Os dez mais belos filmes de amor

Continuando a série de posts de dez mais, aqui está a minha contribuição falando sobre os dez mais belos filmes de amor de todos os tempos. Lógico que isso deve ser só uma minúscula fração dos filmes de amor que existem por aí, já que vi poucos devido a este não ser o meu tema favorito no cinema. Mas quem ousa alegar que nunca viu um filme de amor? A gente acaba vendo, seja porque passa na tv, seja porque nossa namorada insiste, seja porque no fundo no fundo, filmes de amor são mesmo legais.

1- Love Story (1970)

Love story é o mais típico filme de amor. Uma história bonita e trágica. Não sei se chega a ser comovente, pois vi há muito anos e já me esqueci. Mas a julgar pelo video abaixo, acho que Love Story merecia alguma atenção. A musica é classicaça, do Francis Lai. Foi tão marcante (ganhou o oscar de melhor trilha, além de 13 indicações) que tornou-se até uma piada tocar isso quando queremos insinuar um clima de paixão no ar.

2- Em algum lugar do passado (1980)

Eu sempre o vi como o Super homem. Acho que com todo mundo era assim, até que Christopher Reeve surge como um homem apaixonado, completamente obcecado por um retrato de mulher no “Em algum lugar do passado”. Um filme maravilhoso sobre vidas passadas, realidades paralelas e sobretudo amor. Tá aí uma história de amor fodaça do Richard Matheson, bem bolada pra dedéu, e muito criativa. Como já era de se esperar, a musica tema, composta e executada pelo mestre John Barry marcou.


3-Romeu e Julieta – (1968)

É de perder a conta de quantos diretores tentaram em vão retratar a história de William Shakespeare seja em teatro, tv ou cinema. Esta é a mais clássica obra de amor desde que os gregos pararam de escrever as suas tragédias. Na minha opinião de espectador nada se comparou a versão feita pelo cineasta italiano Franco Zefirelli de Romeu e Julieta. A obra abocanhou dois oscar, (melhor filme e melhor figurino) além de 13 outras indicações e mais treze outros prêmios. O filme não é pouca coisa não. Ele è considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos. Não sei se é para isso tudo mas confesso que quando vi eu fiquei meio apaixonadinho pela Olivia Hussey, que fez a Julieta. Sonhei com ela durante meses e tudo. Como era de se esperar, a musica marcou.

4- Ensina-me a viver (Harold and Maude 1971)
Os anos 70 trouxeram bons classicos do gênero romântico. Não obstante, Harold and Maude quebraram paradigmas e ficaram indelevelmente marcados na memória de todos os que assistiram, mostrando o amor de um jovem adolescente com problemas de relacionamento e uma senhora na casa dos 80 anos. Isso pra época foi uma puta quebra de tabu. Não sei não, pensando no aspecto do amor e tal, este pode ser o mais interessante filme do gênero que o cinema já produziu.

Este filme tem uma polêmica cena de beijo, que foi censurada em muitos países por pressão da opinião publica.

5-Quando Harry conheceu Sally (1989)
Este filme é um clássico da sessão da tarde. Me parece que Harry e Sally foi o precursor do gênero comédia romântica no cinema. Harry e Sally era um casal estranho que gradualmente se apaixona. Muito legal. A cena do filme que mais marcou foi a do orgasmo falso no restaurante:

O filme foi tão marcante que Meg Ryan acabou ficando “amaldiçoada” a fazer este gênero para toda a eternidade.

6-A lagoa azul (1980)
Brookie Shields estrelou esta obra que é um clássico do filme romântico adolescente da década de 80. Quem em sã consciência não queria estar perdido com esta jovem linda numa ilha da polinésia, descobrindo o amor? Muito bom. O filme teve até continuação, mas o bom mesmo era o original. A musica era do Basil Paledouris, o mesmo cara que fez a musica do Conan.
O filme causava frisson nos meus tempos de escola porque rolava umas cenas com nudismo leve.


7-Ghost (1990)

Patrick Shwayze fez um dos seus melhores papeis interpretando um homem que morre logo no início do filme. Agora um fantasma, ele encarna um espírito apaixonado pela mulher que deixou na Terra e com a ajuda de uma médium muito engraçada (Whoopi Goldberg, que levou o oscar pelo filme) ele corre atrás de desvendar os mistérios que cercam sua morte. Tá aí um bom romance, e um ótimo filme de fantasma. Ganhou dois prêmios Oscar. A musica Unchained Melody, ficou famosa, mas já era bem famosa antes do filme.

8-Titanic (1997)
Tá aí um marco do cinema. Efeitos de cair o queixo, uma história bem contada e amarrada, uma boa atriz e um bom ator e uma musica marcante, o resultado da combinação foi Titanic, que levou a bizarrice de 11 oscars! Esse é tão famoso que é difícil alguém que não tenha visto.


9- O curioso caso de Benjamin Button

Enquanto muitos poem ver este filme apenas como um filme sobre um cara que nasce velho, eu encontro uma clara história de amor que flerta com o surrealismo aqui.

10- O feitiço de Áquila
Durante o dia a bela Isabeau será um falcão, e à noite, é o capitão Etienne Navarre quem tomará a forma de um lobo. Assim como a Lua e o Sol é também o Feitiço de Áquila, condenados a viverem sempre juntos e eternamente separados. A trilha musica de Alan Parsons e Andrew Powel. Alan Parsons era o engenheiro de som do Pink Floyd.
Este é um filmaço. Acho que é o melhor filme da carreira do Hutger Hauer, melhor até que o Blade Runner.

BONUS: Verão de 42

Com uma musica tocante e igualmente marcante, este filme conseguiu reunir um cenario perfeito – uma praia isolada, um grupo de amigos na puberdade e uma mulher mais velha, deslumbrante, interpretada por Jennifer O´Neal. Imperdível.

 

Muitos bons filmes ficaram de fora, eu sei. É o caso de O ilusionista, E o vento levou, Casablanca, etc. Em breve farei outro post com mais dez filmes românticos inesquecíveis. Mandem sugestões.

Artigos relacionados

Comments

comments

45 comentários em “Os dez mais belos filmes de amor”

  1. gostei da lista, mas o meu top 10 de filmes de romance é esse:

    1. Casablanca.
    2. Uma mulher para dois.
    3. Sindicato de ladrões.
    4. Tempos modernos.
    5. A felicidade não se compra.
    6. Noivo neurótico, noiva nervosa.
    7. Em busca do ouro
    8. Levada da breca
    9. Uma aventura na África
    10. Bonnie e Clyde

  2. Cara até achei a lista interessante, ainda não entendo o 9º filme ter entrado nessa lista, poderia ter colocado Cidade dos Anjos e apenas uma observação sobre o comentário do filme Harry e Sally, na minha opinião o precursor de comédia romântica foi o Chaplin… =]

  3. Bem, para mim, nunca pode faltar 1-Casablanca , 2-…E o vento levou, 3-A um passo da eternidade (famosa da cena do beijo na praia), 4-Tarde Demais para Esquecer …

  4. Gostei da lista apesar de alguns filmes ainda não assisti. Como sugestão envio o nome dos filmes: Amor além da vida, Dio come te amo, As pontes de Madison e etc.

  5. Na minha lista entrariam também: Depois do Vendaval (John Wayne), El Cid e O Senhor da Guerra (ambos com Charlton Heston),Fenômeno (John Travolta) e Feitiço do Tempo (Bill Murry). :lol2:

  6. As Pontes de Madison é incrível deveria sem dúvida ter entrado,
    Diario de uma Paixão tbm é outro sensacional, Fatal com a Penélope Cruz tbm, histórias de amor n precisam ser melosas para serem boas as vezes o subtendido, o contraditório é mais intenso e valoroso em um filme… :$
    t+

  7. A lista tá otima, me fez sentir saudade de muitos filmes aí.
    mas acrescentaria o “eternamente jovem”, o ator principal é o Mel Gibson.

    mas tá de parabens.
    vlw, abraço.

  8. Então, não concordo muito com nenhum dos filmes, sério. Não acho Ghost naaada intenso :F, A Lagoa Azul menos ainda, nunca vi Titanic arrancar lágrimas de ninguém, enfim. Na minha opião existem melhores, tipo “Austrália”, “Um Amor Para Recordar”, “PS Eu Te Amo”, e sem dúvidas as frases de amor mais intensas e as declarações mais perfeitas estão em “Crepúsculo” e “Lua Nova”. Minha Opinião. Bjos :*

  9. Achei bacana a lista. O pessoal deu ótimas sujestões (nem todos, mas tem coisa boa aí no meio. E além dos q disseram, eu gostaria de dar outra sugestão: O Conde de Monte Cristo, ao invés de O Ilusionista, pq vamos combinar que mesmo q a história fosse uma traminha legal, o Edward Norton tá bem fraquinho…

    E eu gosto de Twilight, mas tá longe de entrar pra essa lista!

  10. Eu colocaria “Tristão e Isolda”, este filme contém uma das frases mais lindas sobre amor que já ouvi: “não sei se a morte é maior que a vida, mas sei que o amor é maior do que ambas”.

  11. Sua lista é boa… Mas faltou o clássico E o vento levou, A força do destino (música maravilhosa), Moulin Rouge, Eternamente jovem, Lisbela e o prisioneiro, Top Gun,

  12. Acho que não poderia ter deixado de lado: Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Antes do amanhecer; Antes do Pôr-do-sol; Encontros e Desencontros…Além do recente (500) Dias com ela, que já é um marco.

  13. Confesso que não sou fã de filmes desse gênero, mas “Ensina-me a viver” é maravilhoso! Um filme super lindo, super leve, sem muita “frescura”. Pra quem não conhece, eu recomendo!

  14. Pois é… eu disse que não era fã destes filmes… mas eu tb sou apaixonada por “O feitiço de Áquila”… e vi “Em algum lugar do passado”, thanks to Christopher Reeve, que estava maravilhoso no papel (se bem que ele era maravilhoso 100%)…

    • Cristopher Reeve era foda. Foi pena ele ter morrido. Tanto filho da puta do senado em Brasília pra morrer e a morte leva logo o Super Homem. Mundo injusto duma figa.

      •  cara, suas respostas como sempre nota dez. tava rindo de uma resposta sua um pouco acima, (risos), Philipe vc sabe repassar a resposta certa sempre. pelo menos é o que vejo. cara, sua família deve ser espetacular para vc ser assim. eu achei um barato aquela história da sua mãe ter ajudado naquele seu projeto escolar (que acabou virando um sucesso) onde ela se fantasiou de fred krueger. eu me espantei e ri ao mesmo tempo, Philipe. para ter uma mãe assim, claro que  faria sucesso de algum jeito na vida…! =)) Mas sem fugir do assunto, gosto de muitos filmes românticos, mas o que vem logo à minha lembrança é HOUVE UMA VEZ UM VERÃO (VERÃO DE 42). sem demerecer os outros citados, os quais já tive o prazer de ver quase todos.

  15. No fundo de minha inocência, eu cheguei a achar que era o único cueca a considerar “Em Algum Lugar do Passado” um dos filmes mais fodas eveeeeeer.

    Hehehe.

    É um filme sensacional.

    Tenho 22 anos apenas, vi pela primeira vez na SESSÃO CORUJA durante uma de minhas férias escolares e perdi a linha rs…

    Muito bom mesmo. No dia seguinte eu recomendei para diveeeersas pessoas esse filme.

    E assim como o comentário acima, “Um amor pra recordar” toca fundo lá no peito.

    Abcs

  16. gente fala serio que que tem de lindo em um amor para recoradar? ele e horrivel!! se a menina nao tivesse morrido ai sim talvez ficasse bonito.
    antes que termine o dia, uma linda mulher, o guarda costas, paixao de aluguel e dizem por ai. todos lindos

  17. Gente como deixar a saga CREPÚSCULO de fora… Pra mim depois de “Antes que o dia temine”, esta série (Crepúsculo; lua nova; eclípse e agora mais que lindo e assistido no mundo inteiro, AMANHECER), estão sendo os melhores filmes de romance.
    Muitas frases de amor lindíssimas, sem contar com a linda história de amor entre Eduard,  Bella e Jacob.
    Gente esta sim é uma história de amor + que d+++.
    E que venha AMANHECER 02, estou na expectativa…

  18. Fonte da Vida.
    _
    _
    _

    Drácula de Bram Stoker: Keanu Reeves é preso em um castelo com Monica Belluci e outras duas “do mesmo naipe”, peladas, em um castelo, e foge para voltar para Wyona Rider. Isso é amor!

  19. Por favor. alguem assistiu um filme sobre uma mulher com filhos pequenos… ela descobre que tem cancer e sabe que vai morrer e deixa carta para os filhos e para o marido encorajando-o a refazer a sua vida depois da morte dela…é um lindo filme…o nome parece que tem aguma coisa de AMOR…eu adoraria ver de novo…alguem sabe?

  20. em ingles chama…who will love my children…em portugues esta como…minha vida por meus filhos e de 1983.mas e bem dificil de achar online.Vou procurar porque tbem quero ver,lembro que assisti ha uns 15 anos atraz e e bem lindo.se achar o link eu te passo.bjs

  21. Ieda Iglesias … não é esse filme…. embora este tb parece ser muito bom…vou tentar achar pra ver….. obrigada pela boa vontade de me ajudar….O filme que eu vi. era uma nhovem mulher, e tinha dois ou tres filhos,,,mas acho que 2 só…é uma historia muito linda…queria muito ver de novo..

  22. oi vc lembra qual é aquele filme de comedia de adolescente dos anos 80 em que a menina gosta do amigo e o amigo gosta de outra e termina com ele mergulhando no mar atras do navio q ela estava indo embora. ela é moreninha…..

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.