pescadores antes de ser descoberta mesmo em 2004. Também temos o exemplo do Celacanto.
    Essas lendas podem ser só lendas, mas é no mínimo curioso…

  5. afs essa coisa de pé grande e um misterio e tanto ate no gta san andreas tem ele so achei as pegadas mais ele não mas não sei se ele existe mesmo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares