Os primeiros 21 dias da vida de uma abelha

Compartilhe

Eu fiquei completamente fascinado com este video, todo gravado em timelapse num macro impressionante. Ele mostra a evolução de uma abelha, do ovo à fase adulta. É muito legal o video.

Os primeiros 21 dias de vida de uma abelha foram registrados pelo artista Anand Varma. As abelhas polinizam 1/3 do mundo de culturas alimentares, mas estão sendo ameaçados pelo ácaro Varroa destructor. Varma foi contratado para documentar o processo.

Atualmente, há uma corrida para tentar ajudar as abelhas a escapar do ácaro mortal, e acredite, nossa existência neste planeta pode depender fundamentalmente deste esforço.
Mais que apenas serem fabricas de mel, as abelhas polinizam um terço da vida vegetal do planeta e aí está incluído praticamente todos os vegetais que comemos. Isso quer dizer que sem abelhas, o mundo entraria rapidamente num colapso alimentar de proporções cataclísmicas. As boas notícias é que já conseguiram a reprodução uma abelha resistente ao ácaro, mas infelizmente, essa nova especie de abelha carece de outras características desejáveis, como gentileza e a capacidade de armazenar mel. Você encontrará mais detalhes são explicados neste outro video abaixo:

Como você sabe, eu gosto muito de histórias estranhas e me lembrei agora de uma dessas, envolvendo abelhas.

O dia em que abelhas prestaram condolências

Mbell Os primeiros 21 dias da vida de uma abelha

Margaret Bell era uma apicultora, ou seja, ela criava abelhas. Margareth mantinha sua criação de abelhas em Leintwardine, cerca de 7 milhas de sua casa em Ludlow, Shropshire (Inglaterra). Um dia, em Junho de 1994, Margareth faleceu.

Logo após seu funeral, os parentes e amigos enlutados se espantaram ao ver centenas de abelhas se estabelecer na esquina da rua em frente à casa onde ela viveu por 26 anos. As abelhas ficaram ali, aglomeradas por uma hora antes de partir, zumbindo para o céu.

A imprensa local publicou uma fotografia das abelhas pendurados na parede em um cluster. Ninguém compreendeu aquele estranho comportamento das abelhas, e muitos acreditaram que elas tinham ido até o funeral para se despedir.

Artigos relacionados

1 comentário em “Os primeiros 21 dias da vida de uma abelha”

  1. Não é só o acaro não, a abelha mamangava, uma grandona preta, que aqui no Brasil poliniza maracujá e abobora moranga principalmente, está quase extinta, sabe por que? agrotoxicos! Tem agricultor que tá contratando gente pra polinizar maracujá porque a abelha sumiu da região!! Lavoura de maracujá perto de lavoura de tomate, é certeza de problema!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.